no inicio dos anos 1990 o rio de janeiro recebeu a conferencia das naçoes unidas sobre o desenvolvimento e meio ambiente o evento ficou conhecido como eco 92 e colocou em pauta diversas questoes sobre a preservaçao do meio ambiente que ate entao eram secundarias e tratadas com menor atençao entre as resoluçoes tomadas pelos 113 paises que participaram da conferencia estavam o consumo sustentavel e a proteçao de recursos naturais pela primeira vez a reciclagem entrou no vocabulario do dia a dia e o simbolo das setas em ciclo passou a estampar cada vez mais os rotulos dos produtos havia ate programas e publicaçoes infantis que ensinavam as crianças a fazer papel reciclado em casa foi uma grande liçao sobre o processo de reciclagem para quem tentou fazer primeiro porque criar uma coisa nova e sempre uma grande liçao para as crianças a noçao de que e possivel pegar diferentes materiais e junta los para criar outra coisa totalmente diferente e por isso que crianças adoram acompanhar as maes e avos fazendo bolo — nao e so pelo doce mas pela transformaçao de farinha ovos leite e açucar em algo tao vistoso e saboroso mas ha uma outra liçao a de que a reciclagem nao e magica e sim um processo que exige recursos a reciclagem do papel — ou seja para fazer papel na cozinha de casa aos oito anos — requer a trituraçao do papel no liquidificador o que demanda energia eletrica e tambem demanda a adiçao de agua e amido de milho ou cola https //www youtube com/watch v=hmhpuikw0hy essa visao mais ampla do processo de reciclagem e fundamental para se discutir a viabilidade da produçao sustentavel de carros eletricos um carro eletrico nao e e nem deve ser uma ferramenta para simplesmente melhorar a qualidade do ar nas grandes cidades mas um produto sustentavel tambem em sua produçao e descarte e a reciclagem de seus componentes e fundamental nao apenas para este objetivo mas para a propria viabilidade do carro eletrico recursos finitos o petroleo e um recurso finito sabemos que as reservas nao irao durar para sempre por maiores que sejam as previsoes nao sao confiaveis; os mais pessimistas dizem que ele ira acabar em menos de 50 anos mas esta mesma estimativa foi dada ha 50 anos as previsoes mais realistas falam em mais de 100 anos de extraçao de petroleo dai a preocupaçao com o uso de recursos nao renovaveis cem anos e pouco tempo no recorte historico da humanidade ha 100 anos nao havia por exemplo antibioticos sim voce pegava uma infecçao e boa sorte o liquidificador tambem era novidade assim como o radio napoleao julio cesar gengis khan alexandre o grande fizeram o que fizeram sem antibioticos nem liquidificador como temos tao pouco tempo de petroleo parece prudente mudar a matriz energetica e eletricidade pode ser gerada por fontes renovaveis diferentemente da gasolina — ao menos ate agora com isso a questao do abastecimento estaria resolvida mas ha uma outra questao sobre os recursos finitos que o carro eletrico nao resolve seus motores e suas baterias tem uma altissima demanda de minerios — cobre litio niquel e cobalto mais especificamente e mesmo que as reservas sejam suficientes ha uma outra barreira que a industria de eletricos precisa contornar a extraçao e a reciclagem destes materiais a extraçao e a reciclagem e a extraçao o problema da materia prima ja esta acontecendo neste momento fabricantes de carros como a stellantis e de baterias como a americana ses ja reconhecem que a oferta de materia prima e o principal gargalo de viabilidade dos carros eletricos hoje e pelos proximos anos carlos tavares ceo da stellantis disse recentemente a rede americana nbc que espera uma crise no fornecimento de baterias entre 2024 e 2025 seguida pelo desabastecimento de materias primas por volta de 2027 ou 2028 — a menos de 10 anos do banimento das vendas de carros novos a combustao interna na europa e na california o motivo e explicado pelo dr qichao hu fundador da fabricante de baterias ses leva cerca de dois anos para construir uma fabrica de baterias mas sao necessarios 8 anos — as vezes mais de 10 — para construir uma nova mina de litio o dr hu ainda explica que o problema nem sera a disponibilidade dos materiais mas o tempo necessario para aumentar a escala de produçao pois a maioria das minas de litio ja tem sua extraçao vendida ate 2026 outras minas menores ainda em construçao precisam passar pela prospecçao viabilidade licenças ambientais e por isso ainda levara muitos anos ate que comecem a operar isso significa que a oferta esta sempre atras da demanda com a oferta sempre menor que a demanda os preços sobem — colocando de forma simples e com preços mais altos o aumento da escala de produçao e mais lento esse aumento da escala de produçao e que poderia reduzir os preços e permitir mais investimentos na extraçao desta materia prima para equilibrar oferta e demanda e nao apenas isso o aumento na escala tambem viabilizaria a reciclagem dos materiais dos carros e baterias em fim de vida util a analogia do papel reciclado dos anos 1990 volta a cena aqui para ter uma folha de papel reciclado feita em casa era preciso ter papel usado energia eletrica liquidificador cola e agua era evidentemente mais caro do que ir ate a papelaria e comprar uma resma ou um bloco de anotaçoes com 50 folhas e era mais caro porque era um processo de baixa escala se o mesmo processo rendesse dezenas ou centenas de folhas ele se tornaria viavel https //www youtube com/watch v=lksrll j9l4 com as materias primas dos carros eletricos ocorre o mesmo e preciso ter uma quantidade grande de carros eletricos em circulaçao para ter uma quantidade grande de carros em fim de vida util para assim abastecer a industria da reciclagem neste exato momento estamos enfrentando este problema os paineis fotovoltaicos por exemplo necessitam de silicio para serem produzidos o silicio pode ser reciclado de paineis usados mas somente se houver um volume minimo para tornar a reciclagem economicamente viavel sem isso sera necessario extrair mais silicio em minas que levam longos anos para serem prospectadas construidas e autorizadas a operar e ainda mais alguns anos para ter uma escala que permita a reduçao de custos aqui entramos no circulo vicioso que preocupa os ceo e coloca em xeque a viabilidade do carro eletrico em curto prazo mas este nao e o principal problema recursos finitos lembra estes minerais sao recursos finitos ou seja um dia eles acabam e mesmo que as reservas sejam imensas como e o petroleo pre sal brasileiro sua extraçao pode ser tao complexa e dificultada a ponto de se tornar inviavel economicamente e por isso que a reciclagem e tao necessaria para viabilizar o carro eletrico em escala global sem a reciclagem a demanda continuara nao apenas maior que a oferta atual mas tambem maior do que a reserva economicamente viavel estima se que em 35 anos a industria consumo 90% das reservas de litio e mais da metade das reservas de cobalto ou seja para produzirmos carros eletricos no ritmo previsto e sem reciclagem a extraçao precisara ser maior do que se pode extrair sem aumentar drasticamente o custo de extraçao sem contar que a medida em que o fim das reservas se aproxima o custo das materias primas tende a subir quanto bem a simples reduçao temporaria na demanda por baterias pode faze las subir 22% ate 2026 caso nao haja volume suficiente para viabilizar economicamente a reciclagem dos materiais se chegarmos ao ponto de esgotamento das reservas o que definira o preço da materia prima sera simplesmente o custo da reciclagem que precisara ter uma alta margem para se tornar viavel so que nao e possivel atender a demanda apenas reciclando a materia prima o material reciclado precisa ser suplementado com material minerado sao processos complementares e nao alternativos e e dai que vem a necessidade de se escalar a produçao da mineraçao aumentar o volume de eletricos em circulaçao para que eles fomentem a reciclagem e juntos os processos viabilizem a eletrificaçao da frota global esta materia e uma amostra do nosso conteudo exclusivo que foi publicada aberta como um presente para voce provar um pouco do que produzimos diariamente para os nossos assinantes e flatouters se voce gostou da leitura escolha seu plano e torne se um assinante alem das materias exclusivas voce tambem tem acesso ao grupo secreto plano flatouter descontos com empresas parceiras para detailing compras de peças e acessorios acesso exclusivo aos eventos para flatouters [fo form plans] veja os capitulos anteriores da serie https //flatout com br/quem ressuscitou o carro eletrico/ https //flatout com br/os desafios do carro eletrico parte 1 o preco/ https //flatout com br/os desafios do carro eletrico parte 2 as baterias/ https //flatout com br/os desafios do carro eletrico parte 3 a energia eletrica/
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.