ontem mostramos aqui as duas grandes novidades entre os superesportivos que pintaram no salao de frankfurt nao coincidentemente tres modelos italianos a ceu aberto a ferrari 488 spider e o huracan spyder aparentemente a escolha pelo i ou pelo y e livre alem do aventador roadster no entanto nem so de supercarros vivem os esportivos do salao os hot hatches tambem marcaram presença — nao em quantidade visto que aparentemente esta foi a ediçao dos sedas e suvs — mas em qualidade so o grupo volkswagen apresentou tres grandes novidades o golf gti clubsport e a dupla ibiza e leon cupra a ford nao deixou por menos e finalmente revelou as especificaçoes finais do insano focus rs enquanto isto os franceses atacaram com o novo e muito bonito 308 gti vamos conhecer melhor cada um deles agora golf gti clubsport a verdade e que ja falamos tudo o que ha por enquanto para falar a respeito do gti clubsport no entanto ve lo no salao junto com outros carros o torna mais palpavel e nao custa relembrar tudo o que torna o clubsport um gti diferenciado a começar pelo visual que presta uma discreta homenagem ao primeiro gti lançado em 1976 ao adotar uma faixa preta com a inscriçao clubsport em cada uma das laterais na verdade a chegada do carro ao mercado no ano que vem foi planejada para coincidir com o aniversario de 40 anos do golf gti mas nao e so isto o exterior tambem traz novos componentes aerodinamicos como aletas no para choque dianteiro um novo difusor no para choque traseiro e um aerofolio envolvente e funcional na tampa do porta malas por dentro as novidades sao os bancos do tipo concha da recaro com forraçao em couro alcantara vermelho e preto alem do novo acabamento brilhante no padrao favo de mel nos revestimentos de porta e na face do painel o volante tambem e parcialmente revestido em alcantara e como nos carros de competiçao tem uma marca vermelha na posiçao das 12 horas outro toque de exclusividade fica por conta dos apliques de metal com as letras gti nas soleiras das portas no entanto a maior novidade esta debaixo do capo o quatro cilindros tsi ea888 de dois litros foi recalibrado para entregar 265 cv — nada menos que 45 cv a mais que os 220 cv do gti normal 230 cv na versao equipada com o performance package a volks ainda nao deu detalhes a respeito das modificaçoes mas apostamos em uma recalibraçao no modulo de controle do motor alem de um possivel aumento na pressao do turbo e na adoçao de coletores de admissao e escape menos restritivos completam o pacote as novas rodas bresica de 18 polegadas ou opcionalmente 19 polegadas [youtube id= sdua7xa9hcs width= 620 height= 350 ] e nao para por ai a volkswagen tambem implementou uma funçao overboost ao dar um kick no acelerador a pressao do turbocompressor e elevada e por cerca de dez segundos o motor passa a entregar 290 cv o resultado e um carro capaz de chegar aos 100 km/h em 5 9 segundos quando equipado com a transmissao dsg de dupla embreagem e seis marchas; e seis segundos cravados com cambio manual de seis marchas a ideia da vw e oferecer um concorrente direto a caras como o megane renaultsport trophy 275 e o honda civic type r — com apelo especial para os ratos de track day dito isto ele nao esta sozinho nesta missao e a concorrencia vem de casa seat leon cupra 290 a espanhola seat pode ser considerada a divisao despojada da volkswagen e tira proveito da tecnologia das plataformas e dos motores da nave mae para seus modelos o que de forma alguma os desclassifica — pelo contrario tanto que ate pouco tempo atras o dono do recorde do nurburgring nordschleife para carros de traçao dianteira pertencia a um seat o leon cupra 280 que em março de 2014 percorreu o inferno verde em 7 58 4 desde entao o megane rs trophy 275 tomou o recorde para si e meses depois o civic type r destronou ambos vida que segue nao e sem duvida a seat ainda nao diz se pretende recuperar o recorde mas isto nao impediu que a marca desse ao leon cupra uma injeçao de animo na forma de 10 cv a mais no 2 0 turbo por isso seu nome tambem mudou agora ele se chama leon cupra 290 diferentemente no que acontece no golf gti clubsport o 2 0 tsi com turbo e injeçao dupla eletronica convencional e direta entrega 290 cv o tempo todo o torque de 35 7 mkgf aparece entre 1 700 e 5 800 rpm — uma curva muito ampla que ajuda o carro a chegar aos 100 km/h em 5 7 segundos quando equipado com cambio dsg de dupla embreagem e seis marchas e 5 9 segundos com cambio manual tambem de seis marchas dito isto suas dimensoes sao bastante semelhantes as do golf enquanto o vw mede 4 25 m de comprimento e 1 79 m de largura com entre eixos de 2 63 m; o cupra tem e apenas 1 cm mais longo com 4 26 metros ambos pesam 1 375 kg a seat tambem oferece um performance package para o cupra 290 ainda que nao eleve a potencia do motor o kit inclui pinças de freio brembo novas rodas e pneus mais grudentos ainda que a marca nao especifique quais ao menos por enquanto para garantir que o carro nao seja apenas veloz nas retas mas tambem bom de curva a seat deu uma recalibrada no sistema dynamic chassis control que altera a rigidez da suspensao ativamente de acordo com as condiçoes de aderencia da pista e velocidade do carro alem disso o diferencial dianteiro de deslizamento limitado controlado eletronicamente pode enviar ate 100% do torque para uma das rodas garantindo a melhor traçao possivel mesmo em situaçoes de baixa aderencia alem disso o diferencial e integrado aos sistemas de assistencia eletronicos estabilidade e traçao de modo que tambem ajuda a reduzir o esterçamento por torque — de acordo com a fabricante sem impactos negativos na comunicatividade da direçao a outra estreia da seat foi o ibiza cupra construido sobre a mesma plataforma do vw polo na europa e do audi a1 o ibiza e seu equivalente espanhol e como tal recebeu o mesmo motor do atual polo gti um quatro cilindros tsi de 1 8 litro e 192 cv — 12 cv a mais do que o modelo anterior equipado com um motor 1 4 dualcharged com turbo e compressor mecanico de 180 cv o aumento no torque foi ainda mais expressivo de 25 4 mkgf para 32 6 mkgf outro detalhe bacana a transmissao de dupla embreagem e sete marchas deu lugar a uma caixa manual de seis marchas — mudança bem vinda a qualquer entusiasta mesmo sabendo que as trocas da caixa dsg sao mais velozes o novo ibiza cupra e capaz de chegar aos 100 km/h em 6 7 segundos com velocidade maxima de 235 km/h alem disso a exemplo do irmao maior o pocket rocket e equipado com diferencia eletronico de deslizamento limitado e suspensao ativa ford focus rs sim o focus rs ja foi revelado por inteiro no salao de genebra la no comecinho do ano mas a ford decidiu deixar para frankfurt o desfecho da historia lembra quando a companhia divulgou que o carro teria mais de 320 cv pois e ele e bem mais potente do que isto sao nada menos que 350 cv e 44 9 mkgf de torque — estes presentes entre 2 000 e 4 500 rpm alem disso a ford deu ao focus rs uma f unçao overboost durante 15 segundos a maior pressao no turbo eleva o torque para 48 mkgf para se ter uma ideia o mustang ecoboost que usa o mesmo quatro cilindros de 2 3 litros turbinado entrega 315 cv e 44 2 mkgf sim vivemos em um mundo onde um ford focus e mais potente que um mustang com o mesmo motor e ele ainda chega ate os 100 km/h em 4 7 segundos [youtube id= xtczncn8hd8 width= 620 height= 350 ] de qualquer forma nao e so isto como dissemos no post de lançamento pela primeira vez o focus rs tera traçao integral — ate entao a ford apostava na traçao dianteira alem de empregar vetorizaçao de torque entre os eixos garantindo que ate 70% do torque possam ser enviados as rodas de tras o focus rs tambem e capaz de distribuir a força do motor individualmente entre as quatro rodas caso necessario otimizando o grip em praticamente qualquer situaçao as rodas sao de 19 polegadas com pneus michelin de medidas 235/35 [gallery columns= 4 link= file ids= 42191 42022 42021 42019 ] a transmissao como os deuses automotivos mandaram e apenas manual de seis marchas alem do pedal de embreagem no interior do focus rs voce encontra bancos esportivos recaro que podem ser substituidos opcionalmente por bancos do tipo concha e um botao de controle de largada peugeot 308 gti [youtube id= xd8c_fctbbk width= 620 height= 350 ] os franceses tambem levaram um foguetinho para frankfurt o aguardado peugeot 308 gti que promete mostrar que tamanho deslocamento nao e documento talvez com o menor motor entre os hot hatches de seu porte o 308 gti apostou em um quatro cilindros 1 6 turbo o onipresente prince que tambem equipa modelos da citroen da bmw e da mini calibrado para entregar 250 cv em sua versao mais mansa e 270 cv no modelo mais nervoso o 308 gti 250 e capaz de chegar aos 100 km/h em 6 2 segundos tem rodas de 18 polegadas e discos de freio de 330 mm na dianteira e de 268 mm na traseira ja o modelo 270 faz a mesma coisa em seis segundos e tem rodas de 19 polegadas sendo que cada uma delas e 2 kg mais leve do que as rodas de 18 polegadas estas abrigam discos de freio de 380 mm na dianteira mordidos por pinças de quatro pistoes no entanto a maior vantagem do 308 gti 270 sobre o modelo 250 nao sao os 20 cv a mais ou os decimos de segundo a menos na hora de chegar aos 100 km/h o diferencial da versao mais potente e o diferencial dianteiro torsen pegaram de deslizamento limitado repararam que este recurso esta cada vez mais comum nos hot hatches [gallery columns= 4 link= file ids= 59257 59256 59261 59259 ] alem das cores bleu magnetic azul noir perla nera preta gris artense cinza blanc nacre branco rouge ultimate vermelho e gris hurricane cinza o 308 gti oferecera a opçao da combinaçao de vermelho e preto exatamente como no 308 r concept — o carro que aparece na foto de abertura deste post de qualquer forma considerando que acabamos de receber a versao reestilizada pela segunda vez diga se do 308 da geraçao anterior dificilmente a versao gti sera oferecida no brasil o que e uma pena — adorariamos ver como ele se sai contra os hot hatches que temos aqui
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