A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Car Culture Top

Os desenhos e quadrinhos que não são sobre carros, mas usam carros de verdade – parte 3

É muito bacana quando a gente encontra referências ao mundo automotivo em obras que não são voltadas aos carros, e isto vale também para desenhos animados e histórias em quadrinhos.

Pensando nisso, fizemos uma seleção de desenhos, animes, mangás e quadrinhos que retratam os carros de forma fiel e detalhada. A primeira parte foi feita com sugestões nossas, enquanto a segunda trouxe as sugestões de vocês – assim como a terceira parte, que você acompanha agora!

Gil Jourdan

gil-jourdan (8)

Sugerido por: Leo Contesini

Sugestão da casa: assim como “As Aventuras de Tintim”, de Hergé; e “Yoko Tsuno”, de Roger Leloup, Gil Jourdan é uma série belga de quadrinhos que conta a história de um jovem aventureiro – Gil Jourdan. Os desenhos seguem o estilo ligne claire, com traços marcantes, personagens caricatos e cenários realistas. O que, naturalmente, inclui os carros.

gil-jourdan (1)

O criador de Gil Jourdan, Maurice Tillieux, era entusiasta e dava muito valor aos carros franceses. Jourdan já usou um Renault 4CV (o famoso “rabo quente”), um Dauphine (que foi vendido por aqui como Renault Gordini) e um Simca 1000 Rallye. E ele sempre se metia em perseguições cinematográficas com os carros.

SONY DSC

SONY DSC

De vez em quando, Gil Jourdan também ia para outros países – como os EUA e a Alemanha, e as histórias eram devidamente acompanhadas dos carros locais.

gil-jourdan (7) gil-jourdan (6) gil-jourdan (5) gil-jourdan (3) gil-jourdan (2) gil-jourdan (1) gil-jourdan (4)

O mais irônico é que as histórias de Gil Jourdan, publicadas a partir de 1956, tiveram um fim abrupto em 1978 quando Maurice Tillieux morreu em um acidente de carro.

 

Street Fighter II – O Filme

Você pode assistir ao filme todo na íntegra acima (com áudio original em japonês e legendas em português), porque somos legais

Sugerido por: muitos leitores

A presença dos carros em Street Fighter, a clássica franquia da Capcom, é discreto, porém marcante: você provavelmente lembra de destruir um Lexus LS400 com socos, chutes e hadoukens em Street Fighter II – o título mais clássico da saga.

E provavelmente também lembra das paródias que já foram feitas

Dito isto, há outra presença automotiva bacana demais em Street Fighter. Mas não nos games: em 1994, a Capcom e a Sony Entertainment lançaram, em parceria, um filme de ação baseado em SFII, naturalmente protagonizado por Ryu e seu melhor amigo, parceiro e rival Ken Masters. Todos os personagens clássicos, como Chun-li, Sagat, Bison e Guile aparecem na animação, que é muito mais fiel aos games do que o desastroso live-action lançado no mesmo ano.

Colocaríamos um vídeo do live-action aqui, mas não queremos torturar ninguém 

A razão para colocarmos Street Fighter II nesta lista é uma só: o Porsche 911 cabriolet que Ken Masters dirige em diversos momentos do filme – vermelho como o uniforme de luta que ele usa nos games.

 

City Hunter

Sugerido por: vstrabello e Renato Haruji Sato

A premissa da série de mangá e anime City Hunter é bem interessante: Ryo Saeba é um detetive particular que, ao lado de sua parceira, Kaori Makimura, trabalha para limpar as ruas de Tóquio do crime – eles são os city hunters. Ryo é famoso por executar seus inimigos com uma série de tiros, que acertam exatamente no mesmo lugar, usando uma Colt Python .357 Magnum. Já Kaori é responsável por gerenciar o trabalho, falando com clientes e controlando o temperamento esquentado do colega.

Nem precisamos dizer que este é o cenário perfeito para dezenas de cenas de perseguição, não é mesmo? Tanto no mangá quanto no anime há uma bela seleção de automóveis, de Aston Martin a Fiat Uno. Saca só:

city-hunter (1)

Aston Martin DB5

city-hunter

Ford Mustang 1965

city-hunter (14)

Nissan Skyline GT-R R32

city-hunter (13)

Volvo 122S

city-hunter (12)

Volkswagen Golf MkII

city-hunter (11)

Subaru 360

city-hunter (10)

Mini Cooper

city-hunter (9)

Ferrari Testarossa

city-hunter (8)

Porsche 959 e Lamborghini Diablo

city-hunter (7) city-hunter (6) city-hunter (5)

Um Fiat Uno Abarth!

city-hunter (4)

BMW Série 6

city-hunter (3)

BMW 325i E30

city-hunter (2)

Audi Quattro 

Phineas e Ferb

phineas-e-ferb (9)

Um Land Rover de primeira geração, com direito a estepe em cima do capô

Sugerido por: Antonio Manoel

Phineas e Ferb é um desenho da Disney que, até pouco tempo atrás na programação matinal da Rede Globo. Apesar de, em tese, ser uma série para crianças. Phineas é animado e cheio de imaginação, sempre com ideias mirabolantes. Ferb é mais calado (normalmente ele fala uma frase curta a cada episódio) e muito inteligente, e sempre cria planos e desenvolve traquitanas para colocar os planos em prática.

Não é exatamente o tipo de desenho que você espera que tenha carros bacanas, mas é justamente isto o que acontece:

phineas-e-ferb (6)

Citroën 2CV

phineas-e-ferb (7)

Toyota Prius, Mini Cooper (sem grade) e Fiat 850 Coupe

phineas-e-ferb (8)

Ford Falcon de primeira geração

phineas-e-ferb (10)

Mini Cooper

phineas-e-ferb (11)

Yugo

phineas-e-ferb (12)

Uma Kombi “corujinha” picape de cabine dupla

phineas-e-ferb (13)

O Pagani Zonda do malvado Doofenschmirtz (leia cantarolando)

phineas-e-ferb (1)

AMC AMX

phineas-e-ferb (2)

AMC Gremlin

phineas-e-ferb (3)

Aston Martin DB5

phineas-e-ferb (4)

Um “black cab” londrino

Na verdade, as referências entusiastas de Phineas e Ferb vão além da presença dos carros. Em um dos episódios, há uma corrida em um circuito de rua com diversas referências ao Grande Prêmio de Mônaco, e a ilustre participação de ninguém menos que Richard Hammond, Jeremy Clarkson e James May, que narram a corrida:

Nunca, jamais subestime a cultura automotiva dos desenhos animados.

 

Neon Genesis Evangelion

neon-genesis-evangelion (2)

Sugerido por: Rafael Schüng

Evangelion, exibido entre 1995 e 1996, é um dos animes mais famosos do planeta, aclamado por seu enredo e sua arte. O desenho se passa em 2015 e conta uma história apocalíptica com mechas (aqueles robôs gigantes que aparecem com frequência em mangás e animes), comandados por uma organização chamada NERV, que são usados para lutar contra monstros sobrenaturais chamados Angels. Os Evangelions são pilotados por adolescentes selecionados pela NERV, e o protagonista Shinji Ikari é um deles.

Uma das melhores amigas de Shinji é Misato Katsuragi, diretora de operações da NERV que convence o rapaz a entrar para a organização. Seu carro, veja só, é um Alpine A310, esportivo criado pela fabricante francesa para suceder o famoso A110 (o vencedor da primeira edição do WRC, o Campeonato Mundial de Rali), e traz um estilo retro-futurista tipicamente francês.

neon-genesis-evangelion (1)

O carro acompanha a dupla por quase toda a série e é surpreendentemente detalhado, bem como o outro carro de Misato – um Mazda Cosmo, clássico japonês que foi o primeiro carro produzido em série no mundo a usar um motor rotativo Wankel.

neon-genesis-evangelion (3)

Os criadores de Evangelion têm muito bom gosto para automóveis.

 

Family Guy

family-guy (4)

Ao menos o Camaro não é amarelo

Sugerido por: Jão dos carros velhos e mais um monte de gente

Criada por Seth McFarlane, Family Guy é como uma versão mais moderna e ainda mais escrachada de Os Simpsons, homenageando sua atmosfera suburbana e suas referências à cultura pop.

Peter Griffin é cabeça dura e preguiçoso como Homer, seu filho Chris gosta de curtição como Bart, Lois é dedicada como Marge (embora seja um pouco mais espevitada), Meg é descolada como Lisa (embora seja uma adolescente) e o bebê Stewie, bem… ele é diferente de Meg, pois sabe falar e conversa como cachorro da família, Brian.

E, tal como os Simpsons, os Griffin também interagem com alguns carros bem legais e detalhados:

family-guy (3)

Chevrolet Camaro

family-guy (2)

Outro black cab londrino

family-guy (1)

Audi A8

family-guy (14)

Volkswagen Fusca

family-guy (13)

Mercedes-Benz Classe C Coupe

family-guy (12) family-guy (11) family-guy (10)

Uma sequência de Mustangs de primeira geração

family-guy (9)

Ferrari 308 GTSi

family-guy (8)

Ferrari Enzo, F430 e 458 Italia

family-guy (7)

DeLorean DMC12 Time Machine

Na verdade, a seleção de carros de Family Guy é tão variada que até mesmo um VW Gol GT, com direito a faixa preta entre as lanternas e ponteira de escape dupla, faz uma pontinha:

family-guy (15)

Isto é que é variedade!

Matérias relacionadas

Quando Corvette, Mustang, Challenger e Viper viraram esportivos italianos

Dalmo Hernandes

Kharkovchanka: uma casa sobre rodas de 1.000 cv para explorar a Antártida

Dalmo Hernandes

Veja como eram os kits de preparação da Envemo para o Opala na década de 1970

Juliano Barata