e facil morrer de encantos com um carro potente rapido e agressivo com centenas de cavalos a disposiçao do pe direito e visual a altura do desempenho contudo mais cedo ou mais tarde a gente aprende que um bom esportivo nao precisa ser um poço de potencia especialmente se for leve agil e gostoso de guiar assim decidimos perguntar a voces quais eram os melhores esportivos com menos de 150 cv ja feitos modelos ou versoes que fazem questao de deixar claro sua vocaçao e nao precisam de mais do que isto para provar que falam serio nos demos o chute inicial com o suzuki swift sport mas agora temos primeira parte da lista com outras incriveis sugestoes mazda mx 5 miata miata is always the answer o meme que se originou no jalopnik us e dizia que para qualquer pergunta relativa ao mundo automotivo de algum jeito a melhor resposta e mazda miata certamente tem sua razao de ser o pequeno conversivel japones e inspirado na era de ouro dos roadsters britanicos como austin healey sprite e o triumph spitfire [youtube id= kp1kuo6xkbe width= 620 height= 350 ] o miata que melhor se encaixa nos nossos requisitos para esta lista sem duvida e o de primeira geraçao lançado em 1989 o roadster nao trazia nada alem do necessario para garantir sorrisos a quem quer que o guiasse baixo peso 940 kg ergonomia acertada traçao traseira e um competente motor de quatro cilindros e 1 6 litro com comando duplo no cabeçote e 115 cv acoplada a ele uma caixa manual de cinco marchas no japao havia a opçao por um cambio automatico de quatro marchas mas quase ninguem queria some a isto a suspensao independente do tipo duplo a nas quatro rodas e o fato de ser um conversivel e voce entendera o que o miata tem de tao especial peugeot 106 gti no brasil conhecemos o peugeot 106 como um carro barato economico e lento com apenas 50 cv o motor 1 0 era incapaz de levar o carro ate os 150 km/h sendo assim e ate engraçado que o 106 tenha dado origem a um dos hot hatches mais legais dos anos 90 lançado em 1996 e dotado de um motor 1 6 16v fornecendo 120 cv que nao era muito diferente daquele encontrado em algumas versoes do 206 o 106 gti era menor que o famoso 205 gti na verdade era o menor hot hatch vendido na europa na epoca e garantia tanta diversao quanto ele o cambio manual de cinco marchas a suspensao bem acertada mcpherson na dianteira eixo de torçao atras e os cerca de 850 kg faziam do 106 gti um verdadeiro foguetinho de bolso porsche 356 o primeiro porsche produzido em serie e sem duvida mais do que digno de ser chamado de esportivo se voce acha que nao bem talvez so talvez esteja no site errado ele podia nao ter a esportividade latente de seu sucessor o 911 mas sabia muito bem o que fazer com seu flat 4 que na versao mais potente deslocando dois litros entregava 130 cv [youtube id= k0f8k6s447a width= 620 height= 350 ] novamente o que fez a diferença foi sua leveza o peso partia de 770 kg e o acerto de suspensao independente do tipo mcpherson na dianteira e com braços semi arrastados na traseira nao foi a toa que o conceito foi mantido no 911 e ainda deu origem ao spyder 550 que em 1954 fez miserias com seu boxer de 1 5 litro e apenas 110 cv volkswagen gol gti 16v [youtube id= 1udshpeb61e width= 620 height= 350 ] ja colocamos o gol gti 16v na lista de melhores hot hatches do universo e nao foi a toa apesar de nao ser tao iconico ou ter o mesmo refinamento tecnico dos hatchbacks apimentados europeus o gol gti 16v lançado em 1995 tem credenciais mais do que suficientes para garantir um lugar entre os esportivos de menos de 150 cv mais legais ja feitos seu melhor argumento e o motor 2 0 com 16 valvulas e comando duplo no cabeçote capaz de produzir 141 cv acoplado a caixa do audi 80 o motor conseguia levar o carro aos 100 km/h em menos de nove segundos com maxima superior aos 200 km/h o comportamento dinamico tambem era sensivelmente melhorado graças aos amortecedores e molas mais firmes barras estabilizadoras e rodas de 15 pol calçadas com pneus de perfil alto dava ate para fazer a traseira desgarrar com certa facilidade honda civic si eg6 foto sean klinghoefer/flickr todo mundo fala do civic vti eg e ek e seu motor b16 um quatro cilindros de 1 6 litro e 160 cv com comando de valvulas variavel v tec e nenhum tipo de induçao forçada — 100 cv/l uma das maiores potencias especificas da epoca agora nao e preciso encontrar um civic vti para se divertir — um civic si de quinta geraçao e o suficiente foto sean klinghoefer/flickr com um 1 6 v tec de comando simples o vti tinha comando duplo e 125 cv o si era o segundo civic mais potente do mundo e capaz de acelerar ate os 100 km/h em 7 5 segundos alem disso como todo eg o si tem suspensao independente nas quatro rodas garantindo o comportamento dinamico afiado e recompensador a cereja do bolo era o alto regime de trabalho do motor que beira os 8 000 rpm toyota ae86 e simplesmente impossivel fazer uma lista de esportivos que valorizam a dinamica antes da potencia e nao citar o toyota ae86 o famoso hachi roku seja corolla levin ou sprinter trueno; com farois expostos ou escamoteaveis; hatchback ou seda de duas portas o prodigio da toyota em meados dos anos 80 e um verdadeiro icone entre os entusiastas especialmente os que fas do jdm e os que gostam de cultura japonesa por razoes obvias [youtube id= ufjemtln 7q width= 620 height= 350 ] e verdade que o potencial de preparaçao do motor 1 6 16v do trueno e alto e que seus donos sabem disso mas a verdade e que seus 130 cv seu cambio manual sua traçao traseira e seu estilo deliciosamente datado o fazem um dos carros mais legais que existem sem exagero polo gti 9n talvez o volkswagen golf gti mk7 estivesse nesta lista caso nosso teto de potencia fosse mais alto — afinal a sua primeira geraçao foi para muita gente o primeiro hot hatch da historia so que ele cresceu demais ao longo do tempo e ja faz alguns anos que sua potencia quebrou a barreira dos 200 cv o que nao nos deixa alternativa que nao o polo gti da geraçao passada o atual tem 190 cv o chamado 9n emprega o mesmo conhecido motor 1 8 turbo do golf gti com 150 cv e 22 5 mkgf que chegam logo as 1 950 rpm acoplado ao elogiado cambio manual da vw com engates curtos e precisos [youtube id= rtoondm9ciy width= 620 height= 350 ] o 0 100 km/h em 8 2 segundos e a maxima de 216 km/h nem sao as atraçoes principais e sim a excelente ergonomia e a agilidade garantida pela plataforma pq24 sobre a qual foi feita a quarta geraçao o visual de muito bom gosto tambem conta pontos — os bancos com estampa xadrez e o lip vermelho na grade ja sao classicos chevrolet opala ss e se a gente mudasse totalmente a abordagem ate agora falamos de esportivos pequenos ageis e mordenos mas ha carros maiores mais ferozes e mais antigos que tambem sao belos esportivos com menos de 140 cv um exemplo o chevrolet opala ss que foi lançado em 1970 e inaugurou o motor de seis cilindros e 4 1 litros um 3 8 com curso ampliado de 82 5 para 89 7 mm foto fabio aro mesmo com 115 cv liquidos ou 140 cv brutos como era costume divulgar na epoca os pneus mais largos o torque de 29 mkgf ja a 2 400 rpm a barra estabilizadora traseira e e claro o visual todo decorado com faixas e emblemas tornaram o opala ss um dos esportivos mais iconicos da historia automotiva brasileira chevrolet calibra um dos muitos esportivos iconicos vendidos pela chevrolet no brasil foi o vectra gsi o seda esportivo tinha um brilhante quatro cilindros de dois litros com comando duplo no cabeçote psitoes forjados injeçao sequencial e exatos 150 cv o famoso c20xe debaixo do capo e com ele seu desempenho era primoroso naqueles tempos 0 a 100 km/h em 8 5 segundos e maxima de 210 km/h contudo se voce quisesse o mesmo desempenho em uma carroceria mais moderna e exclusiva havia o chevrolet calibra que usava exatamente as mesmas plataforma e mecanica ate o interior era identico porem o coeficiente aerodinamico de 0 26 era o mais baixo do mundo na epoca fiat uno turbo com o uno turbo a fiat mostrou ao brasil do que eram feitos seus hatches esportivos usando um motor 1 4 turbo importado da europa e capaz de entregar 118 cv em uma carroceria muito mais agressiva e exagerada no bom sentido do que sua contraparte italiana o nosso uno turbo chegava aos 100 km/h em 9 2 segundos com maxima de 195 km/h alem de ser o primeiro carro nacional com motor turbinado o uno turbo trazia freios do tempra suspensao mais firme e barra estabilizadora exaltando ainda mais as ja muito boas qualidades dinamicas do simpatico quadrado italiano so nao e muito facil encontrar um deles a venda — foram fabricadas apenas 1 081 unidades enre 1994 e 1996 — e mais raras ainda sao as unidades em amarelo modena produzidas para fins promocionais da para conta las nos dedos de uma mao morgan 3 wheeler agora se voce quer mesmo provar que potencia nao e tudo e que leveza e diversao sao muito mais importantes nao ha carro mais apropriado do que o morgan 3 wheeler fabricado artesanalmente no coraçao do reino unido com componentes de madeira no chassi carroceria de aluminio design inspirado na aviaçao classica e um motor v2 de 80 cv e apenas 525 kg na balança o 3 wheeler e certamente a experiencia mais purista que se pode ter sobre tres rodas [youtube id= dubvt6o9t14 width= 620 height= 350 ] de qualquer forma se voce gosta de numeros tambem nao saira decepcionado sao apenas seis segundos para chegar aos 100 km/h e maxima de 185 km/h ah e voltamos ao começo de certa forma o cambio vem do mazda miata
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