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Projetos

Os chineses fizeram um ônibus que anda por cima do trânsito – e ele funciona de verdade

Quando se fala em aproveitamento de espaço nas ruas, fica difícil não lembrar da China — é natural que o país mais populoso do mundo, com seus quase 1,4 bilhão de habitantes, seja um celeiro de ideias para solucionar a questão da mobilidade urbana. A mais nova deles é o TEB — “Transit Elevated Bus”. É exatamente o que o nome diz: um ônibus que se eleva sobre o trânsito e permite que os carros passem por baixo dele. Dependendo da maneira como se encare, pode ser uma ideia genial ou incrivelmente estúpida.

A ideia surgiu em 2010, e foi proposta por uma companhia da cidade de Guangzhou, a Shenzen Hashi Future Parking Equipment Company como um meio de transporte alternativo para reduzir os congestionamentos dos grandes centros.

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O princípio é, aparentemente, simples: o “ônibus elevado”, na verdade, está mais para um trem ou metrô, com vagões articulados movidos a eletricidade correndo sobre trilhos. A diferença é que, em vez de circular em túneis subterrâneos, o trem é o próprio túnel — os carros passam por baixo dos vagões, que levam as pessoas na parte de cima. O site China Hush explicou melhor o conceito na época:

O ônibus parece um metrô ou trem elétrico que passa por cima das ruas. Ele tem algo entre quatro e 4,5 metros de altura e dois níveis: os passageiros embarcam no andar de cima enquanto outros veículos com menos de dois metros de altura passam por baixo. Movido a eletricidade e energia solar, o ônibus chega aos 60 km/h e pode carregar algo entre 1.200 e 1.400 passageiros sem bloquear o caminho dos outros veículos. Além disso, o valor necessário para construir o ônibus e 40 km de trilhos fica em 10% do necessário para um metrô equivalente. Acredita-se que o ônibus possa reduzir os congestionamentos em 20-30%.

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Até agora, apenas renderizações digitais e maquetes em escala haviam sido feitas, mas ninguém achou que os chineses chegariam mesmo a construir uma versão funcional  para testes no mundo real. Bem, isto aconteceu — ontem (2), TEB começou a ser testado nas ruas de Qinhuangdao, no nordeste da China.

O veículo é uma versão mais compacta do TEB, com 22 metros de comprimeito, 4,8 metros de altura e 7,8 metros de largura, e capacidade para levar 300 pessoas. De acordo com a companhia criada para construir o TEB, a TEBtech, os primeiros testes foram realizados em um percurso de apenas 300 metros, e serviram para avaliar os freios, o consumo de energia e o arrasto aerodinâmico do ônibus.

De acordo com o site de notícias Shangaiist, a imprensa local questionou qual seria a utilidade dos testes em um trajeto tão curto, mas não fica claro se obtiveram respostas. Olha só o TEB em ação:

Dito isto, aparentemente tudo correu bem — talvez porque os testes tenham sido feitos em um ambiente controlado. Mas o que aconteceria em uma situação real de risco, como um acidente no caminho dos trilhos?

De acordo com a simulação animada abaixo, um sistema de frenagem de emergência daria conta de parar o TEB antes do local da colisão, um sistema de rampas seria usado para evacuar os passageiros e um sistema de sinalização embutido no ônibus serviria para bloquear o vão por onde passam os carros. Na teoria, tudo daria certo — mas e na prática?

Além disso, há diversos outros riscos envolvidos. Por exemplo, o fato de o TEB ser essencialmente um túnel que se move — um mínimo descuido bastaria para que um carro batesse em uma de suas paredes. Isto sem falar na possibilidade de veículos mais altos tentarem passar por baixo do ônibus — ou estarem no seu caminho quando ele estiver passando em alta velocidade.

Divagando, imaginamos que o mínimo necessário para algo como o TEB funcionar no mundo real seriam alterações na infraestrutura das cidades (sinalização, barreiras de proteção e vias exclusivas para carros, por exemplo) e uma reeducação nos motoristas, para que eles se acostumem com a ideia de um túnel móvel no meio da cidade. Ainda assim, nos parece algo meio utópico, por mais interessante que seja.