uma das coisas mais legais sobre a porsche e como o pessoal la de stuttgart faz questao de preservar e valorizar o seu legado seja das pistas ou das ruas exemplo disto e o canal da fabricante no youtube que sempre traz videos que mostram em detalhes os classicos da marca e as vezes ate revelam alguns segredos como um 911 classico de entre eixos longo ou uma previa da decada de 1990 do que viria a ser o panamera as maiores preciosidades da historia da porsche ficam em um deposito secreto um galpao localizado a uns dez minutos de caminhada do museu da fabricante em stuttgart sem nenhum tipo de indicaçao na fachada poucas pessoas tem permissao para entrar la dentro e e de la que a propria porsche responde quais sao os cinco modelos mais raros da marca ao assistir o video que a porsche fez para mostrar quais sao estes cinco carros fica dificil nao lembrar de um game do fim dos anos 1990 letras grandes e coloridas na tela e uma cara bem entusiasmado narrando tudo enquanto os carros sao filmados em detalhes todos limpos e impecaveis em um cenario bem iluminado e cheio de outros carros [youtube id= hx4prlt21f0 width= 620 height= 350 ] e quase como uma versao live action de need for speed porsche unleashed video acima o quinto titulo da franquia lançado em 2000 que so trazia carros da porsche e presenteava os jogadores com dezenas de informaçoes sobre os carros e entao quais sao as cinco raridades da casa do nine eleven acelere conosco e na sequencia confira o video oficial da porsche porsche 911 turbo s leichtbau nos falamos deste aqui recentemente lançado no fim de 1992 o 911 turbo s leichtbau foi o canto do cisne da geraçao 964 com base no 911 turbo ele tinha 381 cv 61 cv a mais com cambio manual de cinco marchas era o suficiente para chegar aos 100 km/h em 4 7 segundos [gallery columns= 4 link= file ids= 136858 136857 136860 136859 ] leichtbau significa leve e por isso em nome da reduçao de peso o carro perdeu quase todo o isolamento acustico e nao tinha recursos como vidros e travas eletricos bancos com regulagem de altura e ar condicionado tambem nao havia banco traseiro e a carroceria trazia paineis de fibra de carbono e fibra de vidro as janelas tambem eram mais finas tudo isso original de fabrica [youtube id= en2rbw2wmwi width= 620 height= 350 ] o resultado foi um carro de 1 290 kg 180 kg a menos que o 911 turbo comum foram feitos apenas 86 exemplares e um deles esteve a venda nao faz muito tempo porsche 924 carrera gts o porsche 924 carrera gts e uma versao apimentada lançada em 1981 do primeiro carro com motor arrefecido a agua e na dianteira da marca o 924 foi desenvolvido em parceria com a volkswagen mas a gigante alema deixou o projeto pois havia acabado de lançar o fastback scirocco com base no golf mk1 e julgava desnecessario ter dois esportivos em sua linha isto nao abalou a porsche que apostou no 924 e ate o transformou em um especial de homologaçao para corridas de turismo o 924 carrera gts tinha como base o 924 turbo e o quatro cilindros de dois litros ia de 172 cv para 245 cv isto na versao de rua porque no carro de corrida a potencia beirava os 300 cv o 924 carrera gts nao tinha banco traseiro mas tinha uma gaiola de proteçao completa nao tinha radio mas tinha bancos de competiçao nao era vendido em outras cores apenas em vermelho mas e dai cinquenta unidades foram feitas o que faz do carrera gts um dos porsche mais raros de todos pois o carrera gtr e ainda mais raro com 17 unidades mas nao esta no video porsche 911 gt1 para muita gente este e o ultimate 911 ainda que de 911 ele so tenha o para brisa e parte da estrutura dianteira todo o resto era feito para as pistas e esta era a beleza da categoria gt1 que foi a principal das 24 horas de le mans na virada da decada de 2000 [gallery link= file columns= 4 ids= 136846 136847 136848 136849 ] o regulamento da prova considerava que qualquer carro que tivesse mais de 25 unidades produzidas era produzido em serie o que viabilizava estes hibridos de prototipo com carro de turismo no total 21 exemplares do 911 gt1 strassenversion modelo de homologaçao foram feitas em 1996 mas mesmo assim o carro foi aprovado para correr [youtube id= o5xi9 tlzxw width= 620 height= 350 ] o barato do 911 gt1 e ter o que e na pratica um porsche 962 sim a lenda dos anos 1980 com componentes de suspensao mais modernos um flat six biturbo de 3 2 litros e 550 cv e visual de superesportivo e tambem o fato de ele ter sido o ultimo porsche a vencer as 24 horas de le mans ate 2015 quando os alemaes voltaram a le mans para ficar porsche 911 sc/rs o porsche 911 ja competiu no grupo b de rali se voce nao sabia agora sabe nesta reportagem aqui contamos a historia completa mas aqui segue o resumo da opera em 1984 a fabricante construiu 20 exemplares do 911 sc/rs pra fins de homologaçao e seis delas foram enviadas para a prodrive no reino unido para serem transformados em carros de rali a prodrive anos mais tarde passaria a cuidar da equipe de rali da subaru parece que eles curtem um bom boxer fotos total911 com as cores da equipe rothmans porsche o 911 sc/rs disputou o wrc de 1984 a 1986 e seu melhor resultado foi um terceiro lugar no tour de corse na frança pode nao ter sido um desempenho brilhante mas o sc/rs era um carro e tanto de todo jeito [youtube id= pedqaowz6hc width= 620 height= 350 ] o motor era um flat six naturalmente aspirado de tres litros que na versao de rua chegava aos 290 cv o bastante para chegar aos 100 km/h em 4 9 segundos o interior tinha os bancos de competiçao do porsche 935 que tambem cedia alguns componentes de suspensao os vidros mais finos e o para choque de kevlar tornavam o carro mais leve com apenas 980 kg apenas 20 exemplares forma fabricados porsche 356 america roadster de acordo com a propria porsche este e seu carro de rua mais raro o 356 america roadster foi proposto a porsche por max hoffman o mesmo cara que sugeriu o 300sl gullwing a mercedes benz para conquistar o mercado norte americano de esportivos a ideia era oferecer um carro leve e agil mas ao mesmo tempo atraente e robusto para uso nas ruas e eventuais eventos de pista no fim de semana a ideia era produzir 20 exemplares do carro mas apenas 16 foram feitas originalmente sem maçanetas externas menos acabamentos cromados e um para brisa bipartido removivel que transformava o 365 america roadster em uma especie de barchetta ele tinha um flat four de 1 5 litro e so 70 cv mas aqueles eram outros tempos e nunca e demais lembrar que ele pesava algo proximo a 600 kg [youtube id= k352wzkbcpy width= 620 height= 350 ] a grande maioria dos carros foi preparada para competiçoes e alguns foram caracterizados como exemplares mais civis para uso nas ruas e seu visual serviu de inspiraçao para que a porsche criasse o 356 speedster que era semelhante ao america roadster mas tinha carroceria de aço em vez de aluminio e para brisa fixo
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