É muito bacana quando a gente encontra referências ao mundo automotivo em obras que não são voltadas aos carros, e isto vale também para desenhos animados e histórias em quadrinhos.
Pensando nisso, fizemos uma seleção de desenhos, animes, mangás e quadrinhos que retratam os carros de forma fiel e detalhada. A primeira parte foi feita com sugestões nossas, enquanto a segunda trouxe as sugestões de vocês – assim como a terceira parte, que você acompanha agora!
Gil Jourdan
Sugerido por: Leo Contesini
Sugestão da casa: assim como “As Aventuras de Tintim”, de Hergé; e “Yoko Tsuno”, de Roger Leloup, Gil Jourdan é uma série belga de quadrinhos que conta a história de um jovem aventureiro – Gil Jourdan. Os desenhos seguem o estilo ligne claire, com traços marcantes, personagens caricatos e cenários realistas. O que, naturalmente, inclui os carros.
O criador de Gil Jourdan, Maurice Tillieux, era entusiasta e dava muito valor aos carros franceses. Jourdan já usou um Renault 4CV (o famoso “rabo quente”), um Dauphine (que foi vendido por aqui como Renault Gordini) e um Simca 1000 Rallye. E ele sempre se metia em perseguições cinematográficas com os carros.
De vez em quando, Gil Jourdan também ia para outros países – como os EUA e a Alemanha, e as histórias eram devidamente acompanhadas dos carros locais.
O mais irônico é que as histórias de Gil Jourdan, publicadas a partir de 1956, tiveram um fim abrupto em 1978 quando Maurice Tillieux morreu em um acidente de carro.
Street Fighter II – O Filme
Você pode assistir ao filme todo na íntegra acima (com áudio original em japonês e legendas em português), porque somos legais
Sugerido por: muitos leitores
A presença dos carros em Street Fighter, a clássica franquia da Capcom, é discreto, porém marcante: você provavelmente lembra de destruir um Lexus LS400 com socos, chutes e hadoukens em Street Fighter II – o título mais clássico da saga.
E provavelmente também lembra das paródias que já foram feitas
Dito isto, há outra presença automotiva bacana demais em Street Fighter. Mas não nos games: em 1994, a Capcom e a Sony Entertainment lançaram, em parceria, um filme de ação baseado em SFII, naturalmente protagonizado por Ryu e seu melhor amigo, parceiro e rival Ken Masters. Todos os personagens clássicos, como Chun-li, Sagat, Bison e Guile aparecem na animação, que é muito mais fiel aos games do que o desastroso live-action lançado no mesmo ano.
Colocaríamos um vídeo do live-action aqui, mas não queremos torturar ninguém
A razão para colocarmos Street Fighter II nesta lista é uma só: o Porsche 911 cabriolet que Ken Masters dirige em diversos momentos do filme – vermelho como o uniforme de luta que ele usa nos games.
City Hunter
Sugerido por: vstrabello e Renato Haruji Sato
A premissa da série de mangá e anime City Hunter é bem interessante: Ryo Saeba é um detetive particular que, ao lado de sua parceira, Kaori Makimura, trabalha para limpar as ruas de Tóquio do crime – eles são os city hunters. Ryo é famoso por executar seus inimigos com uma série de tiros, que acertam exatamente no mesmo lugar, usando uma Colt Python .357 Magnum. Já Kaori é responsável por gerenciar o trabalho, falando com clientes e controlando o temperamento esquentado do colega.
Nem precisamos dizer que este é o cenário perfeito para dezenas de cenas de perseguição, não é mesmo? Tanto no mangá quanto no anime há uma bela seleção de automóveis, de Aston Martin a Fiat Uno. Saca só:
Aston Martin DB5
Ford Mustang 1965
Nissan Skyline GT-R R32
Volvo 122S
Volkswagen Golf MkII
Subaru 360
Mini Cooper
Ferrari Testarossa
Porsche 959 e Lamborghini Diablo
Um Fiat Uno Abarth!
BMW Série 6
BMW 325i E30
Audi Quattro
Phineas e Ferb
Um Land Rover de primeira geração, com direito a estepe em cima do capô
Sugerido por: Antonio Manoel
Phineas e Ferb é um desenho da Disney que, até pouco tempo atrás na programação matinal da Rede Globo. Apesar de, em tese, ser uma série para crianças. Phineas é animado e cheio de imaginação, sempre com ideias mirabolantes. Ferb é mais calado (normalmente ele fala uma frase curta a cada episódio) e muito inteligente, e sempre cria planos e desenvolve traquitanas para colocar os planos em prática.
Não é exatamente o tipo de desenho que você espera que tenha carros bacanas, mas é justamente isto o que acontece:
Citroën 2CV
Toyota Prius, Mini Cooper (sem grade) e Fiat 850 Coupe
Ford Falcon de primeira geração
Mini Cooper
Yugo
Uma Kombi “corujinha” picape de cabine dupla
O Pagani Zonda do malvado Doofenschmirtz (leia cantarolando)
AMC AMX
AMC Gremlin
Aston Martin DB5
Um “black cab” londrino
Na verdade, as referências entusiastas de Phineas e Ferb vão além da presença dos carros. Em um dos episódios, há uma corrida em um circuito de rua com diversas referências ao Grande Prêmio de Mônaco, e a ilustre participação de ninguém menos que Richard Hammond, Jeremy Clarkson e James May, que narram a corrida:
Nunca, jamais subestime a cultura automotiva dos desenhos animados.
Neon Genesis Evangelion
Sugerido por: Rafael Schüng
Evangelion, exibido entre 1995 e 1996, é um dos animes mais famosos do planeta, aclamado por seu enredo e sua arte. O desenho se passa em 2015 e conta uma história apocalíptica com mechas (aqueles robôs gigantes que aparecem com frequência em mangás e animes), comandados por uma organização chamada NERV, que são usados para lutar contra monstros sobrenaturais chamados Angels. Os Evangelions são pilotados por adolescentes selecionados pela NERV, e o protagonista Shinji Ikari é um deles.
Uma das melhores amigas de Shinji é Misato Katsuragi, diretora de operações da NERV que convence o rapaz a entrar para a organização. Seu carro, veja só, é um Alpine A310, esportivo criado pela fabricante francesa para suceder o famoso A110 (o vencedor da primeira edição do WRC, o Campeonato Mundial de Rali), e traz um estilo retro-futurista tipicamente francês.
O carro acompanha a dupla por quase toda a série e é surpreendentemente detalhado, bem como o outro carro de Misato – um Mazda Cosmo, clássico japonês que foi o primeiro carro produzido em série no mundo a usar um motor rotativo Wankel.
Os criadores de Evangelion têm muito bom gosto para automóveis.
Family Guy
Ao menos o Camaro não é amarelo
Sugerido por: Jão dos carros velhos e mais um monte de gente
Criada por Seth McFarlane, Family Guy é como uma versão mais moderna e ainda mais escrachada de Os Simpsons, homenageando sua atmosfera suburbana e suas referências à cultura pop.
Peter Griffin é cabeça dura e preguiçoso como Homer, seu filho Chris gosta de curtição como Bart, Lois é dedicada como Marge (embora seja um pouco mais espevitada), Meg é descolada como Lisa (embora seja uma adolescente) e o bebê Stewie, bem… ele é diferente de Meg, pois sabe falar e conversa como cachorro da família, Brian.
E, tal como os Simpsons, os Griffin também interagem com alguns carros bem legais e detalhados:
Chevrolet Camaro
Outro black cab londrino
Audi A8
Volkswagen Fusca
Mercedes-Benz Classe C Coupe
Uma sequência de Mustangs de primeira geração
Ferrari 308 GTSi
Ferrari Enzo, F430 e 458 Italia
DeLorean DMC12 Time Machine
Na verdade, a seleção de carros de Family Guy é tão variada que até mesmo um VW Gol GT, com direito a faixa preta entre as lanternas e ponteira de escape dupla, faz uma pontinha:
Isto é que é variedade!