voce provavelmente ja reparou que muitos carros tem caras o desenho da dianteira com farois grade para choque e linha do capo nao raro forma uma imagem que nos traz a mente um rosto uma expressao facial com a qual podemos nos identificar ou nao claro esta caracteristica nao e uma regra e nem esta presente em todos os carros mas e comum o bastante para procurarmos rostos em todo carro mesmo os que a primeira vista nao parecem ter rostos estamos acostumados [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] o fusca tinha um sorrisinho simpatico formado pelos farois e pela linha do capo ou pelos farois e para choque dianteiro dependendo de como voce olhe o mazda mx 5 miata de primeira geraçao tinha um sorrisao escancarado quando os farois escamoteaveis se revelavam miata um carro empolgadaço para passear d certos carros dos anos 90 com suas linhas arredondadas e enormes entradas de ar parecem bagres o ford fiesta mk4 e conhecido como tristonho ou gatinho dependendo do formato dos farois nem sempre o rosto e completo as vezes so vemos os olhos mas quase sempre ele esta la mas e fato que a orientaçao da grade no para choque amplifica a impressao por que vemos rostos nos carros austin healey sprite o carro mais feliz do mundo a presença de um rosto nos carros tem tanto a ver com a percepçao humana quanto com o proprio design dos carros voce ja deve ter visto aquelas coletaneas de imagens de objetos com rostos e formas que lembram pessoas ou animais como radares de transito rochas construçoes tomadas xicaras de cafe e muitas outras coisas pessoas que enxergam jesus em torradas ou manchas na parede pintores que escondem rostos em diversas cenas carros que parecem felizes zangados ou surpresos tudo pode ser explicado pela pareidolia jaguar d type um peixinho curioso aparentemente quando o ser humano ainda vivia no mundo selvagem e precisava garantir sua sobrevivencia se defendendo de predadores ser capaz de enxergar e identificar o padrao de um rosto fosse ele animal ou humano podia ser a diferença entre voltar para casa depois da caçada ou se tornar a caça ou seja entre nossos ancestrais levavam vantagem aqueles que viam os rostos dos predadores e inimigos primeiro confession time a cara de cao rabugento dos novos bmw ate que me apetece estas pessoas sobreviveram e seus descendentes nos herdaram esta capacidade so que em vez de enxergar rostos para sobreviver usamos esta capacidade basicamente para achar graça em cabides de parede e ir com a cara ou nao dos carros o dodge charger e que nao vai com a sua cara ele e um dos carros que nao tem um rosto completo mas apenas os olhos ja dao conta do recado so que isto esta mudando [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] eyes without a face como ja dissemos a cara de um carro nem sempre esta na cara as evoluçoes tecnicas na industria automotiva vem mudando as feiçoes dos automoveis ha decadas os primeiros automoveis da virada do seculo 20 tinham farois destacados da carroceria ao lado da grade do radiador e havia farois de querosene que pareciam pequenos lampioes redondos por isso muitos carros daquela epoca parecem senhores sisudos de bigode e oculos um exemplo classico e o modelo t da ford o saab ursaab e o darth vader com os oculos do john lennon foi assim por decadas boa parte dos carros dos anos 30 e ate 40 ainda tinha cara de calhambeque com para lamas salientes e farois redondos destacados em pods individuais depois os farois migraram para os para lamas indo parar ao lado da grade nos anos 60 a maioria deles era circular mas nos anos 70 especialmente nos eua os farois começaram a ficar quadrados e retangulares formato obrigatorio nos carros americanos por varios anos os farois sao os olhos dos carros e sem duvida o elemento mais marcante na dianteira os anos continuaram passando e os farois foram evoluindo nos anos 80 farois escamoteaveis eram a moda nos anos 90 alguns carros começaram abandonar as lentes de vidro adotando lentes de plastico mais leves mais baratas e mais faceis de moldar em diferentes formatos com o tempo as lentes perderam a textura e passaram a ser lisas abrindo espaço para que os designers automotivos começassem a brincar com os elementos internos dos farois criando formas e desenhos atras das lentes projetores leds lasers cada vez mais eficientes luminosos e menores eliminaram a necessidade de superficies refletivas o foco no formato dos farois para definir a cara de um carro começou a ganhar importancia começaram a surgir mais olhares caracteristicos que nao eram necessariamente rostos completos [youtube id= hgxusgx_ega width= 620 height= 350 ] isto levou alguns designers mais ousados a ousar em suas escolhas esteticas veja o mitico tvr tuscan speed six por exemplo o cupe britanico com motor seis em linha de quatro litros e 360 cv era um carro de receita tradicional com dois lugares cambio manual e traçao traseira esteticamente porem sua carroceria de fibra de vidro tinha cara de carro conceito na dianteira os farois se resumiam a projetores empilhados verticalmente tres de cada lado a grade do radiador era na verdade um monte de furos no para choque e este era totalmente integrado a carroceria nao ha um rosto ali talvez os olhos de um inseto mas o tvr speed six era um carro de nicho o visual do carro certamente influenciava quando a escolha era um tvr fosse para o mal ou para o bem mas seu verdadeiro apelo eram o desempenho e a receita old school de seu conjunto mecanico havia quem fizesse questao de que o carro fosse totalmente distinto de qualquer outra coisa que rodasse nas ruas e havia quem achasse feio mas nao ligasse nao era preciso agradar ao grande publico o tuscan speed six deixou de ser fabricado em 2006 e foi so um exemplo tres anos depois em 2009 foi anunciado o cara que me deu a ideia de escrever este post o crossover sem rosto em 2009 no salao de genebra a nissan apresentou o conceito qazana um crossover compacto com para lamas volumosos entre eixos curto e um curioso arranjo de farois eram dois pares um deles de farois menores com formato de laminas localizados bem no alto do capo o segundo par ficava mais perto do para choque com dois farois maiores redondos mas qual par de farois era os olhos o qazana começou a ser produzido em 2010 foi lançado em junho daquele ano no japao e em setembro na europa agora ele se chamava nissan juke e nao foram poucos os que fizeram piada com ele alem de nao ter um rosto definido ele tinha proporçoes esquisitas com rodas enormes uma area envidraçada pequena e laterais musculosas parecia a caricatura de um carro ou um hot wheels e caramba ele nao tinha olhos a nissan ate tentou deixa lo atraente para os entusiastas colocando nele o v6 biturbo de 545 cv e o sistema de traçao integral eletronico do nissan gt r mas o juke r continuava feio aos olhos do publico so que o jogo vira as coisas mudam e atitudes que sao ridicularizadas hoje podem se tornar as tendencias de amanha e veja so foi o que aconteceu com o visual sem rosto e sem olhos do juke em 2013 a citroen apresentou sua minivan baseada no c4 de segunda geraçao o hatch lançado em 2010 tinha olhos mas a minivan veja so dividiu os farois em dois como no juke em 2014 foi a vez do crossover compacto c4 cactus que seguia o mesmo estilo na dianteira e ainda ousou ao colocar paineis de borracha coloridos nas laterais ambos causaram estranhamento por causa dos farois bipartidos e pela falta de uma expressao que pudesse ser humanizada no caso do c4 cactus as proporçoes sao mais agradaveis que as do juke para a maioria das pessoas mas veja como os farois inferiores sequer sao circulares outros citroen seguem a tendencia atualmente o c3 aircross 2016 e a terceira geraçao da versao hatch lançada no ano passado adotaram a mesma identidade visual perdendo os olhos e ficando menos humanos quer mais o atual jeep cherokee lançado em junho de 2013 e completamente diferente do anterior que tinha os farois retangulares como os cherokee dos anos 1980 e 1990 em vez disso ele adotou uma dianteira minimalista com uma grade que avançava sobre o capo e quatro farois minusculos sem qualquer semelhança com um rosto o hyundai kona lançado em junho de 2017 pode ser considerado o mais novo representante desta tendencia os farois superiores sao separados dos principais e ainda podem ser percebidos como os olhos do carro voce percebeu algo em comum entre quase todos estes exemplos sim todos eles sao crossovers e suvs compactos nao e preciso procurar muito para encontrar materias na internet falando sobre como os crossovers/suvs menores vieram para matar de uma vez so peruas e sedas de acordo com sites de consultoria automotiva americanos como o edmunds com por mais que as vendas gerais da industria automotiva tenham caido 2 1% nos seis primeiro meses de 2017 os crossovers ganharam 1 4% de participaçao no mercado dos estados unidos chegando a 12 8% ja os automoveis de passeio cairam 2 2% chegando a 10 9% de participaçao pode ser provavelmente e coincidencia o fato de esta mudança fundamental no design automotivo estar acontecendo justamente no segmento que mais cresce atualmente estamos vendo esta mudança acontecer em tempo real o que e interessante do ponto de vista puramente analitico mas a coisa pode ser muito mais chocante se voce encarar com um pouco mais de drama so pela diversao quem e chegado em uma teoria da conspiraçao vai entrar nessa comigo somos extremamente apegados ao modo como os carros eram quando começamos a gostar deles eles eram mais humanos e nao apenas porque tinham rostos mais parecidos com os nossos tinhamos o sorriso do fusca a cara de mau do dodge charger e por mais que os rostos tenham se transformado em olhares ainda tinhamos certeza que seria assim por muito tempo ainda a onda dos carros retro do meio da decada passada esta ai para provar o chevrolet camaro de quinta geraçao tinha farois redondos atras das lentes de acrilico e era uma homenagem clara ao classico dos anos 60 a atual geraçao e bem menos retro tem farois zangados que parecem muito menos com olhos e nao ficaria surpreso se a geraçao seguinte for a cara de um transformer entao talvez a onda de crossovers transformers sem rostos humanos ou animais com muito mais cara de gadget do que de carro sejam a forma que a industria automotiva encontrou de tirar do nosso proprio rosto os oculos da nostalgia que nos fazem enxergar os carros de antigamente como muito mais legais e humanos do que os que temos hoje em dia talvez eles queiram que a gente aceite porque assim a mudança vai doer menos os carros do amanha serao autonomos nao poluentes silenciosos e feitos para nos transportar apenas carros frios sem emoçoes e por isso nao terao mais rostos caras ou olhares gadgets a culpa nao e dos crossovers eles so estao avisando e chega de teoria da conspiraçao por hoje
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