ninguem pode dizer que nao tentamos seriamente nao tivemos como treinar ou combinar muito nas semanas e dias que antecederam o evento compromissos pessoais e profissionais de ambos impediram isso e nao se esqueçam existem 220 km entre a casa do exmo editor contesini em taubate e a minha em indaiatuba nao foi meio na raça mesmo nem eu nem ele sabiamos nada a respeito de como funciona um rali de regularidade mas concordamos que valia a pena tentar e aprender pelo menos [caption id= attachment_308954 align= aligncenter width= 999 ] leonardo contesini furiosamente calculando[/caption] conversamos com amigos que ja fizeram coisas do tipo eu fui ao shopping china da minha cidade onde comprei uma prancheta calculadora e dois cronometros tudo pela bagatela de r$ 59 58 alem disso coloquei um suporte de celular extra e alguns cabos de força a mais no porta luvas minha caixa de ferramentas e um litro de oleo fechado no porta malas e considerei me preparado o leo nunca tinha nem visto o chevette de perto; conheceu o alguns minutos antes de navegar 280 km comigo ao volante quando o peguei no hotel em frente ao shopping morumbi em sp ao todo uma receita para dar tudo errado [caption id= attachment_308955 align= aligncenter width= 999 ] foto @italian driver[/caption] um rali de regularidade afinal de contas e algo que muita gente leva muito a serio equipamentos sofisticados muito treino dedicaçao e concentraçao a prova consiste em alem de nao errar o caminho baseado numa planilha que definitivamente nao e tao amigavel como o waze fazer o tal caminho em medias horarias precisas cada segundo a mais ou a menos nos pontos de controle contam pontos; ganha quem tem menos pontos o rally nao exige experiencia tampouco conhecimento sobre o assunto basta um piloto e um navegador com um carro antigo com mais de 30 anos ou um colecionavel se o ano de fabricaçao for posterior a 1992 para ser piloto basta ser motorista habilitado e a idade minima para o navegador e de apenas 12 anos e uma prova em estradas abertas ao publico e portanto claro todas as leis de transito sao respeitadas e tambem um campeonato que ao final do ano tera premiaçao de um campeao tem supervisao da fasp federaçao de automobilismo de sao paulo as medias de velocidade sao baixas para igualar as chances de todos os participantes assim uma toyota bandeirante ou um fusca 1200 tem tanta chance de ganhar quanto um porsche 911 ou um corvette os desafios so sao diferentes o fusca vai precisar de toda sua potencia para manter as medias; o piloto do corvette tem que ficar atento ou passa facil da velocidade estipulada isso tudo eu sei agora claro; ao sair da incrivel largada ao estilo mille miglia historica ao lado do teatro municipal de sao paulo com uma multidao aplaudindo eu e o leo conheciamos zero sobre aquilo aprendemos na marra fazendo a prova de cara ja nos perdemos no centro de sao paulo mas pelo menos a parte de navegaçao o meu navegador pegou o jeito rapido nao nos perdemos mais ja nossas medias horarias nos trechos medidos bem vamos dizer que o chevette nao e um corvette; mas tambem nao era nenhum fusca 1200 segurar a velocidade para as medias estipuladas na planilha por mais que tentassemos de verdade nao deu muito certo piorava o fato de que as estradas que faziam parte do percurso eram simplesmente sensacionais — e vazias na maior parte do tempo uma esticadinha ou outra durante o percurso foi inevitavel mas e ganhar conseguir uma boa colocaçao o objetivo real deste tipo de coisa e claro que o espirito competitivo da maioria faz com que todos tentem ir bem conseguir um lugar no podio uma medalha ou um trofeu tem gente que quer ganhar o campeonato e leva tudo muito a serio claro nos realmente tentamos tambem pelo menos a maior parte do tempo mas eu e o leo estavamos la por outro motivo apoiar a iniciativa de se colocar os carros antigos para andar e mais importante em um clima de festa e amizade o evento em si foi excepcionalmente bem realizado e organizado com o apoio da prefeitura de sao paulo a largada foi bem no centro da cidade ao lado do teatro municipal ao chegar la me senti muito mais chique e importante do que um chevette vira lata deveria se sentir; todo mundo foi recebido com rapidez eficiencia e um lugar legal pra parar o carro [video width= 1920 height= 1080 mp4= https //cdn flatout com br/wp content/uploads/2022/02/vid_20220219_082123078 mp4 ][/video] o que deveriamos fazer em seguida foi nos comunicado eficientemente a vistoria do carro realizada imediatamente zero confusao zero ineficiencia zero duvida todo mundo ali tratado como se fossem as estrelas do evento; claro eramos mesmo mas definitivamente nao e sempre assim em eventos por aqui parecia coisa de primeiro mundo mesmo inclusive com o portal de largada e o tapete vermelho dele me senti no centro de brescia partindo para a mille miglia classica e os carros cada um mais incrivel que o outro a variedade e que chamava a atençao de raros e caros mercedes porsche corvette mustang alfa romeo ate toyotas hilux 4runner e bandeirante; fuscas e tl’s e pumas; e opalas e chevettes ate uma imensa f250 americana com seu big block 460 estava por la uma coisa linda de se ver as duplas eram de irmaos de pai e filho de colegas de trabalho de marido e mulher de namorados e namoradas de amigos todo mundo com um baita sorriso no rosto foi realmente um dia memoravel com um monte de gente colocando o carro na estrada com algum objetivo e no caminho mais surpresas boas estradas lindissimas cheias de curvas e asfalto bom absolutamente vazias e desconhecidas no meio de uma delas numa floresta cheia de curvas uns 20 minutos sem cruzar com ninguem e paisagens belissimas a nossa volta disse leo nao e incrivel existir um lugar assim tao perto de sao paulo se a gente nao sai de casa para eventos desse tipo nunca saberiamos e nas paradas de descanso mais papo bom e risadas lanchinhos entregues na mao instruçoes claras sobre proximos passos muito bom mesmo [gallery ids= 309017 309016 309015 309014 309012 309011 309010 309008 309007 309006 309005 309004 309002 309001 309000 308998 308997 308996 308994 308993 308991 308982 308975 308986 308969 308968 ] a chegada em taubate foi de igual modo outra festa um estacionamento reservado para os competidores logo se tornou uma exposiçao de carros para os visitantes e a cerimonia de premiaçao uma alegria so para os que chegaram em boas colocaçoes e aos que como nos foram tudo menos regulares ficamos em 12° lugar numa categoria de 20 carros mais de 90 carros competiram no total grid completo este evento a primeira etapa do torneio rally classico de sao paulo e uma iniciativa do pedro luiz candido do bruno tinoco da oficina motorfast em sp e do sandro braindib dib os tres entenderam que eventos de automoveis no brasil eram sempre feitos em torno dos carros em exposiçoes estaticas onde eram como trofeus e resolveram que quando os carros deixam de ser estaticos e andam as pessoas se encontram conversam fazem amizades e tem aventuras juntas o foco muda dos carros para as pessoas uma mudança filosofica que tornou tudo mais leve e divertido disse o guilherme murad que ajudou na divulgaçao eles estao reescrevendo como se fazem eventos ao redor de carros por aqui engraçado como dois caras jovens entendem uma coisa sobre este universo muito melhor do que muita gente do ramo e muito mais velha alguns desses caras tem experiencia no assunto ha mais tempo que os dois ali tem de vida mas eles entenderam uma coisa carro antigo e velho e novo e absolutamente todo tipo de carro e a melhor desculpa pra se fazer amigos para se curtir os amigos depois do sensacional motorfastday no autodromo capuava um evento de pista que nao era so um evento de pista eles foram la e fizeram o rally classico sao paulo um rally de regularidade que nao e so um rally e nao so fizeram como fizeram bem do briefing bem feito no dia anterior a largada magistral no teatro municipal de sao paulo com um fenomenal apoio da prefeitura de sao paulo com cara de mille miglia e tapete vermelho pros carros dos lanchinhos na parada neutra a chegada em taubate a estrada e a planilha tudo perfeito sem falhas o que mais ficou da experiencia foi reencontrar velhos amigos e fazer novos um clima excepcional de camaradagem e compartilhamento do prazer de sair de carro por ai eventos de carros nao podem ser sobre carros tem de ser sobre as pessoas mesmo sendo pouco regulares numa prova que premia regularidade eu e o leonardo contesini adoramos participar um dia dentro de um carro afinal de contas e melhor que mesmo o melhor dos dias sem sair do lugar para os de nosso credo o prazer esta em ir a algum lugar; nao importa onde e sim o como dirigir e o que nos move literalmente e toda oportunidade de deixar todo resto para tras e fazer isso por um dia inteiro deve ser agarrada com todas as forças junte isso a encontrar velhos amigos e fazer novos e se tem um dia realmente especial que venham outros
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