ha alguns dias perguntamos a nossos leitores quais eram os carros turbinados de fabrica mais legais ja produzidos ontem 27 trouxemos a primeira parte da lista com as respostas agora chegou a hora da segunda e ultima parte — que voce vai conferir a seguir subaru wrx sti 22b sim existiram outros wrx mais potentes e velozes que 0 22b mas e dele o espaço nesta lista e com honra depois de seis anos recebendo atualizaçoes praticamente anuais em 1998 o impreza wrx sti de primeira geraçao alcançou seu apice apenas 424 unidades do sti 22b foram produzidas em 1998 400 para o japao e 24 para exportaçao e elas custavam tres vezes o preço de um sti comum alem da desejavel combinaçao de carroceria de duas portas pintura azul blue mica e rodas douradas o wrx sti 22b tinha um belissimo motor o ej22 era um boxer com deslocamento ampliado para 2 2 litros de 1 994 cm³ para 2 212 cm³ a potencia declarada era de 280 cv na pratica bem mais perto dos 300 cv o sti comum tambem tinha 280 cv mas eles chegavam 400 rpm no 22b — 6 000 rpm contra 5 600 rpm o torque maximo aumentava de 29 6 mkgf para 36 7 mkgf [youtube id= 1rksc3y3v00 width= 620 height= 350 ] e por que ele se chamava 22b por causa do motor ej22 e dos amortecedores bilstein lancer evolution x fq 440 se o wrx esta nesta lista pelo apelo emocional e pelo fato de ser um classico o lancer evolution seu eterno rival contra ataca com força bruta conhecemos e lamentamos o fato de que o lancer evolution x e o ultimo de sua vitoriosa linhagem mas ao menos ele entrara para a historia destinado a tornar se um futuro classico e herdeiro de uma bela historia nos ralis [youtube id= swmrdynu99w width= 620 height= 350 ] contudo se for para escolher um evo que seja o mais feroz de todos estamos falando do evo x fq 440 que traz no nome seu maior motivo de orgulho os 446 cv de seu 2 0 turbo que dao a ele a maior potencia especifica de todos os tempos em um carro produzido em serie — nada menos que 223 cv/l a potencia toda aparecia as 6 800 rpm e o torque de 57 mkgf a 3 100 rpm a potencia extra quase 140 cv a mais que o modelo comum era conseguida atraves de um turbo hks maior novos injetores coletor de escape esportivo e uma reprogramaçao no modulo de controle do motor com isto o carro e capaz de chegar aos 100 km/h em 4 5 segundos para completar o fq440 tem suspensao 35 mm mais baixa molas eibach e freios alcon superdimensionados lançado no fim de 2014 o fq 440 teve 40 unidades fabricadas todas esgotadas em questao de dias mas o problema maior e o seguinte todas elas foram vendidas no reino unido porsche 991 turbo seria imperdoavel a ausencia de um porsche nesta lista — tecnicamente o ruf ctr yellowbird nao e um porsche lembra mas qual considerando que o 959 foi nossa sugestao so nos resta uma opçao o porsche 911 turbo da atual geraçao tambem conhecido como porsche 991 como acontece desde 1975 quando seu patriarca o 930 foi lançado o 991 turbo s e o modelo mais potente e caro da linha tambem como seu antecessor o 991 mantem as caracteristicas essenciais do 911 entre elas o motor pendurado na traseira diferentemente dos 911 antigos que tinham dinamica para la de arisca graças a traçao traseira e ao peso sobre as rodas de tras — que renderam ao 930 o apelido de widowmaker o fazedor de viuvas — o 991 turbo s dobra as leis da fisica algo que a porsche ja se habituou a fazer nos ultimos anos com o uso de aluminio e aço de alta resistencia a distribuiçao de peso hoje e bem proxima do ideal alem disso um novo transeixo permitiu que as rodas traseiras fossem deslocadas 76 mm para tras em relaçao ao motor melhorando o comportamento do carro nas curvas [youtube id= jyplntdqpj8 width= 620 height= 350 ] mas a porsche foi alem disso o 991 turbo s tambem ganhou um diferencial com vetorizaçao de torque para garantir melhor tracionamento e um engenhoso sistema de esterçamento ativo das rodas traseiras explicamos como ele funciona aqui que ajudam a traseira a se manter firme e estavel nas curvas resultando em um desempenho geral ainda melhor o flat 6 de 3 8 litros turbinado produz 560 cv a 6 500 rpm e 71 4 mkfg entre 2 100 e 4 250 rpm e nao pense que o pico de potencia vem logo antes do limite de giros o ponteiro sobe ate 7 100 rpm para empurrar o carro do zero aos 100 km/h em 3 1 segundos antes de leva lo ate os 318 km/h lancia delta hf integrale evoluzione ii se for para colocar uma lenda do wrc nesta lista que seja o carro que mais venceu temporadas em todos os tempos o lancia delta hexacampeao do mundial de rali as versoes de competiçao eram variaçoes de um mesmo tema motor 2 0 turbo de cerca de 300 cv traçao integral com tres diferenciais e na maioria das vezes uma bela pintura da martini racing contudo quando falamos dos modelos de rua feitos para homologar os carros de rali fica mais facil apontar o melhor de todos trata se da ultima evoluçao do hot hatch da lancia o delta integrale hf evoluzione ii de 1993 se o primeiro modelo de traçao integral o delta hf 4wd tinha oito valvulas e 165 cv o evoluzione ii trazia um cabeçote novo de 16 valvulas; injeçao multiponto sequencial; e um novo turbocompressor garrett com arrefecimento liquido e regulador eletronico de pressao [youtube id= pi 8ih5xjw width= 620 height= 350 ] era o bastante para entregar 215 cv e 32 mkgf de torque sendo capaz de levar o delta hf integrale evoluzione ii aos 100 km/h em 5 7 segundos com maxima de 220 km/h definitivamente nao e nada mau para um motor 2 0 fabricado ha 22 anos toyota supra turbo mk4 o supra e adorado pelos entusiastas desde os anos 70 que era apenas uma versao do toyota celica feita para encarar de frente o emblematico nissan 240z mas foi nos anos 1990 que ele se tornou uma lenda mais precisamente em 1992 com a chegada da quarta geraçao apesar de ser um esportivo de motor dianteiro e traçao traseira o supra mk4 tinha tudo para encarar de frente supercarros bem mais caros o segredo estava no seis em linha biturbo da versao mais potente o famos 2jz seis em linha de tres litros que com a ajuda de dois turbocompressores entregava 280 cv mas esta era a potencia declarada respeitando um acordo informal entre as fabricantes de automoveis — na pratica a potencia passava dos 300 cv era o suficiente para chegar aos 100 km/h em 4 6 km/h e cumprir o quarto de milha em 13 1 segundos a 175 km/h com velocidade maxima de 285 km/h [youtube id= afq1egmxjbi width= 620 height= 350 ] mas nao acaba por ai o 2jz e famoso por ser um motor muito mais resistente do que o necessario para suportar 300 e poucos cv para a alegria das preparadoras trocando apenas os perifericos como turbocompressores coletores e filtros e possivel dobrar esta potencia sem a necessidade de substituir os componentes internos por outros mais reforçados nao e a toa que a maioria esmagadora dos subra turbo produzidos entre 1992 e 2002 foi modificada e muitos deles foram destruidos em competiçoes por isso e praticamente impossivel encontrar um exemplar original hoje em dia audi rs2 avant se hoje a audi e famosa por suas peruas esportivas de traçao integral e por causa do rs2 avant a perua baseada no audi 80 foi produzida entre 1994 e 1995 e foi o primeiro modelo rs da marca seu cinco cilindros turbo de 2 2 litros entrega 319 cv a 5 800 rpm e 41 8 mkgf de torque a 3 000 rpm — suficientes para chegar aos 100 km/h em 4 8 segundos com maxima de 262 km/h em 1995 a revista britanica autocar mediu a aceleraçao de 0 a 30 km/h do rs2 em 1 5 segundo — mais rapido que o mclaren f1 [youtube id= ndvq_pnv67w width= 620 height= 350 ] mas grande barato da rs2 em relaçao ao modelos que vieram depois mesmo os mais potentes e o fato de a porsche ter ajudado no projeto e nao estamos falando apenas da preparaçao no motor que incluiu um turbo maior novos coletores de escape injetores de alta vazao e outras coisas mas da propria montagem do carro os componentes eram todos fabricados pela audi mas a rs2 era montada pela porsche na planta de rossle bau em zuffenhausen — a mesma que entre 1986 e 1989 produziu o porsche 959 nissan gt r nismo se a toyota quis brigar com os supercarros ao lançar o supra turbo de quarta geraçao a nissan fez o mesmo com o gt r o chamado godzilla e sucessor da mitica linhagem do skyline gt r que começou no fim dos anos 60 com o hakosuka e terminou em 2002 com o skyline gt r r34 que tinha um seis em linha biturbo de 2 6 litros e mais de 300 cv [gallery columns= 4 link= file ids= 3498 3488 3465 3460 ] o gt r rompeu com a tradiçao ao adotar um v6 biturbo de 3 8 litros o vr38dett quando foi lançado em 2007 o gt r tinha 485 cv mas atualmente sua potencia e de 545 cv a 6 400 rpm com torque de 64 mkgf a 6 000 rpm o bastante para chegar aos 100 km/h em menos de tres segundos com maxima de 315 km/h com traçao integral e eletronica avançada e um dos carros mais velozes da atualidade mesmo pesando quase 1 8 toneladas [youtube id= ms3jpstxwne width= 620 height= 350 ] gt r nismo nurburgring nordschleife em 7 08 o gt r mais incrivel de todos porem e o modelo nismo alem de ser mais potente com 600 cv e 66 5 mkgf o gt r nismo e 17 kg mais leve e tem suspensao retrabalhada com uma barra estabilizadora oca de 17 3 mm dutos de ventilaçao para os freios novo conjunto aerodinamico e rodas de 20 polegadas de aluminio forjado a transmissao de dupla embreagem e seis marchas acredite e exatamente a mesma do gt r comum
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