em tempos de minivans de 280 cv e facil esquecer que voce nao precisa de muita potencia para fazer um esportivo de verdade como ja disse james may o que importa realmente nao e quanta potencia voce tem mas quanto dela voce pode usar na maior parte do tempo alem disso esportividade nao se resume a velocidade bruta um bom acerto de suspensao um cambio bem escalonado e um motor esperto conseguem colocar um sorriso na sua cara sem precisar de muita potencia o lotus elise esta ai ha 20 anos para provar isso ontem vimos a primeira lista com os melhores esportivos com ate 150 cv ja fabricados hoje estamos publicando a segunda parte se o seu modelo favorito ficou de fora da primeira e hora de encontra lo por aqui ford ka xr o ford ka xr nao e um esportivo de menos de 150 cv ele e um esportivo de menos de 100 cv seu motor de 1 6 litro com comando no cabeçote e oito valvulas desenvolve 95 cv e por isso ha quem nem o considere um esportivo ledo engano pessoal primeiro estes 95 cv fizeram do ka xr que foi lançado no brasil em 2001 era a versao mais potente do ka existente no planeta o modelo europeu tinha um motor 1 3 com cabeçote de 16 valvulas e 75 cv o sportka com o mesmo motor do ka xr so foi lançado em 2003 segundo a sigla xr tem tradiçao alem de ser usada no escort xr3 brasileiro nos anos 80 tambem esteve no ford fiesta xr2i que em 1989 tinha um motor 1 6 de 104 cv; e no ford sierra xr4i com seu v6 cologne de 2 8 litros e 150 cv terceiro ele era mais que um esportivo de adesivo e nao estamos falando de sua aceleraçao ainda que capaz de chegar aos 100 km/h em 10 8 segundos com maxima de 186 km/h ele nao fosse nada mal neste quesito e sim do acerto de suspensao que ja era bom nas versoes comuns com sistema independente mcpherson na dianteira e eixo de torçao na traseira mas ficava ainda melhor com barra estabilizadora e molas e amortecedores mais firmes golf gti mk1 e inimaginavel fazer uma lista de esportivos com menos de 150 cv sem citar o hot hatch original lançado em 1976 o primeiro golf gti acertou em tudo no tamanho compacto na potencia do motor 1 6 8v 110 cv capazes de levar o foguetinho de bolso aos 100 km/h em nove segundos no peso de apenas 810 kg e no visual agressivo na medida certa com molduras pretas nos para lamas e um friso vermelho em volta da grade a boa ergonomia tipica dos volkswagen os engates precisos do cambio o volante com boa pega e os bancos que envolviam o motorista e em alguns exemplares exibiam a padronagem xadrez que se tornou classica imediatamente ajudavam o ambiente de trabalho a ficar ainda mais agradavel nao foi a toa que quatro decadas depois o golf gti ainda seja o rival a ser batido no segmento dos hot hatches peugeot 205 gti o 205 gti foi uma das varias respostas ao sucesso do golf gti que as concorrentes europeias lançaram ao longo dos anos apresentado em 1984 ele aproveitava a excelente base que era o 205 que nao por acaso trazia as mesmas qualidades do golf tamanho compacto baixo peso e suspensao bem acertava e dava a ele um brilhante quatro cilindros de 1 6 litro capaz de entregar 105 cv ate 1987 quando recebeu um cabeçote com valvulas maiores e passou a entregar 117 cv o 0 100 km/h era cumprido em 8 7 segundos em 1987 tambem foi apresentado o 205 gti com motor de 1 9 litro cujo maior deslocamento era resultado de um aumento no curso dos pistoes o gti 1 9 tambem tinha um radiador de oleo e sistema de injeçao recalibrado sendo capaz de entregar 128 cv ou 122 cv em alguns mercados que exigiam a instalaçao de um catalisador e levar o carro aos 100 km/h em 7 8 segundos enquanto o gti 1 6 graças ao menor curso tem a fama de ser um motor mais esperto e girador o motor de 1 9 litro e um pouco mais torcudo e suave ambos os carros porem ofereciam excelente comportamento dinamico com suspensao recalibrada e barra estabilizadora alem de visual a altura com rodas maiores para lamas com molduras e para choques mais robustos citroen ax gti ainda falando em hot hatches franceses temos o citroen ax gti lançado em 1991 ele vinha com um motor de 1 4 litro com comando no cabeçote oito valvulas e respeitabilissimos 101 cv que apareciam a 6 800 rpm alem da suspensao firme mcpherson na frente barras de torçao atras seu baixo peso de apenas 795 kg garantiam boa parte da diversao ao guiar com excelente aerodinamica para a epoca para se ter uma ideia o cx era de apenas 0 31 o ax gti chegava aos 100 km/h em apenas 8 7 segundos mas o entre eixos curto e o acerto da suspensao o tornavam muito agil nas curvas e este e seu principal cartao de visitas nao e a toa que la fora o ax gti e um carro muito popular para track days e so nao podemos dizer o mesmo no brasil porque ele e muito raro por aqui fiat 500 abarth um carro com motor de menos de meio litro de deslocamento pode se tornar um esportivo para a abarth a resposta e um sonoro sim nos anos 60 e 70 a preparadora fundada pelo austriaco carlo abarth fez fama transformando o simpatico compacto que motorizou a italia no pos guerra na verdadeira definiçao de razzo di tasca foguete de bolso no nosso italiano macarronico como ampliando o deslocamento dos motores polindo dutos instalando cabeçotes com maior fluxo trocando comandos e modificando componentes da suspensao e dos freios talvez o 500 abarth mais iconico da era classica seja o 695 abarth como o nome diz ele tinha o motor ampliado para 695 cm³ e dispunha de 49 cv acontece que estes 49 cv tinham apenas 570 kg para empurrar e como resultado o italianinho era capaz de chegar aos 140 km/h e contornar curvas com agilidade impar nao e a toa que eles eram tao populares entre os pilotos profissionais e amadores da epoca avançando algumas decadas no tempo o nome 500 abarth voltou a fazer parte do vocabulario dos fas de carros italianos nervosos e somos muitos a razao para isto era o lançamento do 500 abarth em 2008 com um motor 1 4 turbo e 135 cv no modelo europeu os americanos ganharam em 2010 uma versao de 160 cv que obviamente nao se encaixa nos requisitos desta lista o entao novo 500 abarth era capaz de chegar aos 100 km/h em menos de oito segundos com maxima de 205 km/h seu maior atrativo porem era mesmo a dinamica afiada que so os hatches de entre eixos curto suspensao firme balanços dianteiro e traseiro quase ausentes e pouco mais de 950 kg pode oferecer nao era a toa que a versao esportiva do 500 era tao esperada no brasil ainda que o nosso 500 abarth que vem do mexico entregue 167 cv e por isso ficou de fora desta lista alfa romeo giulia gt na virada dos anos 1960 quando o novo giulia foi lançado para substituir o giulietta a alfa deu continuidade a tradiçao de cupes esportivos e estradeiros com o giulia gt o modelo era baseado no chassi encurtado do giulia berlina e tinha motores com potencia especifica relativamente alta que combinados de baixo peso e ao visual limpo e bonito ajudaram a torna lo um dos esportivos mais marcantes de todos os tempos os motores eram todos quatro cilindros de aluminio com comando duplo que permitia overlaps maiores e alimentados por dois carburadores o menor deles o gt junior 1300 tinha apenas 89 cv mas chegava aos 100 km/h em 12 segundos e acelerava alem dos 160 km/h — marcas excelentes para um 1 300 da epoca o mais potente deles o 2000 gtv esse v de veloce tinha 132 cv e acelerava de zero a 100 km/h em 9 segundos e chegava aos 200 km/h lotus seven/caterham 7 o lotus seven e a materializaçao da filosofia de colin chapman simplifique e depois adicione leveza e virtualmente impossivel tornar um carro esportivo mais simples que o seven sem transforma lo em um kart ou em um chassi motorizado fabricado com chassi tipo spaceframe e carroceria de aluminio o lotus seven nao chegava aos 500 kg em suas primeiras versoes feitas entre 1957 e 1960 e era equipado com o motor 1 2 ford side valve de apenas 41 cv como um bom esportivo da epoca ele tinha motor dianteiro e traçao traseira mais tarde ele ganhou um pouco de peso chegando aos 550 kg mas passou a ser equipado com o motor ford consul de 1 3 e 1 5 litros ambos preparados pela cosworth e produzindo 86 e 106 cv respectivamente nos anos 1970 a lotus vendeu os direitos de produçao do seven para a caterham que o produz ate hoje em mais de 10 versoes diferentes incluindo a versao rst v8 que como seu nome sugere usa um motor v8 2 4 de 558 cv para impulsionar os 550 kg do carro — que adota fibra de carbono e kevlar em sua construçao e inclui um treinamento de pilotagem obrigatorio em seu preço de venda apesar de ter varios modelos com relaçao peso/potencia absurdos a versao mais recente — e de entrada — e a que conquista o lugar em nossa lista o seven 160 ele usa um motor de 0 66 cm³ originario dos kei cars da suzuki sobrealimentado por turbo para produzir modestos 80 cv contudo pesando apenas 500 kg e usando pneus de 175 mm de largura isso e suficiente para fazer o ponteiro beliscar os 100 km/h em 6 5 segundos e leva lo a maxima de 161 km/h o que nao parece muito mas em um carro assim leve e equilibrado e mais do que suficiente para garantir a diversao bmw 2002 tii se hoje voce enxerga a bmw como uma fabricante de sedas esportivos — mesmo aqueles modelos sem o m tricolor na traseira — e por causa desse carro o 2002 tii sua origem esta na neue klasse apresentada em 1962 com todas as caracteristicas que se tornariam marcas registradas da linha carroceria de tres volumes suspensao independente nas quatro rodas — mcpherson na dianteira pela primeira vez na historia da marca; e braços triangulares semiarrastados na traseira — e claro traçao traseira em 1966 a bmw lançou o modelo mais emblematico da neue klasse o 02 inicialmente conhecido como 1600 2 e depois apenas 1602 o carro era um pouco menor que o seda e com um motor de 1 6 litro e 85 cv denominado m10 suspensao independente e traçao traseira logo caiu no gosto dos entusiastas por sua dinamica que estimulava uma condiçao mais animada nao demorou para que a bmw introduzisse versoes esportivas mais potentes começando pelo 1602 ti que usava uma versao do 1 6 com taxa de compressao elevada 9 5 1 e 105 cv depois em 1968 veio o motor de dois litros no bmw 2002tii uma versao do m10 que com sistema de injeçao de combustivel entregava saudaveis 130 cv e chegava a velocidade maxima de 185 km/h a historia da adoçao do motor de dois litros e curiosa aconteceu porque helmut werner bonsch diretor de planejamento da bmw; e alex von falkenhausen o projetista do motor m10 perceberam que ambos tinham carros iguais cada um era dono de um 1602 com motor de dois litros vendo que era uma boa ideia os dois decidiram convencer a bmw a desenvolver uma versao do 1602 com motor de dois litros criando assim o arquetipo do seda esportivo alemao mini cooper s o mini original nunca teve um motor com deslocamento maior que 1 275 cm³ mas isso nao o impediu de definir o conceito de pocket rocket nem de entrar nas pistas para encarar carros com o dobro do seu tamanho ou de ganhar o rally monte carlo tres vezes o cooper s foi lançado em 1964 equipado com o motor 1 275 de 76 cv — um numero que seria baixo em um carro com mais que os 670 kg do mini com suspensao mais firme e rodas maiores de 12 polegadas o cooper s foi inscrito naquele mesmo ano no rally monte carlo com paddy hopkirk e timo makinen hopkirk voltou com o trofeu e makinen ficou com o quarto lugar o finlandes contudo ganharia o rali em 1965 na segunda vitoria do mini cooper s a terceira vitoria no principado de monaco veio em 1967 com rauno aaltonen como era de se esperar as vitorias em monte carlo transformaram o mini cooper s em um icone esportivo dos anos 1960 uma imagem que perdura ate hoje e e bem explorada pela mini/bmw embora hoje o mini cooper seja mais um medium cooper e tenha mais que o dobro da potencia necessaria para a criaçao do mito
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