em mais de duas decadas de estrada e pistas o lancer evolution se transformou em um dos maiores icones esportivos do nosso tempo ele deixou de ser simplesmente uma serie especial de homologaçao e se tornou uma base versatil aberta para projetos com as mais diversas finalidades — da arrancada a subidas de montanha de track days a ralis amadores o resultado desse status do lan evo foi toda uma cultura de preparaçao e personalizaçao alem de uma demanda por versoes especiais nos ja vimos alguns dos melhores modelos evo preparados do ii ao vii em todo o mundo na primeira parte deste especial do rest in power agora chegou a hora de conhecer os evo viii ix e x mais radicais e impressionantes ja feitos — pela fabrica ou por fas dedicados na cola dos supercarros para comemorar seus 30 anos no mercado britanico em grande estilo a mitsubishi uk decidiu lançar um evolution mais que especial o fq 400 com nada menos que 405 cv em seu dois litros turbinado se o numero e impressionante hoje dez anos depois de seu lançamento na epoca ele conquistou o recorde de veiculo com maior potencia especifica ja produzido em serie para chegar a essa potencia de supercarro — por acaso os mesmos 400 cv da ferrari 360 modena — o lancer evolution passou pelas maos da rampage owen developments e flow race engines e teve seu desenvolvimento liderado por ninguem menos que john easton o chefe da equipe mitsubishi em seu titulo mundial no wrc como em qualquer outro lanevo a preparaçao nao se tratava apenas de extrair potencia mas tambem de manter o carro confiavel [youtube id= 6cm80ahocbq width= 620 height= 350 ] eles usaram como base o lancer fq 330 outra versao baseada no mr produzida para o reino unido o motor ganhou um novo turbo garret novos pistoes omega combinados a bielas da hks — todos de aço forjado o cabeçote passou a usar junta metalica e parafusos da hks que tambem forneceu velas de iridio para alimentar a produçao de mais potencia a bomba de combustivel foi substituida por outra de maior pressao o gerenciamento do motor e feito por uma central da motec capaz de controlar com mais precisao os niveis de pressao do turbo mapeamento da igniçao e injeçao de combustivel a ecu tambem registra velocidade do motor temperatura e pressao do oleo [youtube id= ees2azcdun8 width= 620 height= 350 ] o resultado um 4g63 2 0 de estupendos 405 cv a 6 400 rpm com 49 mkgf de torque a 5 500 a aceleraçao de zero a 100 km/h e um disparo de 3 5 segundos — praticamente a mesma da ferrari f40 — e a velocidade maxima chegava aos 280 km/h o lancer evo viii mais rapido do planeta como vimos na primeira parte deste especial o evo e um carro bastante querido por pilotos de arrancada sua traçao integral baixo peso potencial de preparaçao e robustez mecanica fazem dele um competidor temido nas drag strips uma prova disso e o evo viii 2003 de al friedman mais conhecido como o lancer evo 8 mais rapido do mundo a preparaçao começou com a substituiçao da turbina hks 3037s por uma gt35r mais todo um retrabalho de remapeamento injeçao e igniçao o que elevou a potencia para 676 cv o carro andava bem mas segundo al a potencia e o torque extra faziam o carro destracionar demais e em certas circunstancias ate quebrar as semi arvores traseiras ele chegou a considerar uma reduçao de potencia mas isso nao seria uma atitude racer nao e mesmo e assim começou o upgrade completo do carro para colocar todos os 676 cv no chao ele encomendou um novo conjunto para o eixo traseiro com semi arvores e pontas de eixo mais resistentes projetadas para suportar ate 1 000 cv alem do novo eixo o carro usa suspensao tein flex recalibrada pela fabricante para minimizar a compressao dos amortecedores traseiros pela transferencia de peso nas arrancadas na dianteira o diferencial original foi substituido por um de competiçao feito pela quaife com essa configuraçao al conseguiu um recorde mundial em 2005 completou o quarto de milha 402 m em 9 98 segundos a 222 km/h — o tempo mais baixo registrado ate entao para um evo sem injeçao de oxido nitroso 11 000 vezes por minuto foto speednation sao raros os carros de rua que giram acima de 8 000 rpm especialmente se forem turbo 9 000 rpm entao e coisa para supercarros italianos talvez motores rotativos 10 000 rpm ja e coisa que so vemos em carros de corrida diante disso o que dizer de um lancer evo com seu 2 0 turbo girando 11 000 vezes por minuto esse e o evo ix dos gregos da extreme tuners eles aproveitaram a famosa robustez do motor 4g63t que o torna bastante resistente ao aumento da pressao de trabalho para fazer uma das preparaçoes mais impressionantes ja vistas em um evolution o motor original teve sua cilindrada ligeiramente aumentada para 2 021 cm³ com o aumento do diametro dos pistoes e novos componentes internos feitos sob medida pela propria extreme tuners — todas com ligas de aço ultra resistentes aluminio e titanio foto speednation veja so as valvulas sao feitas de titanio enquanto os pinos dos pistoes sao de cromo molibdenio as bielas sao de aluminio e foram projetadas para preparaçoes de ate 1 500 cv o virabrequim e feito de uma peça unica de aluminio usinada e pesa apenas 10 8 kg — os comandos de valvulas tambem foram feitos com o mesmo metodo as molas de valvula certamente o maior desafio de uma preparaçao que envolva rotaçoes tao altas tambem foram fabricadas especialmente para o projeto e de acordo com a preparadora podem suportar ate 12 000 rpm sem sofrer flutuaçao ate mesmo o enorme turbo 0 76/0 86 foi fabricado pelos gregos para produzir 1 bar de pressao a 11 000 rpm sim a valvula de alivio deste sujeito trabalha demais [youtube id= iyaqskg3wh0 width= 620 height= 350 ] com isso o motor 2 0 passa a produzir 870 cv permitindo aceleraçoes brutais como de 60 km/h a 200 km/h em 5 99 segundos ou de 100 km/h a 200 km/h em 4 59 segundos a preparadora nao divulgou zero a 100 km/h nem a velocidade maxima do carro logicamente o cambio e a embreagem tambem foram reforçados e construidos com peças fabricadas pela propria extreme tuners a embreagem usa plato triplo o volante inercial e de aluminio usinado em peça unica o diferencial traseiro e fundido e projetado para suportar mais de 1 400 cv e a caixa de transferencia e da quaife foto speednation para ajudar a manter essa brutalidade no chao mesmo em rotaçoes inimaginaveis para um evo ele usa suspensao da kw e rodas de 18 polegadas com pneus federal semi slick 245/35 os freios tem 380 mm na frente e 333 na traseira e usam pinças de aluminio usinado de dez pistoes na dianteira e seis pistoes na traseira os gregos tambem sao responsaveis por um outro lancer evo tao famoso quanto polemico trata se do carro do video abaixo — um lancer evo ix com 2 000 cv e capaz de girar 12 000 rpm [youtube id= tb2p1nrvo_i width= 620 height= 350 ] a polemica vem da veracidade do video questionada por uns e defendida por outros em dezenas de sites e foruns em todo o mundo considerando o que vimos deste evo viii acima capacidade de fazer um evo girar alto e andar forte e algo que sobra por la laranja mecanica ate agora ja vimos muitos lancer evo de arrancada subida de montanha rali track days e time attacks o que ainda nao havia aparecido por aqui era um evo de drift o representante da cena drifter e o evo ix de naoto suenaga da team orange uma das principais equipes da serie d1 grand prix do japao este evo 9 drifter foi preparado pela jun auto mechanic do lendario preparador susumu koyama o 4g63 recebeu um kit stroker que aumentou a cilindrada para 2 2 litros e um novo turbo trust td06 25g pressurizando o ar a 1 7 bar para produzir 600 cv a pressurizaçao do turbo e o intercooler foram fabricados a mao pelo proprio koyama san para deslizar de lado este mitsubishi abriu mao do sistema integral traciona somente as rodas traseiras que contam com um diferencial traseiro de deslizamento limitado e bloqueio agressivo e antes disso um cambio holinger sequencial de seis marchas o carro tambem passou por uma dieta de reduçao de peso que eliminou o banco traseiro e substituiu os paineis internos das portas por peças de fibra de carbono na dianteira e absolutamente nada nas portas traseiras com todo o interior removido um par de bancos bride de competiçao e a gaiola de proteçao o evo 9 laranja ficou com 1 250 kg por fora ele ganhou um agressivo bodykit m sport com para lamas ainda mais largos para choques com saidas e tomadas de ar pintura laranja especial e uma asa traseira cusco gt [youtube id= hnqdvzqu4oo width= 620 height= 350 ] sendo um carro de drift ele ganhou um freio de mao hidraulico alem da necessaria valvula de distribuiçao de força de frenagem geralmente estes carros aplicam mais força nas rodas da frente resultando numa quase divisao de tarefas pinças de tras controladas pela alavanca de mao pinças dianteiras mais controladas pelo pedal assim ha mais controle dinamico da atitude da derrapagem controlada aumentando o angulo de ataque travando as rodas de tras ou aplicando motor ou usando a inercia ou reduzindo o sutilmente com o pedal do meio as rodas sao enkei gtc01 de 18x9 5 polegadas na dianteira e 18x10 polegadas na traseira calçadas em pneus yokohama advan neova ad08 255/35 e 265/35 respectivamente para travar a suspensao e reduzir a rolagem — algo essencial no drifting — koyama san instalou coilovers dg 5 desenvolvidos pelo dorikin keiichi tsuchiya o heroi dos games entre os varios lancer evolution da franquia de games gran turismo um deles tem lugar especial na garagem dos fas do jogo e o mitsubishi hks ct230r da hks o carro foi desenvolvido pela famosa fabricante japonesa de componentes de preparaçao para demonstrar o que ela tem de melhor em seu catalogo por isso ele foi criado quase exclusivamente com componentes da marca — boa parte deles tirados do estoque da hks hks ct230r em gran turismo 5 todos os componentes internos — bielas pistoes e virabrequim — sao do kit stroker da hks que aumenta o deslocamento do 4g63 para 2 3 litros as valvulas injetoras com vazao de 820 cm³ ainda sao prototipos e foram adotadas para desenvolvimento do produto o motor tambem recebeu um novo comando de 272 graus nova turbina gt3240 sistema de escape dimensionado e admissao de fibra de carbono com os famosos filtros de ar tipo mushroom em forma de cogumelo estes quatro ultimos da hks tudo e controlado por uma central eletronica f con v pro tambem hks e o conjunto produz 557 cv o foco aqui e uma curva de torque bem plana e precoce e nao numeros absolutos os amortecedores bilstein originais deram lugar a coilovers hipermax ii ss desenvolvidos especialmente para o ct230r e os freios brembo foram trocados por um sistema da endless com pinças de seis pistoes na frente e quatro pistoes na traseira as rodas agora sao advan rgii de 18x10 com pneus advan 265/35 a reduçao de peso e aumento na rigidez tambem receberam tanta atençao quanto o motor todo o interior foi removido e o ct230r recebeu reforços estruturais localizados e uma gaiola homologada alem disso a distribuiçao de peso foi modificada com o deslocamento do posto do piloto que usa um banco concha bride zeta iii para tras mais proximo do centro do carro por falar no escritorio o piloto tem a sua disposiçao uma transmissao sequencial de cinco marchas hks ms controlador de boost e interface de controle do sistema hks camp2 que exibe os parametros e leituras do funcionamento do motor — temperatura da agua e oleo hallmeter pressao do turbo etc [youtube id= xci_anrjv1a width= 620 height= 350 ] por fora o bodykit agressivo foi trabalhado ao longo de centenas de horas para ter funçao aerodinamica e e feito de fibra de carbono apesar do esforço do desenvolvimento a hks nunca pretendeu coloca lo em produçao seriada o motivo apenas a preparaçao custaria mais que um evo novo a unica peça do kit que nao foi desenvolvida pela hks foi a asa gt que segue o padrao dos carros de turismo com as modificaçoes da carroceria e o uso de fibra de carbono o peso ficou abaixo dos 1 110 kg impressionante a maior potencia especifica do mundo em 2014 a mitsubishi uk fez um serie especial de apenas 40 unidades com upgrades mecanicos no ja radical fq 400 seu nome e evo x fq 440 — numero que indica a potencia do 2 0 turbo em horsepower imperial 1 hp = 1 0138 cv isso significa que com 446 cv esta e a maior potencia especifica de todos os tempos em um carro produzido em grande escala — nada menos que 223 cv/l a potencia toda aparecia as 6 800 rpm e o torque de 57 mkgf a 3 100 rpm o modelo foi desenvolvido por john easton chefe da equipe da mitsubishi em seus titulos mundiais no wrc que usou seu know how das competiçoes para extrair tanta potencia extra — quase 140 cv a mais que o modelo basico — do evo x no caso do fq 440 o aumento de potencia veio atraves da adoçao de um turbo hks maior novas valvulas injetoras coletores de escape e admissao da janspeed embreagens especiais e uma reprogramaçao no modulo de controle do motor surpreendentemente todos os componentes internos virabrequim bronzinas pistoes bielas etc e o bloco do motor sao os mesmos do evo de 290 cv para completar o fq440 tem suspensao 35 mm mais baixa molas eibach e freios alcon de maior diametro com a nova potencia o carro e capaz de chegar aos 100 km/h em 4 5 segundos o desempenho e a oferta limitada do modelo causaram uma verdadeira corrida as lojas o fq 440 teve suas 40 unidades esgotadas em menos de 12 horas john easton do brasil nao john easton nao e brasileiro mas o unico lancer que leva seu nome e exclusivo do brasil easton como vimos e o engenheiro ingles por tras dos titulos da mitsubishi no wrc e das versoes mais radicais do evo fabricadas pela ralliart uk o ultimo evo de rua feito por ele foi nada menos que o evo x fq 440 mr la de cima mas pouco antes disso easton e sua empresa mml motorsports responsavel pelo desenvolvimento e construçao do evolution x do grupo n e que tambem desenvolve kits de alta performance foram recrutados pela mitsubishi do brasil para criar outra serie especialissima de despedida [gallery columns= 5 link= file ids= 33249 33246 33242 33245 33244 ] o resultado nao e tao radical quanto seus primos ingleses pois o processo de homologaçao para controle de emissoes no brasil e um tanto restritivo mas as modificaçoes foram mais que suficientes para o lancer evo x john easton merecer um lugar entre os evo mais impressionantes ja feitos ate porque este e um veiculo que ja nasce com status de colecionavel fora o fato de ser uma serie de despedida e o unico lanevo da historia que traz o nome de easton john remapeou o motor 2 0 turbo 4b11 t/c para conseguir um ganho de 50 cv de potencia e 10 7 mkgf de torque resultando em 340 cv a 6 500 rpm com corte de giros a 7 000 rpm e 48 mkgf a 3 500 alem do motor easton tambem trabalhou no mapeamento do cambio dsst de seis marchas e embreagem dupla para obter melhor desempenho com os novos numeros de potencia e torque com o toque de easton o evo x vai do zero aos 100 km/h em pouco mais de cinco segundos — e se voce ficou curioso para saber como ele anda ingo hoffmann mostra da melhor forma possivel [youtube id= oyizhqdgb1c width= 620 height= 350 ] alem das modificaçoes mecanicas o lancer evo x john easton ganhou um tratamento especial no visual ele e identificado pela grade dianteira com acabamento vermelho rodas bbs forjadas de 18 polegadas pintadas de grafite fosco e por uma plaqueta numerada identificando cada uma das 90 unidades — o que tambem faz dele um dos evo mais raros do mundo na traseira um adesivo com a assinatura de john easton deixa clara a autoria da obra o evo x mais rapido de interlagos as preparadoras brasileiras tambem colocaram suas maos no evo x um dos projetos que mais se destaca e o evo x bts500 da bts performance do piloto fernando baptista o batistinha a oficina sediada em sao paulo criou o carro como parte do processo de desenvolvimento de kits voltados ao publico que deseja mais desempenho para provas de aceleraçao e track days foram seis meses de trabalho a preparaçao foi extensa e impressiona pela atençao aos detalhes e qualidade dos componentes [gallery columns= 4 link= file ids= 68877 68875 68874 68869 ] começando por cima o cabeçote foi retrabalhado pela propria bts e recebeu novo trem de valvulas da ams pistoes bielas e virabrequim originais foram substituidos por um conjunto forjado da cosworth enquanto o carter de competiçao e da moroso o turbo original foi substituido por um novo da kinugawa e recebe ar fresco admitido por um coletor de ar frio de carbono com toda a tubulaçao de pressurizaçao feita em aço inox e intercooler ams [gallery columns= 4 link= file ids= 68870 68876 68871 68872 ] como o objetivo era trabalhar com etanol e85 e pressao de turbo entre 1 6 e 1 8 bar a bts tambem redimensionou o sistema de combustivel que passou a usar valvulas injetoras de maior vazao bomba de combustivel aeromotive e flexiveis de aço da aeroquip — alem de um cash tank de inox o sistema de escape tambem foi redimensionado coletor de 1 7/8 fabricado pela propria bts e tubulaçao pos downpipe da tomei feito todo em titanio e com 3 de diametro com as modificaçoes a potencia do 2 0 turbo subiu de 290 cv para 500 cv a nova potencia tambem exigiu modificaçoes no cambio que ganhou um novo kit ssp com novo carter de cambio bomba de oleo externa novas embreagens e novo radiador de maior capacidade tudo para arrefecer a temperatura da caixa no conjunto dinamico a bts instalou novos amortecedores coilover regulaveis da megan racing barras estabilizadoras mais grossas da eibach nos dois eixos buchas de suspensao mais rigidas e fez um trabalho de geometria da suspensao com tudo isso e batistinha ao volante o evo x bts500 cravou 1 46 5 em sua volta mais rapida em interlagos vale notar que este e um carro totalmente montado com vidros forraçoes e equipamentos de conforto como ar condicionado e sistema de som [youtube id= lvnrymp1muw width= 620 height= 350 ] o desempenho brutal seria suficiente para tornar este evo x altamente desejavel mas a bts tambem deu conta do visual do carro instalando tomadas de ar dianteiras e difusor traseiro de carbono splitter frontal de aluminio retrovisores externos de fibra de carbono da apr respiros do capo de aluminio e rodas rays de 18x9 5 polegadas calçadas em pneus yokohama advan neova nos track days o veiculo calça slicks por dentro o volante original foi substituido por um esportivo da sparco e recebeu dois instrumentos auxiliares wideband e manometro de pressao da turbina ambos da aem o evo mais rapido do brasil [youtube id= zrltbxkyuse width= 620 height= 350 ] uma das preparaçoes mais radicais do lancer evo em todo o mundo e brasileira o evo ix de rodrigo corbisier da preparadora g&r racing de sao paulo nao e apenas o segundo mais potente desta lista como tambem e o mais rapido do brasil e de interlagos quando foi adquirido em 2009 este evo ix ainda tinha uma preparaçao mais leve a primeira modificaçao foi um turbo novo da precision trabalhando a 2 2 bar e redimensionamento do conjunto ja rendendo 550 cv na roda depois disso o projeto foi evoluindo foram adotados componentes internos forjados cabeçote retrabalhado comando de 272º pratos e molas especiais para girar ate 9 000 rpm e sistemas de arrefecimento lubrificaçao admissao alimentaçao pressurizaçao e escape note a saida no para choque dianteiro bem ao estilo drag race totalmente reprojetados resultado 900 cv e quase 80 mkfg assim surgiu o red evo que começou sua vida nas pistas de arrancada mas migrou para o universo dos track days faltando pouco para ser um veiculo de competiçao 100% dedicado a dieta seguiu o caminho classico forraçoes carpetes e bancos foram do carro para o deposito da g&r as portas tiveram o miolo removido para ficar mais leves os vidros laterais e traseiro foram substituidos por lexan note o duto naca na janela do piloto para ventilaçao e foram adotados capo splitter frontal tampa do porta malas e asa traseira de fibra de carbono [youtube id= h76sbnoam1o width= 620 height= 350 ] seu melhor tempo em interlagos foi cravado no oktane day de janeiro de 2014 e ate hoje e a melhor marca ja registrada por um lancer evolution 1 43 2 isso e 3 7 segundos a menos que o recorde da stock car no circuito cravado por raul boesel em 2004 como se nao fosse o bastante na speed trap instalada na reta dos boxes o red evo passou a 303 km/h infelizmente o dia do recorde foi tambem o dia em que suas atividades foram temporariamente interrompidas devido a uma trinca do disco dianteiro direito que o levou a entrar em contato com as barreiras de pneus da area de escape do s do senna contudo sua restauraçao esta quase concluida e traz ainda mais modificaçoes kit widebody portas aliviadas rodas rays 18 x 11 com slicks ainda mais largos 305/660 r18 freios brembo gt com discos de 350 mm e gaiola de cromomolibdenio ao padrao anexo j da fia logo mais o red evo mostra suas caras novamente nos track days feito a mao o evo 311rs foi uma serie de 11 unidades construidas artesanalmente pelo campeao norte americano de time attack ryan davis em minneapolis/eua a receita foi inspirada na preparaçao de seu evo de competiçao e envolveu upgrades tecnicos e esteticos em todos os aspectos do carro com uma nova admissao de alto desempenho novo intercooler e sistema de escape completo da ams performance a potencia subiu de 300 para 358 cv e o torque foi para 49 5 mkgf a suspensao usa coilovers jrz rs1 enquanto as rodas sao volk ce28 de 18x10 5 polegadas calçadas em pneus 285/35 por fora o carro ainda ganhou um lip dianteiro jdp asa traseira voltex e uma pintura minimalista com faixas azuis nas laterais [gallery columns= 4 link= file ids= 68928 68927 68925 68613 ] por dentro ryan fez parcerias com a empresa e suede dona da marca de tenis etnies para fazer o revestimento exclusivo para os bancos com um tipo de camurça sintetica chamada e suede tres vezes mais resistente e duravel que a camurça comum caso quisesse ir alem voce poderia comprar o 311rs com os pacotes track spec que inclui coilovers jdp rs pro barra de ancoragem de cintos da ams cintos takata diferencial de deslizamento limitado traseiro da cusco embreagem de plato duplo da carbonetic; ou ainda o track spec + que soma uma gaiola parcial da ams bancos recaro pole position barras de amarraçao na dianteira e traseira da cusco sistema de supressao de incendio bateria aliviada e sistema de audio rockford fosgate como opcional cada unidade custou us$ 49 990 em 2013 e quem nao gostou do carro branco ou nao chegou a tempo de compra lo teve a chance de comprar algo ainda mais radical do piloto o 311rs spec blew com 500 cv de potencia suspensao jrz e rodas rays este custava um pouco mais caro us$ 54 000 o auge da cadeia evolutiva o salao de toquio de 2015 foi marcado por um sabor doce e amargo na boca o concept final e o lancer evolution oficial de fabrica mais agressivo visualmente e o mais potente ja produzido mas como o nome da a entender foi tambem a despedida da mitsubishi para o esportivo sob o capo estava o mesmo 4b11t do evo gsr mas com turbocompressor maior da hks intercooler redimensionado novos sistemas de admissao e escape e ecu recalibrada que permitiram a marca de 480 cv o concept final orgulhosamente apresentava o classico e old school cambio manual de cinco marchas pneus yokohama advan neova e os cobiçados coil overs hipermax iv da hks monotubos de aluminio com 46 mm de diametro e ate 30 niveis de ajuste de amortecimento por fora o concept final era diferenciado do evo gsr por sua pintura em preto fosco grade em preto brilhante e por adesivos hks concept final na parte inferior das laterais o visual sombrio era completado pelas rodas pretas de 19 polegadas da rays mais do que fazer tributo a sua propria historia esta unidade tambem homenageou toda a cultura aftermarket de preparaçao do lancer evolution que sera o assunto do nosso proximo texto do rest in power
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