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Car Culture Zero a 300

Os esportivos de três lugares que não são o McLaren F1

Quando Jim Glickenhaus anunciou seu SCG 004S, ficamos tentados a dizer que seu arranjo de bancos é igual ao do McLaren F1. Afinal, ele também tem o posto do motorista em posição central, ladeado por outros dois lugares — um em cada lado. E embora o McLaren F1 tenha sido o carro mais famoso com esta configuração de bancos, ele não o primeiro nem o último a oferecer espaço para três pessoas.

Em 1992, quando o McLaren F1 foi apresentado em Mônaco, o primeiro carro com esse arranjo de assentos estava completando 26 anos — ele já era um ano mais velho que o McLaren F1 em 2017.

Foi em 1966 que a Pininfarina apresentou a…

 

Ferrari 365P Berlinetta Speciale

um modelo feito por encomenda a Luigi Chinetti, o representante da marca italiana nos EUA.

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A encomenda não foi exatamente a de uma Ferrari de três lugares, mas sim de um modelo de rua baseado nos modelos 365P2 de pista. Não se sabe exatamente por que a Pininfarina decidiu colocar o posto do motorista centralizado, mas há duas hipóteses.

A primeira é que a Pininfarina quis aproveitar melhor a largura do chassi. No carro de corridas, o cockpit tinha os bancos espremidos entre as largas soleiras, que acomodavam os tanques de combustível. Sem a necessidade de dois tanques imensos em um carro de rua, o espaço ficou vago e em vez de colocar dois bancos afastados cuja ergonomia seria afetada pelas caixas de roda, a Pininfarina decidiu apostar no layout exótico.

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Aliás… o motor central-traseiro também era algo exótico para um carro de rua em 1966. O Miura, que foi o primeiro carro produzido em série com esse arranjo mecânico só chegaria às ruas em 1967. Não existia um padrão para carros com o motor entre os bancos e o eixo traseiro e talvez a Pininfarina só tivesse pensado em fazer algo racional.

A segunda hipótese é bem menos elaborada e, sinceramente, a que eu gostaria que fosse a real: Coco Chinetti, o filho playboy de Luigi, disse em certa ocasião que “a única forma aceitável de se pilotar uma Ferrari é acompanhado por duas belas mulheres”. Vai ver ele não gostava da ideia de uma delas ter que viajar no banco de trás.

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Apesar de ter sido uma encomenda de Luigi Chinetti, a Pininfarina ainda construiu um segundo exemplar da 365P Berlinetta Speciale, um modelo vermelho e com um spoiler traseiro de aço inoxidável na traseira. Ela foi feita para Gianni Agnelli, então herdeiro da Fiat e também ajudou a Pininfarina a provar a Enzo Ferrari que carros de motor central-traseiro eram não apenas viáveis, mas como uma tendência para o futuro.

Depois da Ferrari 365P Berlinetta Sepciale, quem apostou no layout de três lugares em um esportivo foram os franceses, com o…

 

Matra Bagheera e o Talbot-Matra Murena

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Como você já deve ter notado pelos Citroën e Renault do passado, os franceses naquela época não davam a mínima para convenções. Por isso, quando a Matra (sim, a mesma da equipe de F1 na qual Jackie Stewart conquistou seu primeiro título) lançou o Bagheera em 1973, eles não se importaram em fazer um arranjo convencional para os bancos. Aproveitaram que o motor central traseiro dispensava um túnel de transmissão e mantinha plano o assoalho da cabine, e instalaram um banco duplo à direita do motorista.

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Não parece muito confortável, mas ao menos é um esportivo capaz de levar uma família de três pessoas para passear a 190 km/h, velocidade máxima atingida com o embalo dos 90 cv do motor de 1,45 litro alimentado por um par de carburadores Weber 36.

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Em 1980 a Matra lançou o sucessor do Bagheera: o Murena. Ele usava o mesmo layout mecânico de motor central-traseiro transversal (agora um 1.6 de 90cv ou um 2.2 de 115 cv ou 140 cv) e o mesmo arranjo interno de três lugares, porém com três bancos separados em vez de um banco duplo para os passageiros.

 

Chevrolet El Camino SS

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Outro modelo com o mesmo layout do Matra, embora não seja um esportivo de nascimento, e sim uma versão de fábrica, é a picape Chevrolet El Camino SS. Normalmente elas vinham equipadas com bancos individuais e apenas dois lugares, mas a picape podia ser equipada com o banco inteiriço, ou bench seat, como dizem os americanos. Esse tipo de banco era equipado com três cintos de segurança, o que permitia que três pessoas curtissem a picape muscle ao mesmo tempo.

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HTT Pléthore LC-750

Depois dos Matra e do El Camino SS, o próximo esportivo com três lugares foi mesmo o McLaren F1. Gordon Murray disse que optou pelo layout para resolver dois problemas comuns a todo supercarro até então: a visibilidade e o “offset” ergonômico entre os bancos e coluna de direção e os pedais, quase sempre deslocados para o centro do carro devido às caixas de roda largas.

Sua popularização acabou inspirando outros construtores de esportivos, entre eles a canadense HTT, que fez uns poucos exemplares do Pléthore LC-750.

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O supercarro usa um V8 de 6,2 litros sobrealimentado por um compressor de polia para produzir 750 cv. Lá dentro, o arranjo é o mesmo do McLaren: motorista no centro e dois passageiros nos bancos laterais recuados.

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Trinity Motorsports Centro 911

Outro modelo é o “Centro 911”, uma conversão feita no 911 pela empresa Trinity Motorsports, dos EUA, que coloca o posto do motorista na porção central do 911.

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A conversão não é das mais refinadas — o console central é deslocado junto com o banco e se torna um “console lateral” e impede o acesso ao carro pela porta direta —, mas com os bancos traseiros libertados pela remoção dos assentos dianteiros, há espaço para mais dois ocupantes.

Até o momento sabe-se de apenas duas conversões realizadas: uma em um Carrera S cupê e outra na versão conversível do modelo.