FlatOut!
Image default
Car Culture Top

Os melhores carros para dirigir pelo resto da vida

Sabe por que passamos tanto tempo decidindo que carro queremos comprar? Por que a gente esquece que não precisa ter um só carro a vida toda. Mas e se a gente tivesse? Como escolher o carro perfeito para nunca mais dirigir outro?

Para tentar matar esta dúvida, perguntamos aos leitores quais seriam suas escolhas. É uma pergunta difícil de responder, e pode apostar que não foi fácil chegar a estes dez candidatos — que você vai descobrir quais são agora!

 

Volvo P1800S

carros-vida (1)

O belo cupê é um dos maiores ícones automotivos suecos, e não é por acaso. Além de ser muito bonito, seus motores de quatro cilindros em linha eram tão robustos que um exemplar de 1966 já rodou mais de 3 milhões de milhas, ou 4,82 milhões de km. O responsável pelo feito foi o nova-iorquino Irv Gordon, que já dirigiu por todos os Estados Unidos e por cinco países da Europa, completando as 3 mil milhas no Alasca.

carros-vida (2)

Se um carro é capaz de rodar tanto tempo, é a escolha natural para ser seu companheiro de lata a vida toda. E você ainda pode optar pela perua 1800ES, que é um dos carros mais bonitos já feitos no mundo e é ainda mais prática.

 

Porsche 911

carros-vida (1)

A esta altura você já deve ter sacado que, se você quiser um carro para a vida toda, pode ser uma boa ideia procurar um clássico. Ainda que possa ser difícil encontrar peças de acabamento ou realizar reparos mecânicos, a natureza mais analógica dos carros antigos vai te salvar de muitos problemas, acredite. E, se for para comprar um clássico, boa parte dos leitores concorda que o 911 clássico, de primeira geração, é uma das melhores escolhas.

[vimeo id=”57909173″ width=”620″ height=”350″]

Por quê? Porque ele é bonito, tem história (quem não quer um carro com história) e esportivo. A tração é traseira, sua mecânica não é um bicho de sete cabeças e ele até que é prático para pegar a estrada. O porta-malas é pequeno demais? Não — é você que está exagerando na bagagem.

 

Fiat Uno Mille

fiat_mille_sx_5-door_6

“Uno, FlatOut? Sério?” Sério. Primeiro: ele foi um dos mais votados por vocês. Segundo: concordamos totalmente! Quando se pensa em ter um carro só para a vida toda, talvez seja uma boa ideia deixar o desempenho em segundo plano e pensar na economia de combustível, nas vagas apertadas, no custo de manutenção… e o Uno é um belo exemplo de como os italianos valorizam estas coisas em seus meios de transporte de uso diário.

As linhas retas da carroceria garantem que nenhum centímetro de espaço do lado de dentro seja desperdiçado, a área envidraçada enorme deixa o interior claro e arejado e o consumo de combustível é para lá de razoável. Além disso, não precisa ficar se lamentando: o bichinho, com sua suspensão independente e motor que gosta de girar, tem potencial de sobra para divertir.

 

BMW 1M Coupe

mcou

Agora, talvez você queira passar a vida toda com um carro que te coloque um sorriso no rosto toda vez que você anda nele, mesmo que seja para ir comprar pão. Você quer potência de sobra, câmbio manual, tração traseira e visual invocado, e que o carro seja bom para uso diário e para a pista. A solução pode ser o BMW 1M Coupe.

Usando como base a primeira geração do Série 1, o 1M Coupe só não se chama “M1” por causa daquele outro M1 da década de 1970 — a BMW não queria que o sucessor de seu primeiro supercarro fosse um compacto de proporções esquisitas e motor na frente. Mas isto não significa que o 1M, com seu seis-em-linha biturbo de três litros e 340 cv acoplado a uma caixa manual de seis marchas, não seja um representante digno da divisão Motorsport e um belo exemplo de como um carro para entusiastas deve ser. Ah, e pode ter certeza: seu visual vai envelhecer muito bem.

 

Honda NSX

4883139334_5ba186f327_b

OK, o NSX não é o carro mais prático do mundo — só dois lugares, motor central-traseiro, blá, blá, blá —, mas se você não pretende constituir uma família ou dar carona pra todos os seus amigos, o Honda NSX é o mais próximo de um supercarro para usar a vida toda que você pode querer.

Além de ter um confiável motor V6 de 3,2 litros e 280 cv com comando de válvulas variável, ele tem um porta-malas razoavelmente grande (posicionado atrás do compartimento do motor), ergonomia surprendentemente confortável e, cara, foi este carro que inspirou a dinâmica do McLaren F1. E, se você quiser mesmo ter uma mulher e filhos, nada te impede de alugar um carro toda vez que for viajar com eles, certo?

 

Audi RS2 Avant

audi_rs2_1_1

Agora, se espaço interno e lugar para a família toda for mesmo imprescindível, todo entusiasta já sabe que o carro certo é uma perua. E, se for esta perua o carro que você vai dirigir pelo resto dos seus dias (e você não quiser trapacear alugando outro carro), é bom que seja uma bela perua.

Nesse aspecto, é difícil superar a Audi RS2 Avant — afinal, ela tem um cinco-cilindros turbo de 315 cv a 6.500 rpm e 41,7 mkgf de torque a 3.000 rpm, câmbio manual e teve boa parte de seus sistemas desenvolvidos com a ajuda da Porsche — freios, suspensão e até as rodas. A manutenção não é tão complicada assim, mas você provavelmente vai querer começar um estoque de componentes para o futuro. Na verdade, é uma boa ideia para qualquer modelo desta lista. Até o Uno.

 

Subaru Impreza WRX hatch

wrxxx

Lembra quando dissemos que uma das nossas sugestões era o Lancia Delta HF Integrale por seu motor turbinado, pela tração integral, pela praticidade de ser um hatch de quatro portas e por sua herança nos ralis?

Com o Impreza WRX hatch é a mesma coisa mas, em vez de um carro italiano dos anos 80/90, você está levando para casa um carro japonês bem mais moderno e, assim, mais confiável — algo importantíssimo em um carro que você usará por décadas. Além disso, o ronco do motor boxer não é dos piores de se ouvir a vida toda.

 

Land Rover Defender

land_rover_defender_90_heritage_4

Você sabe quais serão todos os caminhos que percorrerá ao longo da sua vida? Sabe se a estrada está em boas condições, ou mesmo se existem estradas que te levam até onde você quer ir? É claro que não. E é por isso que talvez seja uma boa ideia não arriscar e comprar um Land Rover Defender. Eles são indestrutíveis, estilosos e cheios de história.

E você ainda pode escolher entre várias opções de carroceria — entre eixos longo e quatro portas (Defender 110), entre-eixos curto e duas portas (Defender 90) e até uma picape. Em último caso, dá para passar uma ou duas noites nele.

 

Qualquer muscle car americano clássico

image-2925

Nós até tentamos escolher um, como o editor-chefe Juliano Barata fez no post da pergunta, mas é difícil: os fãs de muscle cars estão entre os mais apaixonados e, sinceramente, todos estão certos em defender o Ford Mustang, o Chevrolet Camaro ou o Dodge Challenger — isto só para ficar nos três mais emblemáticos.

Todos eles trazem a combinação mágica — V8 na dianteira, tração atrás e um carisma tão grande que a gente nem liga se o câmbio é manual ou automático. Todos são estilosos, têm presença para quem os observa de fora e espaço para quem viaja dentro deles. Alguns são bem confortáveis, também. Temos certeza que ninguém, NINGUÉM aqui reclamaria se tivesse que passar a vida toda dirigindo um muscle car. Estamos errados?

 

Volkswagen Kombi

kombi (2)

Na verdade todo Volkswagen a ar poderia ser um bom carro para ter a vida toda — diga o que quiser, eles têm manutenção descomplicada, você encontra e sempre irá encontrar peças a rodo (algumas até melhores que as originais) e sempre haverá um mecânico que saiba mexer neles. Isso se você mesmo não decidir usá-lo como escola de mecânica sobre rodas.

Dito isso, a Kombi nos parece o melhor para ser o único carro da sua vida. E temos uma boa razão: dá para morar nela — e há quem realmente o faça, na verdade. Difícil competir com isso.

 

Agora, como já dissemos, esta foi uma pergunta bem difícil de responder, e assim a gente até já sabe que alguns vão adorar a lista enquanto outros vão discordar de quase todos os escolhidos. Mas não se preocupe — a área de comentários está aí, para quem quiser se manifestar!