no começo desta semana a bmw lançou seu mais novo cupe esportivo o m2 o compacto talvez tenha sido o modelo mais aguardado da marca nos ultimos anos e essa ansiedade generalizada pode ser facilmente explicada quando voce deixa um pouco de lado seus numeros e dados de desempenho e observa melhor suas dimensoes e acima de tudo sua premissa basica ele e musculoso e tambem nao e muito leve mas olhe bem para seu perfil o motorista sentado no meio do carro a traseira truncada um motor potente na frente para girar as rodas de tras ele e um carro que so de olhar deixa claro que sera rapido e divertido exatamente o que voce deve ter pensado quando viu o m3 e30 por exemplo e isso nos leva a uma hipotese ja levantada por outros sites e muitos fas a bmw esta fazendo o mesmo carro ha quase 45 anos desde o lançamento do 2002tii em 1972 que pesava pouco mais que uma bratwurst e tinha 140 cv produzidos por seu m10 2 0 com injeçao mecanica kugelfischer a fabricante bavara mantem em seu catalogo um modelo com as mesmas caracteristicas que transformaram o 2002tii em um dos grandes carros de sua epoca baixo peso dimensoes compactas dinamica afiada e precisa e um motor suficiente para te fazer querer passar a vida ao volante talvez isso nao fique muito claro ja que a neue klasse se transformou na serie 3 e depois ja neste seculo 21 os modelos de entrada passaram a ser as novas series 1 e 2 mas se voce pensar nas caracteristicas desses modelos deixando de lado seus nomes de batismo vera que eles formam uma linhagem de esportivos que se mantem completamente fiel as suas origens mas quais sao esses modelos e o que veremos na primeira parte desta lista de cupes mais legais da bmw que nao sao o m3 bmw 2002ti e 2002tii o bmw 2002 foi simplesmente o inicio dessa historia — e foi criado quase por acaso ainda nos anos 1960 o diretor de planejamento de produto da bmw helmut werner bonsch circulava pela alemanha com um bmw 1600 2 a versao duas portas e com motor 1 6 do neue klasse sendo um gearhead funcionario da bmw e claro que seu 1600 2 nao era um modelo qualquer mas sim um exemplar equipado com o motor 2 0 do seda 2000 enquanto isso no departamento de engenharia alex von falkenhausen designer do motor m10 tambem usava um 1600 2 como transporte pessoal como outro bom gearhead ele tambem achou que seria uma boa ideia colocar o motor 2 0 na base leve so 920 kg do 1600 2 mas diferentemente do que voce esta imaginando eles nao combinaram de fazer a modificaçao juntos cada um chegou a ideia de uma forma diferente mas quando perceberam que o resultado havia sido o mesmo eles viram potencial na ideia e prepararam uma proposta de produçao de um 1600 2 2 0 e a levaram ao conselho administrativo da bimmer o acaso da historia e que enquanto a dupla preparava a proposta para levar aos chefes o representante da bmw nos eua max hoffman pedia a fabrica uma versao esportiva do 1600 2 para o mercado americano ou seja o planejamento de produto a engenharia e um executivo de vendas queriam essa versao mais potente nao seria uma questao de decidir se o carro seria feito mas sim quando ele seria lançado em 1968 a bmw lançou o novo 2002 oferecido em duas configuraçoes uma basica de 102 cv e carburaçao simples; e outra mais potente com taxa de compressao mais elevada e carburaçao dupla com 122 cv e batizada 2002ti este ultimo era capaz de chegar aos 100 km/h em 9 7 segundos e acelerar ate os 182 km/h — lembre se de que estamos falando de um carro com pneus 165/70 r13 de 1968 em 1972 a bmw trocou os dois carburadores do 2002ti por uma injeçao mecanica kugelfischer com ela o carro ganhou mais um i no nome e a potencia ganhou 10 cv e assim o 2002tii passou a acelerar de zero a 100 km/h em 9 5 segundos e chegar aos 190 km/h [youtube id= qrzrpnd7yr4 width= 620 height= 350 ] a receita se mostrou acertada com a nova potencia e ainda mantendo seu baixo peso o 2002 inaugurou uma nova categoria de carros — os esportivos compactos na epoca a bmw estava em uma posiçao intermediaria no mercado seus carros eram mais caros que os volkswagen mas nao eram tao luxuosos quanto os mercedes o 2002 ajudou a bmw a criar sua identidade propria de carros com enfase na esportividade algo que a marca traz consigo ate hoje bmw 3 0 csl nos anos 1960 antes da criaçao da bmw motorsport atual bmw m quem colocava os carros da fabricante para disputar corridas de turismo e subida de montanha por toda a europa era a alpina na epoca a mais famosa preparadora de bmw da alemanha entre os carros que a equipe usava estava o 3 0cs a versao mais potente dos cupes da neue klasse com um motor 3 0 de 180 cv carburaçao dupla ou 200 cv injetado ele foi suficiente para conquistar o titulo europeu de turismo e as 24 horas de spa mas precisaria de uma evoluçao para se manter competitivo em 1971 por isso a alpina pediu a bmw que desenvolvesse uma versao mais leve do modelo a fabricante designou o trabalho a uma divisao especial que alguns anos mais tarde se tornaria a bmw motorsport esse engenheiros usaram chapas de aço mais finas na carroceria removeram boa parte do isolamento acustico do carro e trocaram as janelas de vidro por acrilico [youtube id= gg50xauaj7c width= 620 height= 350 ] a dieta nao parou por ali portas capo e tampa do porta malas foram substituidas por peças de aluminio e a direçao hidraulica voltou para a prateleira junto com as maquinas de vidro eletrico alem da reduçao de peso o modelo tambem ganhou um conjunto aerodinamico com barbatanas no topo dos para lamas dianteiros spoiler dianteiro e barbatanas nas bordas do deque traseiro que tambem serviam de suporte para a asa do carro como curiosidade a asa nao vinha instalada no carro mas apenas entregue desmontada dentro do porta malas o motivo a lei alema nao permitia o dispositivo nas ruas na epoca do lançamento com 1 165 kg e 206 cv produzidos pelo seis em linha de tres litros o 3 0 csl era capaz de ir de zero a 100 km/h em 6 8 segundos e a maxima de 218 km/h bmw 2002 turbo voce nao achou que o papel do 2002 na formaçao da imagem esportiva da bmw acabaria com o 2002tii de 132 cv nao e mesmo antes de sair de cena para dar vez a serie 3 o 2002 ainda ganhou uma versao mais do que especial que estreou no salao de frankfurt de 1973 ja como um marco historico o 2002 turbo ele foi o primeiro esportivo turbo da historia e nasceu depois que os planos de transformar o conceito bmw turbo de paul bracq foi engavetado novamente os engenheiros da bmw pegaram a versao mais potente do 2002 desta vez a tii e adicionaram um turbo kuhnle koop & kausch mais conhecido como kkk novos freios de maior diametro e um diferencial de deslizamento limitado com o turbo a potencia subiu mais 40 cv chegando a 170 cv que ajudaram a levar o 2002 turbo aos 100 km/h em apenas 6 9 segundos — um numero impressionante na epoca — e a maxima de 211 km/h foto autoclasico/flickr por fora ele era identificado pelos alargadores nos paralamas e pelo spoiler dianteiro pintado nas cores da recem criada divisao motorsport e com o nome turbo escrito de forma espelhada — algo que nos parece uma certa forma de intimidar donos da faixa esquerda contudo a imprensa alema da epoca e os defensores da segurança viaria nao acharam muita graça e pressionaram a bmw a remover os dizeres nos carros vendidos ao publico e claro que todo mundo acabou colocando o letreiro por conta propria [youtube id= jyw72atlf9k width= 620 height= 350 ] a carreira do 2002 turbo parecia promissora mas houve dois pequenos problemas em seu caminho o primeiro foi a crise do petroleo que fez o preço dos combustiveis disparar o segundo e que o turbo kkk tinha um lag imenso de funcionamento tornando o 2000 turbo muito arisco e imprevisivel no fim das contas a bmw produziu apenas 1 672 unidades do 2002 turbo e encerrou sua produçao no ano seguinte em 1974 bmw 333i em 1985 os executivos da bmw da africa do sul estavam com um pequeno problema nas maos os compradores nao estavam contentes com o desempenho do 325i versao mais potente do serie 3 vendida ate entao logicamente eles sabiam que o m3 estava a caminho mas nao quiseram esperar a conclusao do desenvolvimento esportivo e decidiram resolver o problema por conta propria [youtube id= ifi0foaz6fa width= 620 height= 350 ] eles pegaram o 325i e deram a ele o motor 3 2 seis em linha encontrado nos modelos 533i 633csi e 733i — sim e um serie 3 com motor de serie 7 depois entraram em contato com a alpina e pediram um pacotao de equipamentos que incluiu as rodas de 16 polegadas pomo da alavanca de cambio volante de tres raios painel de instrumentos coletor de admissao e discos de freio ventilados o resultado foi o bmw 333i com 197 cv a 5 500 rpm e 29 mkgf a 4 300 — suficiente para levar o cupezinho aos 100 km/h em 7 2 segundos e velocidade maxima de 231 km/h — desempenho bastante proximo do m3 e30 porem um ano antes do esportivo ser lançado entre 1985 e 1987 foram fabricados apenas 204 exemplares do 333i o que por si ja o torna o carro mais raro desta lista contudo por nao serem m3 eles eram mais baratos e por isso foram usados por pilotos amadores na africa do sul o que certamente diminuiu ainda mais o numero de exemplares sobreviventes bmw 135i em 2004 a bmw criou uma nova serie de entrada para sua linha posicionada abaixo da serie 3 a nova serie 1 era formada por um par de hatches duas e quatro portas e um cupe de tres volumes o cupe podia ser equipado com praticamente todos os motores oferecidos para o restante da linha — de um 1 6 de quatro cilindros a um 3 0 seis em linha de 230 cv a unica exceçao era o 3 0 de 265 cv do 130i [youtube id= 1r rjnc8rnc width= 620 height= 350 ] isso porque a bmw reservou ao cupe uma versao mais radical deste motor — e um nome exclusivo 135i em vez da aspiraçao natural do 130i o seis em linha recebeu um par de turbos para produzir 306 cv que levariam o 135i aos 100 km/h em 5 3 segundos e a velocidade maxima de 250 km/h limitada eletronicamente ele poderia ser equipado com um cambio manual ou automatico ambos de seis marchas um automatico de sete marchas foi oferecido nos ultimos anos alem disso o diferencial do 135i usava um inedito sistema com engrenagens helicoidais duplas com rolamentos esfericos que reduzia a temperatura de trabalho permitindo que ela fosse atingida mais rapidamente e necessitasse de menos lubrificante outras alteraçoes exclusivas do 135i eram a suspensao recalibrada com foco na esportividade rodas de 18 polegadas com freios de alto desempenho seis pistoes e discos de 338 mm na frente e pinças de dois pistoes com discos de 324 mm na traseira o sistema de controle de traçao tambem foi reprogramado para melhorar a traçao na saida das curvas na epoca de seu lançamento muitos fas e ate a imprensa especializada o consideraram o sucessor espiritual do bmw m3 e30 ainda que nao fosse um m car devido as suas dimensoes compactas e ao exemplar comportamento dinamico de fato o carro parecia algo que o m3 se tornaria caso nao tivesse crescido tanto bmw 1m coupe a comparaçao com o e30 contudo durou somente ate a chegada do verdadeiro m car da serie 1 o 1m coupe a essa altura voce ja deve saber mas nao custa reforçar o nome 1m coupe foi escolhido para nao cometer o sacrilegio de batizar o cupe de entrada da bmw m com o nome de seu messias o supercarro m1 apesar de ser um cupe da serie 1 a unica semelhança do 1m com o 135i e o motor n54 foi a primeira vez que um m car nao usou um motor com o codigo s ele era o mesmo seis em linha porem no 1m ele foi recalibrado para produzir 340 cv a 5 900 rpm e 62 1 mkgf a carroceria era diferente dos demais cupes da serie identificados pelo codigo e82 os para choques eram exclusivos e os para lamas foram substituidos por peças com arcos de roda maiores para abrigar os pneus e bitolas mais largos o cambio era exclusivamente um manual de seis marchas apesar de ser mais largo ter rodas maiores e um turbo a mais ele era 35 kg mais leve que o 135i com a potencia extra pneus mais largos diferencial de deslizamento limitado e tudo mais o bmw 1m acelera de zero a 100 km/h em 4 5 segundos e vai ate os 250 km/h que e quando o limitador eletronico entra em cena [youtube id= dvlhzmx1wem width= 620 height= 350 ] o bmw 1m coupe teve vida curta foram apenas 6 309 carros produzidos durante dois anos mas ele marcou a volta da linhagem iniciada com o 2002 ha quase 50 anos e trilhou o caminho para o recem lançado m2 que tem tudo para ser o sucessor espiritual do m3 mesmo que ele ja exista na forma de m4
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