hoje e terça feira o que significa que a semana esta so começando e que talvez voce ainda nao tenha entrado no pique quer uma forcinha pode contar com a gente que tal uma bela injeçao de animo pelos ouvidos e como isto funciona flatout simples caro leitor o ronco de um carro e a forma mais visceral de conhece lo — depois e claro de dirigi lo pegue dois carros identicos mas troque o sistema de escape de um deles por algo menos restritivo e mais agressivo e veja a mudança em sua personalidade ou melhor ouça [youtube id= agg m28fnzw width= 620 height= 350 ] dois golf gti mk6 o vermelho com escape original e o branco com um sistema dimensionado magnaflow inegavel nao e o golf gti branco nao soa muito melhor pois e — a gente quase esquece que e um quatro cilindros turbinado mas este e so um aperitivo hoje estamos aqui para falar de roncos de carros de rali — para muitos a forma mais radical de automobilismo da para entender em sua era de ouro o campeonato mundial de rali tinha carros de mais de 600 cv acelerando ate o limite em estradas estreitas cheias de curvas traiçoeiras em um piso sem aderencia alguma e deslizando de lado o tempo todo [youtube id= babv07cjc9a width= 620 height= 350 ] o publico nao tinha pudor algum em ficar na beira da pista ou ate no meio dela ate poucos instantes antes de as maquinas passarem tudo para conseguir aproveitar ao maximo a experiencia de assistir a um rali ao vivo — ou ate fotografar e filmar acidentes eram frequentes e nem sempre os envolvidos saiam ilesos pelo contrario foram dois acidentes fatais que trouxeram o fim do grupo b considerado o auge do rali a nivel mundial que tinha um conjunto de regras quase comico de tao permissivo uma competiçao tao insana nao poderia ter uma trilha sonora sem graça e nao estamos falando so do grupo b ou do wrc mas do rali em geral provas regionais especialmente as que acontecem no leste europeu provam que o espirito do rali continua muito vivo — basta lembrar de todos os videos incriveis de carros acelerando em estagios na polonia na romenia ou na russia nem sempre a estrutura ou os carros acompanham mas o nivel de competitividade e de barulho e sempre alto [youtube id= 0yymkfxy ou width= 620 height= 350 ] sendo assim nada mais justo que celebrar os sons do rali com uma coletanea de videos que tragam apenas o ronco dos carros de rali — nada de narraçao ou musica e que tambem vao te fazer acordar de uma vez por todas nesta gelada terça feira bora [youtube id= zpfy27_yeyw width= 620 height= 350 ] falando em motores de quatro cilindros turbinados e dificil superar este o 1 8 turbo de mais de 300 cv do lancia delta integrale hf a lancia começou a competir com ele logo apos o fim do grupo b e isto seria meio broxante se o delta nao tivesse se tornado o maior campeao do wrc em todos os tempos — foram 46 vitorias e seis titulos consecutivos entre 1987 e 1982 so escuta [youtube id= lmb_htuilha width= 620 height= 350 ] antes do lancia delta porem quem dominava tudo era este cara o audi quattro — nada menos que o responsavel por tornar a traçao integral algo essencial no mais alto nivel do rali seu primeiro titulo foi conquistado em 1982 e o segundo em 1984 no entanto ele colecionou 23 vitorias entre 1981 e 1985 a versao mais radical o sport quattro s1 tinha um entre eixos ridiculamente curto e um cinco cilindros de 2 5 litros com turbo cabeçote de vinte valvulas e pelo menos 450 cv — fala se em uma potencia maxima de quase 800 cv [youtube id= d2olscu1tfc width= 620 height= 350 ] a ferrari quase colocou a 308 para competir no wrc nos anos 1980 mas na decada anterior outro bolido com motor de maranello fez historia no mundial de rali o stratos campeao de 1974 a 1976 que usava um v6 dino de 2 4 litros com comando duplo nos cabeçotes que eram e aluminio bloco de ferro fundido 65° entre as bancadas de cilindros e algo entre 275 cv e 320 cv na versao de competiçao o ronco e inegavelmente italiano — os devoradores de macarrao realmente sabem fazer motores v6 [youtube id= qlw_hnlgmam width= 620 height= 350 ] isto nao quer dizer porem que eles nao davam chances para outros tipos de motores o lancia 037 sucessor do stratos tinha um quatro cilindros de dois litros projetado por aurelio lampredi com cabeçote de 16v compressor mecanico volumex e no carro campeao de 1983 o ultimo com traçao traseira a vencer o wrc cerca de 320 cv no video quem comanda a fera e o onipresente walter rohrl [youtube id= y8pqppzomtw width= 620 height= 350 ] que neste outro video demonstra suas habilidades ao volante do audi quattro mais uma vez o cara e realmente um monstro o carro idem [youtube id= btmj_y5vhzq width= 620 height= 350 ] agora se o lancia 037 tinha um compressor mecanico e venceu o titulo de 1983 do wrc o lancia delta s4 seu sucessor era ainda mais louco a base era a mesma do lancia 037 porem com traçao integral carroceria que lembrava um lancia delta e motor com compressor mecanico e turbo ao mesmo tempo — o famoso dual charged com dois litros de deslocamento o quatro cilindros entregava no minimo 500 cv [youtube id= qgou6tebiha width= 620 height= 350 ] avançando bastante no tempo e mudando de pais o porsche 911 tambem manda bem nos ralis olha so este gt3 rs da geraçao passada 997 colocando o flat six para trabalhar — estamos falando de pelo menos 3 6 litros e 415 cv pelo menos [youtube id= fg tnj3en5u width= 620 height= 350 ] mas voce quer algo realmente insano entao confira estes pouco mais de 30 segundos de ari vatanen no comando de seu ford escort rs1800 preto no rali de isle of man o homem nao precisa de mais que isso para nos deixar boquiaberto com sua ousadia ao volante — e nem o ronco do motor 1 8 que mesmo sem qualquer tipo de induçao forçada entregava quase 300 cv tudo isso no inicio dos anos 1980 [youtube id= bwvdfvliiqq width= 620 height= 350 ] e que tal um carro de rali com motor de supercarro foi o caso do metro 6r4 que nao ganhou nada mas fez historia ao ser um fracasso no grupo b mas depois ceder seu motor ao impressionante jaguar xj220 no metro o motor v6 tinha tres litros virabrequim feito sob medida carburadores weber e ate 410 cv no jaguar ele passou a deslocar 3 5 litros ganhou dois turbos e 550 cv — suficientes para dar ao xj220 o titulo de carro mais veloz do mundo por alguns meses como contamos aqui [youtube id= vhab6knv7pa width= 620 height= 350 ] mas vamos deixar as lendas um pouco de lado e falar de carros humildes o lada laika por exemplo pode se tornar um grande carro de rali com a dedicaçao da pessoa certa — estes monstrinhos aqui em sua maioria com motores de 1 8 litro turbinados provam que estamos falando a verdade [youtube id= iflqkb_4sqg width= 620 height= 350 ] a pergunta e como fazer uma coletanea de carros de rali sem a presença do subaru impreza impossivel — ainda mais quando estamos falando da primeira geraçao e do lendario colin mcrae que fez historia ao volante do impreza wrc 555 o motor e um flat four turbinado de dois litros e mais de 300 cv o ronco e simplesmente inconfundivel e para nos uma escolha mais do que justa para fechar esta seleçao pronto pode começar o seu dia
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