ha alguns dias trouxemos a voces uma seleçao de carros que foram homologados para o grupo b de rali mas que por alguma razao jamais chegaram a competir hoje vamos dar sequencia ao assunto porem vamos incluir alguns carros que ate chegaram a competir mas nem de longe sao lembrados como os maiores icones da categoria que voce ja sabe muito bem quem sao [gt40 content search= carro de corrida widget= 1 title= because racecar ] tambem vamos aproveitar para explicar algumas nuances do grupo b da fia que vao te ajudar a entender por que alguns itens desta lista sequer parecem carros da era mais insana do rali mundial quer ver so entao nos acompanhe citroen bx 4tc os citroen de segmentos mais caros do mercado sempre tiveram um aura de sofisticaçao que parece incompativel com uma competiçao em alta velocidade em estradas de chao batido pois saiba que os citroen sao tradicionalissimos nos ralis com versoes do citroen ds que ja foi o carro presidencial da frança preparadas para estagios de rali o citroen bx foi o antecessor do xantia que ficava logo abaixo do topo de linha cx ate 1989 e abaixo do xm apos 1989 era um carro bem equipado e confortavel com versoes dotadas do conhecido sistema de suspensao hidropneumatica ajustavel transforma lo em um carro do grupo b nao parece uma decisao logica mas foi exatamente o que aconteceu em 1983 quando a citroen começou o desenvolvimento do bx 4tc evolution o carro era movido por um quatro cilindros de 2 1 litros com turbo kkk cabeçote de 16 valvulas e 410 cv potencia que mais tarde seria reduzida para 385 cv por questoes de durabilidade o cambio levava a força para as quatro rodas atraves de um sistema surpreendentemente simples sem diferencial central apenas um eixo de fibra de carbono ligava a transmissao simca montada na dianteira ao diferencial traseiro de deslizamento limitado por conta disto os dois eixos brigavam constantemente entre si mas o carro era equipado com um sistema de direçao assistida com relaçao variavel para tornar o trabalho do piloto menos arduo [youtube id= gejmafzzzfi width= 620 height= 350 ] infelizmente o bx 4tc evolution so foi homologado para o grupo b em janeiro de 1986 nao tendo tempo de mostrar resultados expressivos no ano em que a categoria foi extinta por ser perigosa demais depois de quatro eventos sem sequer subir ao podio a citroen cancelou o projeto ainda naquele ano mazda rx 7 o mazda rx 7 pode nao ter sido campeao nenhuma vez mas tem para si o merito de ser o unico carro com motor rotativo wankel a disputar o grupo b do wrc foi a segunda geraçao conhecida como fc que teve a honra o carro era equipado com uma versao modificada do motor 13b wankel de 1 3 litro e dois rotores que nos carros de rua chegava aos 135 cv com modificaçoes para girar acima de 10 000 rpm carburador weber 51 ida e cold air intake a mazda conseguiu extrair 300 cv sem qualquer tipo de induçao forçada repetindo um motor naturalmente aspirado de 1 3 litro e 300 cv girando acima de 10 000 rpm o mazda rx 7 do grupo b podia nao ter carroceria de fibra de carbono e kevlar como o ford rs200 nem sistema dual charger com turbo e compressor mecanico como o lancia delta s4 podia nao ter traçao nas quatro rodas mas ele tinha carroceria alargada de fibra de vidro e seis farois fixos enfileirados na dianteira https //www youtube com/watch v=n hmt3iimqy a mazda levou sete exemplares do mazda rx 7 evo para disputar o grupo b do wrc ele nao venceu mas tambem nao passou vergonha na epoca o wrc fazia tanto sucesso quanto a formula 1 ou ate mais e o mundo todo viu o mazda rx 7 chegar na terceira colocaçao no rali da acropole na grecia em 1985 com os suecos ingvar carlsson ao volante a sua frente apenas o audi quattro de stig blomqvist e o peugeot 205 turbo 16 de timo salonen peugeot 504 pick up sabe aquela picape peugeot velha que entrega gas no seu bairro sim aquela mesmo pode olhar para ela com mais respeito alem de ser praticamente indestrutivel ou ate por causa disso a peugeot 504 tem um historico nos ralis e ate competiu no grupo b claro talvez voce esteja estreando seu visual meio magro em relaçao aos outros carros do grupo b mas e ate simples de entender quando o grupo b foi criado os prototipos de motor central traseiro e carroceria alargada nao eram os unicos inclusos a traçao integral nao era uma exigencia das regras mas era essencial para ser competitivo contra o audi quattro na classe mais alta do grupo b havia outras classes para carros menos radicais e a peugeot 504 fazia parte de uma delas por sua construçao robusta a peugeot 504 era usada principalmente em ralis do tipo raid com um percurso longo percorrido em baterias ao longo de varios dias provas como o safari rally no coraçao da africa no safari rally a natureza da competiçao era tao distinta que havia equipes que so participavam dele sem disputar as outras etapas do wrc [youtube id= xbdqyivf0li width= 620 height= 350 ] a peugeot 504 disputou o safari rally em 1983 e 1984 chegando em oitavo lugar na primeira vez e em 15º lugar na segunda o motor era um quatro cilindros de dois litros e 170 cv acoplado a uma caixa manual de cinco marchas que levava a força do motor para as rodas traseiras ainda que nao fosse potente era confiavel ao extremo a versao de rua da picape usava um motor da mesma familia e foi produzida no quenia ate 2004 21 anos depois de sair de linha na frança porsche 961 o porsche 959 e conhecido como o supercarro do futuro lançado no fim dos anos 80 rivalizando com a ferrari f40 por meio do refinamento tecnico e do alto nivel de tecnologia embarcada e o porsche com motor boxer biturbo de 400 cv traçao integral sistema de arrefecimento duplo a ar e liquido e carroceria de fibra de carbono e kevlar tambem foi criado para participar de competiçoes sob o regulamento do grupo b https //www youtube com/watch v=uflsxkxsu1y voce deve saber que o porsche 959 competiu em rally raids como o paris dakar ate fizemos um post sobre isto aqui no flatout falando sobre a campanha do 959 com jacky ickx ao volante mas o prototipo que competiu no grupo b o fez no asfalto e ele nao se chamva 959 o porsche 961 era baseado em um 959 de rua e usava um motor muito parecido com o encontrado nos prototipos do grupo c 956 e 962c um flat 6 de 2 8 litros com dois turbos sequenciais que entregava 693 cv nas quatro rodas ele tambem usava a suspensao ajustavel do 959 enquanto os freios vinham do 962 pintado de branco o porsche 961 estreou nas 24 horas de le mans de 1986 na categoria gtx da imsa ou international motorsports association pois os 200 carros necessarios para a homologaçao no grupo b do wsc ainda nao estavam prontos no fim das contas o carro acabou competindo tambem nas 24 horas de le mans de 1987 pois simplesmente nao ficou pronto antes que o grupo b fosse extinto daihatsu charade 926r e que tal um prototipo do grupo b com motor menor que o de um popular 1 0 era exatamente este o caso do daihatsu charade 926r que tinha este nome por causa do deslocamento de 926 cm³ de seu motor quatro cilindros turbo segundo o regulamento do wrc motores turbo tinham seu deslocamento multiplicado por 1 4 na hora de encaixa los em suas respectivas classes no caso do charade 926x1 4 da 1 296 ou seja ele fazia parte da categoria ate 1 3 litro https //www youtube com/watch v=mlchhpsniio o charade era um hatch subcompacto e nao um kei car mas era um dos menores prototipos do grupo b concebido em 1985 ele usava como base a segunda geraçao do charade trocando o motor dianteiro pelo posicionamento central traseiro e movendo apenas as rodas de tras alem disso todos os paineis da carroceria eram diferentes com exceçao do teto e das portas o motor entregava 118 cv moderados por uma caixa manual de cinco marchas parece pouco mas o charade 926r pesava so 800 kg o carro participou de testes em campo e foi apresentado no salao de toquio de 1985 e foi muito bem recebido pelo publico e pela critica no entanto com a extinçao do grupo b a daihatsu cancelou o projeto e tambem a produçao das 200 unidades de rua para homologaçao [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] skoda mtx 160rs antes de se tornar uma divisao da volkswagen e produzir carros alemaes rebatizados a skoda era uma companhia independente com projetos originais nos anos 80 a fabricante tcheca fazia carros com motor traseiro desenho e plataforma proprios e eles se saiam muito bem em ralis visto que precisavam ser bons para encarar terrenos dificeis mesmo em suas versoes de rua as estradas cheias de neve da antiga uniao sovietica nao eram exatamente tapetes https //www youtube com/watch v=7n8gcihuyuw o skoda 130lr seda de duas portas costuma ser so mais um dos varios populares disponiveis no regime comunista no entanto a divisao de competiçao da skoda enxergou nele potencial e decidiu prepara lo para ralis e deu certo com preparaçao para render ate 130 cv o 130lr venceu nada menos que 17 ediçoes consecutivas em sua categoria no rac rally do reino unido durante as decadas de 1970 e 1980 em 1984 a skoda aproveitou componentes do 130lr para construir tres exemplares de um prototipo ainda mais competente o 160rs que trocava o quatro cilindros 1 3 por um 1 6 e a carroceria seda por um perfil fastback mais aerodinamico e esportivo o carro seguia todo o regulamento do grupo b para a classe ate 1 599 cm³ mas foi testado apenas em ralis nacionais na antiga tchecoslovaquia o carro andava bem e superava com tranquilidade tempos do 130lr porem ainda em 1984 a skoda voltou atras e cancelou sem mais nem menos o projeto toyota celica twin cam turbo ha inumeros exemplos de carros legais da toyota otimos para quando alguem diz que a fabricante so faz sedas pratas sem graça o toyota celica tct fera niponica que competiu no grupo b de rali na segunda metade dos anos 80 e mais um destes exemplos https //www youtube com/watch v=xhmxfzzxtmi saca so ele nao era tao radical quanto os grandes icones do grupo b nem venceu tantos ralis mas era altamente desejavel como qualquer outro monstro da epoca ao ter traçao traseira 1 020 kg e 395 cv em seu quatro cilindros turbo e de 1983 a 1986 com pilotos como bjorn waldegaarde e juha kankkunen no comando conquistou seis vitorias nos quatro anos em que competiu e o celica tct ainda venceria o rali safari entre 1984 e 1986 alem do rali da costa do marfim de 1985 e 1986 como todo carro que a toyota colocou para competir no wrc incluindo o celica turbo 4wd e o corolla wrc vencedores dos titulos de pilotos em 1993 e 1994 celica e 1999 corolla o celica tct foi totalmente concebido desenvolvido e produzido pela toyota team europe que se tornou toyota motorsports gmbh em 1993 14 anos depois de transferir sua sede de bruxelas na belgica para koln na alemanha
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