para muitos entusiastas parte inseparavel da experiencia de ter um carro e modifica lo a seu gosto e nao por acaso que existe uma infinidade de empresas especializadas em transformar os projetos esteticos de seus clientes em realidade ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] a bulgara vilner e uma destas empresas a empresa foi fundada em 1996 por atanas vilner que ainda e o ceo ele tem uma equipe pequena de apenas nove funcionarios responsavel por toda a execuçao de cada projeto embora a vilner ofereça modificaçoes padronizadas para diferentes modelos e possivel encomendar um projeto totalmente personalizado escolher os materiais cores e equipamentos a seu gosto sem imitar ninguem e com a garantia de jamais ver outro carro identico as possibilidades sao imensas e a vilner nao faz distinçao entre carros novos e antigos todos eles podem ser customizados de acordo com a vontade do proprietario e e ai que mora o perigo embora alguns carros tenham ideias interessantes e executadas com bom gosto outras se aproximam perigosamente do kitsch ate da para compreender certa decisoes estilisticas de gosto meio duvidoso a maioria dos projetos e feita sob medida e a vilner se presta a atender todos os pedidos da melhor forma possivel sem interferir no gosto de cada cliente o que de certa forma tambem e uma qualidade nossos trabalhos favoritos da vilner sao aqueles que como dissemos mais acima pegam carros antigos e os atualizam sem comprometer as linha gerais originais e apenas valem se de tecnicas materiais e equipamentos modernos para traze los ao seculo 21 e nao faltam exemplos o mais recente deles foi nada menos que o trabant sim o carro popular da alemanha oriental que foi fabricado entre 1957 e 1991 e e considerado um simbolo da reunificaçao alema aquele com carroceria de duroplast uma especie de plastico reforçado com algodao e la e motor dois tempos conhecido por ser um dos piores carros do mundo [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 236942 236943 ] como tal o trabant nunca foi um sinonimo de luxo e conforto mas o dono de um trabi 1 1 um dos ultimos exemplares equipado com o motor 1 1 do vw polo contemporaneo queria algo mais aconchegante e estiloso o que a vilner fez foi revestir os bancos e portas com couro creme e tecido tartan azul com um cuidado aos detalhes que para muita gente jamais precisaria ser investido em um trabant o painel tambem foi forrado com couro preto mas a face usa o mesmo xadrez azul que os bancos assim como o forro do teto a vilner nao costuma divulgar as minucias de seus projetos feitos sob encomenda e prefere deixar as fotos falarem por si mas podemos ver tambem um volante momo; um radio retro com conexao bluetooh; e instrumentos com o visual original porem restaurados o carro tambem traz algumas modificaçoes do lado de fora como farois de led e um padrao xadrez meio grunge no teto e nas rodas nao e um estilo para todos o interior tem apelo mais universal esta disparidade nos parece meio constante com a vilner como mostra este outro projeto um datsun 280z restomod que usa e abusa da tematica azul e marrom/bronze a carroceria foi pintada de azul fosco acetinado com detalhes em bronze alem de perder os para choques o nosso foco de todo modo e o interior [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 236948 236947 ] a formula se manteve o lado de dentro recebeu novos revestimentos e elementos esteticos mas as belas formas originais do painel dos revestimentos de porta e dos bancos foi mantida no entanto quase todas as superficies foram forradas com couro marrom de aspecto envelhecido com um caprichado padrao matelasse nos bancos e portas alem de costuras e canaletas azuis combinando com o carpete escolheriamos outras cores talvez mas a execuçao e impecavel agora nem so de combinaçoes de cores meio duvidosas sao feitos os projetos da vilner o bmw m3 evo by vilner por exemplo vale se do classico preto e vermelho na cabine ainda que quase tudo seja preto com exceçao dos cintos de segurança e detalhes do revestimento xadrez das portas que sao vermelhos o interior do m3 e30 foi customizado de forma bastante elegante com bancos sparco do tipo concha volante com tres raios de metal perfurados e revestimento de couro e um console central feito sob medida com um recorte na base e uma placa de metal pintada de preto com a assinatura da vilner parte da placa e perfurada e aparentemente sua unica funçao e decorativa diferentemente dos apoios para os pes que trazem o mesmo material e acabamento [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 211677 211669 211657 211663 ] a melhor parte porem e que as demais modificaçoes do m3 tambem sao interessantissimas o exterior recebeu uma pintura exclusiva em vermelho imola red ii tonalidade bastante fechada que foi oferecida pela bmw na geraçao atual do m3/m4 a f80; para choque dianteiro de fibra de carbono e rodas bbs rk de 18 polegadas ja o motor veio do m3 e46 o s50b32 seis em linha de 3 2 litros com 321 cv a 7 400 rpm e 37 7 mkgf de torque a vilner instalou tambem tambem a caixa de cinco marchas do m3 e36 e uma pena que nem todos os projetos sigam esta mesma linha alguns misturam erros e acertos como este mercedes benz 250ce o exterior quase nao foi modificado o que e interessante e o lado de dentro ganhou um novo revestimento de couro azul que transborda a estetica da decada de 1970 mas o interior peca nos detalhes ha elementos modernos demais como as luzes de neon azul e as telas de acrilico perfurado para os alto falantes que entram em conflito com a madeira falsa totalmente setentista e o resultado sofre com a falta de harmonia [gallery type= grid link= file size= medium ids= 236953 236952 236951 ] por outro lado ha releituras completas que sao interessantes uma delas e este jeep wrangler batizado hunting unlimited a carroceria recebeu um ousado acabamento de patina uma oxidaçao superficial que nao compromete a composiçao das chapas de metal que caiu bem as linhas do jipe alem disso a suspensao foi elevada e foram instalados quebra mato e pneus off road ja o interior do wrangler conhecido por sua relativa simplicidade ganhou acabamento em couro com diferentes texturas sempre em marrom com detalhes que remetiam a vida selvagem uma rollcage integral e um conjunto de bolsas de couro no porta malas nao e o tipo de customizaçao obvia mas foi um risco que valeu a pena ficou interessante [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 236962 236966 ] em compensaçao este porsche 911 turbo 991 e o extremo oposto alem de ser um esportivo para o asfalto ele recebeu modificaçoes bastante simples detalhes de fibra de carbono azul nas soleiras e para choques cintos de segurança azuis e uma asa traseira de fibra de carbono na tonalidade natural e preciso prestar mais atençao para identificar as mudanças e neste caso isto e positivo [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 236969 236967 ] ha algumas viagens claro como o mitsubishi allroads ronin trata se um lancer com customizaçao de fora de estrada incluindo quebra mato luzes auxiliares e pneus lameiros visivel inspiraçao nos carros de rali e interior com referencias aos samurais com um padrao japones medieval no teto e imitaçao de madeira no painel [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 236972 236971 236970 236973 ] dentre as releituras completas da vilner porem sempre vamos lembrar do serie 7 de terceira geraçao que mostramos em 2014 ele e um otimo exemplo de como uma boa ideia pode ficar ainda melhor nas maos da vilner por fora ele ganhou rodas maiores com acabamento em preto brilhante farois e lanternas escurecidos e novas luzes de neblina so por dentro o tratamento da vilner incluiu novas forraçoes em couro preto e cinza teto de alcantara detalhes em preto brilhante e bancos com estofamento refeito e mais envolventes tudo realizado de maneira impecavel e profissional — voce nao ve uma costura fora do lugar nenhum elemento datado e nada de exagero o 750i parece ter saido da fabrica desse jeito e nem o volante atual fica deslocado uma modernizaçao classica definitivamente a vilner e um caso dificil de analisar com seus altos e baixos e voce o que acha do trabalho deles
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.