Muitos entusiastas sonham em comprar um carro antigo para chamar de seu. Na hora de escolher um, é natural que as primeiras opções sejam de clássicos brasileiros. Existem opções acessíveis e mais caras; raridades ou carros comuns, porém estilosos e consagrados, todas com seu próprio apelo. Sabendo disso, demos uma vasculhada no GT40 e separamos alguns carros dos anos 60 e 70, fabricados no Brasil, que podem ficar muito bem na sua garagem.
Como de costume, é importante reforçar que esta é uma situação diferente das listas de anúncios de pessoa física, que seguem uma ordem cronológica: escolhemos a dedo os carros desta lista, e todos são interessantes em nossa opinião – há uma razão por trás de cada escolha. No caso desta lista em específico, demos prioridade a carros originais ou com poucas modificações, e que estão em bom estado de conservação.
Entendido? Então, bora lá!
Começando, temos este Volkswagen TL 1973, equipado com motor flat-4 de 1,6 litro e 65 cv. De acordo com a descrição do anúncio o carro “muito inteiro e todo original”, e já recebeu a placa preta. Pode ser uma proposta interessante, especialmente se o carro for mesmo um sobrevivente, jamais restaurado. Vale lembrar que, no caso do TL (assim como a Brasilia, a Variant, o VW 1600 e a Variant II), o motor não é exatamente igual ao do Fusca pois não tem a “capela” vertical que auxilia na refrigeração – a mesma é plana, permitido que exista um pequeno porta-malas adicional sobre o motor. [highlight color=”eg. yellow, black”]Clique para ver o anúncio.[/highlight]
Por mais que as fotos esteja escuras, a ideia de um Alfa Romeo 2300 por um preço acessível atrai. O sedã de luxo foi um dos carros mais modernos à venda no Brasil em seu tempo (no caso deste exemplar, 1978), equipado com um quatro-cilindros de 2,3 litros com comando duplo no cabeçote e 140 cv. Era o bastante para ir de zero a 100 km/h em 12 segundos, marca excelente para a época. O anunciante limita-se a dizer que o carro é original. Se quiser saber mais, [highlight color=”eg. yellow, black”]clique para ver o anúncio.[/highlight]
Este Chevrolet Opala quatro-cilindros 1977, modelo 1978, tem na rara cor Azul Danúbio, um tom metálico suave, um dos atrativos. O carro teve a pintura e a mecânica restaurados recentemente, enquanto o interior, de acordo com o proprietário, apresenta algum desgaste mas é quase todo original, com exceção do volante. O dono também afirma que o Opala está muito bom em termos de estrutura. [highlight color=”eg. yellow, black”]Clique para ver o anúncio.[/highlight]
Outro clássico com placa preta na medida para curtir, ao que tudo indica: este Fiat 147, segundo o anunciante, é um carro muito bem conservado, apresentando apenas algumas marcas do tempo na pintura, carroceria e acabamentos. O proprietário destaca a placa preta e também o bom funcionamento do motor, câmbio, freios, elétrica e suspensão. [highlight color=”eg. yellow, black”]Clique para ver o anúncio.[/highlight]
Outro carro que merece sua atenção é este Passat LS 1.5: nunca restaurado e, pelas fotos, extremamente bem preservado. O proprietário diz que pintura, interior e mecânica são originais e estão em muito bom estado de conservação e funcionamento. A quilometragem marcada no hodômetro é de 185.000 km. [highlight color=”eg. yellow, black”]Clique para ver o anúncio.[/highlight]
Por mais que o anúncio não deixe claro se o carro é original ou restaurado, há poucas modificações estéticas neste Ford Galaxie 500 1971 – apenas um jogo de rodas aftermarket calçadas com pneus Mickey Thompson e faróis de xenônio. O motor V8 de 4,8 litros parece não ter sido modificado, e o preço é convidativo. [highlight color=”eg. yellow, black”]Clique para ver o anúncio.[/highlight]
Este Dodge Dart SE, raro exemplar da versão esportiva de “baixo custo”, é original de plaqueta e todo restaurado, com direito aos cobiçados bancos com revestimento xadrez. O motor é o mesmo V8 318 (5,2 litros) das outras versões, e segundo o proprietário toda a documentação está em ordem. [highlight color=”eg. yellow, black”]Clique para ver o anúncio.[/highlight]
Está a fim de comprar um clássico de tração traseira só para curtir? Este Chevette tubarão 1976 pode ser uma boa pedida. O dono diz que o índice de originalidade é alto, incluindo pintura e revestimentos internos, e que o motor foi refeito por completo em 1995, rodando cerca de 20.000 km desde então. Ele diz também que falta pouco para que o carro fique apto para receber a placa preta – apenas corrigir alguns detalhes na pintura e no acabamento. Clique para ver o anúncio.
Este carro é o mais perto que se pode chegar de um GT Malzoni/Pum DKW zero-quilômetro: segundo seu dono, trata-se de um recriação feita com fibra de vidro sobre os moldes originais. Trata-se de uma réplica que usa como base um DKW Fissore 1964, incluindo chassi, motor e diversos itens de acabamento, além do motor três-cilindros dois-tempos de 981 cm³. [highlight color=”eg. yellow, black”]Clique para ver o anúncio.[/highlight]
Fundada nos anos 80, a Baby é uma das mais tradicionais fabricantes de buggies do Brasil, conterrânea e contemporânea da mais conhecida Bugre. Este exemplar, de acordo com seu proprietário, está bem conservado, com pintura, estofamento e mecânica em bom estado. O motor é um flat-4 1600 Volkswagen. [highlight color=”eg. yellow, black”]Clique para ver o anúncio.[/highlight]
Por fim, temos um raro Chevrolet Chevette GP 1978, último ano da versão esportiva, com teto preto, retrovisores aerodinâmicos e estofamento em curvim preto. De acordo com o dono, o carro está bem cuidado e é bastante original. Além disso, diz também que a mecânica é nova e está revisada. [highlight color=”eg. yellow, black”]Clique para ver o anúncio.[/highlight]