entre os dias 15 e 21 de agosto em monterey na california aconteceu a monterey car week um dos eventos mais importantes do mundo se nao for o mais importante para os antigomobilistas alem de corridas de carros de corrida lendarios e exposiçoes de classicos impecaveis a monterey car week tambem e palco de leiloes multimilionarios de carros de coleçao vamos dar uma olhada nos mais caros de todos o leilao em pebble beach teve no total 1 273 lotes dos quais 724 foram arrematados a arrecadaçao total somando os resultados de todas as agencias de leilao foi de us$ 339 7 milhoes no total ou r$ 1 1 bilhao mesmo sendo uma quantia 13 1% menor que no ano passado nao da para dizer que e pouco dinheiro como de costume os carros mais caros foram vendidos pelas agencias rm sotheby s bonhams e gooding & company e dos dez carros mais caros sete passaram da marca dos us$ 10 milhoes cerca de r$ 32 milhoes representando quase um terço do total arrecadado mas chega de papo e vamos a lista 1º jaguar d type 1955 vendido por us$ 21 780 000 r$ 71 100 000 nao e para menos que o jaguar d type foi o carro mais caro do evento trata se do legitimo vencedor das 24 horas de le mans de 1956 o carro da equipe ecurie ecosse que recebia suporte oficial da jaguar na epoca era movido por um seis em linha de 3 8 com tres carburadores weber e mais de 250 cv suficientes para chegar aos 251 km/h no fim da reta hunaudieres 2º alfa romeo 8c 2900b lungo spider 1939 vendido por us$ 19 800 000 r$ 64 640 000 acredita se que este seja um dos sete exemplares que existem no mundo do alfa romeo 8c 2900b lungo spider como o nome indica ele tem um oito cilindros em linha de 2 9 litros carroceria longa e era um conversivel a carroceria foi feita sob medida pela carrozzeria touring na italia com compressor mecanico e 180 cv o motor era suficiente para levar o alfa 8c 2900b ate os 177 km/h desempenho impressionante para um carro feito 77 anos atras 3º ferrari 250 gt california lwb alloy spider 1959 vendido por us$ 18 150 000 r$ 59 250 000 este e o ultimo dos nove exemplares da ferrari 250 gt california lwb com carroceria de aluminio dai seu nome alloy spider tambem e um dos quatro carros a receber o motor v12 colombo de competiçao com tres litros e algo entre 275 e 280 cv cerca de 50 cv a mais que o motor usado nos carros de rua alem disso este carro foi o primeiro exemplar da 250 gt california a receber freios a disco dunlop de fabrica sendo que apenas mais nove carros foram equipados com eles quer mais motivos para que esta 250 gt california seja especial entao la vai ela tem farois cobertos originais algo que tem muito valor nestes carros e foi a quinta colocada nas 12 horas de sebring de 1960 4º shelby cobra 260 roadster 1962 vendido por us$ 13 750 000 r$ 44 890 000 este e nada menos que um dos carros mais importantes da historia automotiva americana o shelby cobra csx2000 foi construido em 1962 quando shelby instalou um v8 260 4 3 no chassi do roadster britanico ac ace e iniciou o desenvolvimento do esportivo foi tambem este carro que shelby usou nas apresentaçoes a imprensa em sessoes de fotos publicitarias em testes de epoca o csx2000 completou a aceleraçao de zero a 100 km/h em 4 2 segundos e o quarto de milha em 13 8 segundos o negocio era tao brutal para a epoca que segundo contam os jornalistas da epoca shelby prendia uma nota de us$ 100 na tampa do porta luvas e desafiava os incautos passageiros a agarra la durante a aceleraçao reza a lenda que ele nunca perdeu os us$ 100 depois de servir para mostrar ao mundo o potencial do projeto o carro permaneceu na garagem de carroll shelby por 50 anos — de 1962 ate sua morte em 2012 5º ferrari 250 gt swb competizione coupe 1960 vendido por us$ 13 500 000 r$ 44 000 000 exemplar da versao de entre eixos curto e carroceria fechada da ferrari 250 gt este carro tem pedigree foi o setimo colocado na 24 horas de le mans de 1960 com ed hugus e augie pabst ao volante carroceria motor e cambio sao matching numbers — isto e todos os tres sao originais como quando sairam da fabrica — e depois de uma restauraçao completa pela gto engineering em 2002 o carro manteve se no mais perfeito estado de conservaçao o motor e um v12 colombro de tres litros e aproximadamente 280 cv a 7 000 rpm 6º alfa romeo 8c 2300 monza roadster 1933 vendido por us$ 11 990 000 r$ 39 140 000 um dos ultimos exemplares do alfa romeo 8c 2300 monza este carro foi conduzido por giuseppe campari e tazio nuvolari quando competia ambos ja haviam vencido o grand prix de monza na italia ao volante do alfa romeo 8c 2300 em 1931 e 1932 e por isto o sobrenome monza foi incorporado aos carros construidos a partir de 1933 o motor e um oito em linha de 2 9 litros e entrega mais de 180 cv 7º bugatti type 55 roadster 1932 vendido por us$ 10 400 000 r$ 33 950 000 o bugatti type 55 foi idealizado e projetado por jean bugatti seu pai ettore bugatti fundador da companhia permitiu que o filho começasse a desenhar automoveis na decada de 30 e ele teve a ideia de criar um esportivo de rua com diversas inovaçoes tecnicas — suspensao independente e comando duplo no cabeçote por exemplo o motor de oito cilindros em linha e 2 3 litros e sobrealimentado por um compressor mecanico do tipo roots e entrega 130 cv a 5 000 rpm 8º ferrari 250 gt tdf coupe 1956 vendido por us$ 5 720 000 r$ 18 670 000 a ferrari 250 gt berlinetta tour de france tdf que tem este nome por ter vencido a famosa corrida francesa de longa duraçao em 1956 e 1957 e teve 77 exemplares produzidos entre 1956 e 1959 este e o segundo exemplar construido e um dos nove com o desenho original da carroceria o carro competiu na mille miglia de 1956 e na tour de france de 1959 e em toda sua vida percorreu mais de 50 000 km em competiçoes foi completamente restaurado em 2006 e desde entao permanece em estado impecavel e pronto para disputar corridas historicas foi ela a inspiraçao para a f12 tdf lançada no final de 2015 9º ferrari 166 mm berlinetta 1950 vendido por us$ 5 445 000 r$ 17 780 000 a ferrari 166 foi um dos primeiros modelos da companhia e o responsavel por definir a scuderia como uma das principais fabricantes de carros de corrida do seculo passado e o unico carro do pos guerra a vencer a triade de corridas de longa duraçao classicas da europa — mille miglia targa florio e le mans o motor e um v12 colombo de dois litros com tres carburadores weber e cerca de 140 cv este exemplar feito especialmente para competir na mille miglia e o 18º dos 25 que foram construidos pela carrozzeria touring e pertenceu a ninguem menos que o designer nuccio bertone que herdou o famoso estudio de design de seu pai giovanni bertone mas tambem era piloto e disputou com este carro as ediçoes de 1950 e 1951 da mille miglia esta 166 mm jamais foi restaurada mas e um dos casos em que as marcas do tempo so valorizam o automovel 10º ferrari 750 monza spider 1955 vendido por us$ 5 225 000 r$ 17 000 000 equipada com um quatro cilindros em linha de 250 cv acoplado a uma caixa manual de cinco marchas a ferrari 750 monza foi uma das que mais fizeram sucesso nas pistas dos eua este exemplar em especial foi conduzido por carroll shelby phil hill e jim hall nas maos de shelby e hill quase venceu as 12 horas de sebring de 1955 — depois de uma chegada apertadissima praticamente lado a lado o jaguar d type de mike hawthorn foi declarado vencedor jim hall comprou o carro em 1956 e continuou com ele ate 2016 com direito a uma restauraçao meticulosa realizada na decada de 1990
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.