o toyobaru e um carro incompreendido a toyota e a subaru o desenvolveram em parceria como um esportivo a la mazda mx 5 miata leve com traçao traseira motor naturalmente aspirado e delicioso de guiar bem acertado nas curvas e desprovido de frescuras ele so precisa de 200 cv ou 205 cv depois da reestilizaçao de 2016 para divertir nos andamos nele e sabemos disto muito bem agora por mais que tenha sido concebido com o aftermarket em mente muitos entusiastas sentem que uma versao mais potente com turbocompressor e exatamente o que o toyobaru precisa para se tornar um carro realmente desejavel seria benefico ate mesmo para sua imagem futura [youtube id= llnxpbet8ju width= 620 height= 350 ] e nao seria complicado a propria subaru tem alguns motores flat four turbinados que nao dariam tanto trabalho para ser adaptados no cofre do 86/brz mesmo o fa 2 0 de 270 cv do subaru wrx nao stiseria muito bem vindo e todo mundo esperava que algo do tipo fosse acontecer quando a subaru mostrou a foto de uma asa traseira com o emblema da divisao sti montada em um brz ha algumas semanas nao foi o caso o que a subaru preparava era o brz ts tuned by sti que conta com aparatos aerodinamicos da sti e melhorias na suspensao mas nenhum cv a mais no motor e muito menos um turbocompressor nos entendemos que por mais que tecnicamente o carro ja esteja pronto para um motor como este e provavel que os custos de desenvolvimento e homologaçao de uma versao turbinada nao justifiquem sua produçao por mais que os fas peçam alem disso nao tem como nao admirar um motor naturalmente aspirado de dois litros e 205 cv mais de 100 cv/l caras so que tambem entendemos o apelo de uma base tao promissora sendo desperdiçada com apenas 200 cv e e por isso que curtimos quando alguem faz um belo engine swap usando o toyobaru como base e decidimos separar alguns dos transplantes de motor mais sensacionais ja feitos com ele neste post o gt4586 de ryan tuerck o piloto de drift profissional ryan tuerck as vezes parece passar muito mais tempo nas redes sociais do que ao volante mas ele sabe o que esta fazendo e tem ideias deliciosamente insanas de tempos em tempos a ultima delas foi especialmente brilhante colocar um motor v8 da ferrari 458 italia no gt86 que usa para competir na elite do drift americano foi uma adaptaçao complicadissima por causa da configuraçao do motor um v8 de 4 5 litros com virabrequim de plano simples comando duplo nos cabeçotes e 90° entre as bancadas de cilindros bastante largo com um enorme coletor de admissao no topo perfeito para um supercarro de motor central traseiro bastante dificil de acomodar no cofre feito para um boxer 2 0 de quatro cilindros naturalmente aspirado [youtube id= a5oyqnv l0q width= 620 height= 350 ] foi preciso cortar a base do para brisa para acomodar as entradas de ar do coletor de admissao alimentados por dutos no para lama isto mesmo o motor foi montado invertido com os coletores de escape instalado no espaço reservado ao radiador e os radiadores la atras alimentados por um duto no teto a transmissao e uma caixa sequencial de cinco marchas da tilton e um capo feito sob medida foi confeccionado para cobrir a usina wtf 86 o gt86 com motor de nissan gt r apropriadamente batizado como wtf 86 este carro pertence a equipe australiana street fx o carro foi comprado por eles em 2012 e ate o fim de 2015 estava com seu motor de fabrica equipado com dois turbos para entregar 550 cv para conseguir elevar este patamar os caras decidiram por um transplante radical instalar no gt86 o motor vr38dett do nissan gt r so que o motor do wtf 86 nao e totalmente stock ele recebeu um kit stroker de 4 1 litros hks gt1000 completo com um kit de turbocompressores simetricos hks gt1000 o kit inclui pistoes forjados 80g mais leves que os originais bielas forjadas e um novo virabrequim billet responsavel pelo aumento do curso que vai de 88 4 mm para 95 5 mm o diametro original dos cilindros de 95 5 mm e mantido [youtube id= gbhfqjfuhxi width= 620 height= 350 ] foi possivel instalar o v6 biturbo sem maiores dificuldades alem da adaptaçao do cofre so nao era possivel fechar o capo pois o motor do gt r e muito mais alto que o flat four do gt86 para resolver esta questao adotou se um novo sistema de lubrificaçao por carter seco e o diferencial dianteiro foi eliminado o wtf 86 so tem traçao traseira com um diferencial ford de 8 8 polegadas montado em suportes feitos sob medida o cambio tambem teve de ser trocado pois o transeixo original do gt r nao suportaria a força do novo motor ainda mais com o plano de conseguir mais de 1 000 cv nas rodas assim os caras descolaram uma caixa sequencial de seis marchas da albins a mesma fabricante das transmissoes usadas na v8 supercar australiana com uma carcaça fabricada especialmente para o projeto o novo cambio tem cerca de metade do comprimento do cambio manual de seis marchas original do gt 86 as trocas sao feitas por um sistema pneumatico com aletas atras do volante e o pedal de embreagem ainda e utilizado para engatar a marcha re subaru brz com um v8 synergy voce sabe o que e um v8 synergy trata se de um motor v8 feito com dois motores v4 de 1 200 cm³ da kawasaki ninja enfileirados unidos pelo virabrequim a synergy empresa neozelandesa que desenvolveu o motor usou um virabraquim plano de aço billet e pistoes forjados para criar um monstrinho de 367 cv a 10 680 rpm e 27 3 mkgf de torque a 7 970 rpm com corte de giro a estratosfericos 11 600 rpm para melhorar as coisas este motor possibilita um swap do tipo plug and play para o brz/gt86 com todos os pontos de encaixe compativeis com o cofre do toyobaru e um modulo motec m150 calibrado para trabalhar automaticamente em conjunto com os sistemas eletronicos originais do carro incluindo controle de traçao estabilidade e freios abs o motor e minusculo tem o centro de gravidade mais baixo e claro tem 167 cv a mais do que o original do toyobaru [youtube id= s5q_rgllpvs width= 620 height= 350 ] eles desenvolveram ate uma flange que e incluida no pacote para acoplar o motor a transmissao manual original do brz sem problemas — so e preciso alterar as relaçoes para trabalhar com o alto regime de rotaçoes do motor os primeiros a aproveitar o motor synergy v8 toyobaru edition foram os caras da equipe japonesa jun motorsport eles tambem deram a seu gt86 s freios maiores com discos ventilados e slotados na dianteira e na traseira; um kit de suspensao ajustavel da zeal; e pneus yokohama advan a050 de medidas 265/35 calçando rodas advan racing gt de 18×9 5 pol nos quatro cantos — conjunto ajustado para disputar provas de time attack nos circuitos de fuji e tsukuba no japao scion fr s com motor 2jz talvez voce nao lembre mas de 2012 ate 2016 os americanos nao podiam comprar o toyota 86 oficialmente em seu lugar era vendido o scion fr s aproveitando a imagem de marca jovem e descolada que a divisao da toyota tinha por la e foi um scion fr s que a galera da oficina americana pure automotive performance usou em seu projeto de engine swap colocando um seis em linha do toyota supra nele se o toyobaru foi pensado para o aftermaket o aftermarket respondeu bem o swap foi possibilitado por um kit de suportes desenvolvido por uma empresa chamada xcessive manufacturing especialmente para adaptar o 2jz do toyota supra no carro tornando tudo bem menos complicado [youtube id= 3my6r8cdxcw width= 620 height= 350 ] e claro que o motor tambem foi preparado em vez de dois turbos ele agora so tem um borg warner s400sx de 67 mm todos os componentes internos foram reforçados para que o seis em linha seja capaz de entregar quase 2 000 cv e existem outros gt86 com o motor 2jz por ai ryan tuerck tem um [youtube id= n iuhsvjjhq width= 620 height= 350 ] e este outro aqui tem um kit widebody da rocket bunny e cerca de 1 000 cv em seu 2jz preparado [youtube id= jq2gmiy0gqg width= 620 height= 350 ] o onipresente v8 chevrolet ls [youtube id= h3wfmfbue6e width= 620 height= 350 ] nao ha um toyobaru com o motor v8 ls tem varios deles por ai o motor small block da chevrolet e a primeira opçao de uma legiao de entusiastas quando o assunto e engine swap em qualquer carro isto e especialmente verdadeiro nos estados unidos onde o v8 ls e um motor bastante acessivel dotado de um vasto catalogo de peças de preparaçao e com mao de obra especializada abundante mais ou menos como o volkswagen ap aqui no brasil [youtube id= 5lv9hl8meho width= 620 height= 350 ] apesar de ter o dobro de cilindros o motor ls nao e muito maior que o flat four original do brz/86 com seus 73 cm de comprimento 68 cm de largura e 72 cm de altura e tambem existem kits para facilitar o trabalho dos graxeiros de plantao o que todo mundo quer um brz sti original de fabrica nao foi desta vez que a subaru nos deu o brz com motor turbo que a gente queria mas isto nao significa que eles nunca fizeram um carro assim o subaru brz sti performance concept foi revelado no salao de nova york em abril de 2015 com tudo a que tinha direito body kit mais agressivo detalhes vermelhos na carroceria e no interior e o motor 2 0 turbo usado no brz gt300 carro de turismo que compete pela equipe de fabrica da subaru no japao e um motor impressionante com 350 cv declarados porem cerca de 450 cv na pratica o conceito ainda recebeu uma boa quantidade de modificaçoes suspensao mais firme rodas de 18 polegadas freios brembo reforços no monobloco e uma strut bar flexivel no cofre do motor ja o interior recebeu um novo volante de alcantara bancos recaro e novos mostradores no painel a ma noticia ja faz mais de dois anos que este carro apareceu pela primeira vez e desde entao nunca mais a subaru apresentou planos concretos de dar um motor turbinado ao brz e assim a espera continua
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