quer uma boa prova de que existem sim otimos esportivos de traçao dianteira entao saca so perguntamos aos nossos leitores quais eram seus favoritos e faltou espaço para tantas sugestoes sendo assim nada mais justo que fazer uma segunda parte nao e foto nlphotography peugeot 205 gti se o golf gti inventou a receita dos hot hatches a peugeot foi uma das primeiras a dar sua versao ela se chama 205 gti e o principio foi o mesmo pegar um hatch compacto e naturalmente bom de chao dar a ele um motor mais potente suspensao recalibrada decoraçao esportiva de muito bom gosto e uma sigla bacana [youtube id= 6dq30dczia8 width= 620 height= 350 ] o motor em questao e o quatro cilindros da familia xu o chamado xu5 deslocando 1 6 litro e alimentado por um sistema de injeçao eletronica era capaz de entregar 105 cv agora se em potencia ele perdia para os 110 cv do golf gti sua dinamica era ainda mais afiada — em boa parte graças ao acerto da suspensao independente nas quatro rodas com mcpherson na dianteira e na traseira eixo de torçao e braços arrastados o 0 100 km/h de 8 7 segundos era quase um bonus havia ainda uma versao com motor de 1 9 litro e 130 cv capaz de chegar aos 100 km/h em 7 8 segundos leia mais sobre o peugeot 205 gti aqui renault megane rs 275 trophy em uma epoca em que dados de desempenho e voltas no nurburgring sao quase um super trunfo no mundo real ainda que nurburgring tenha banido as tentativas de recorde temporariamente os carros que servem como referencia estao sempre trocando de lugar ha pouco tempo o megane rs trophy 275 era o carro a ser batido — e se algum dia a renault pode dizer que seu hot hatch foi o mais veloz do mundo nos 20 km do inferno verde e porque o carro era de fato digno [youtube id= dyrbdkqe8_w width= 620 height= 350 ] estamos falando de um verdadeiro foguete frances equipado com um 2 0 turbo de 275 cv a 5 500 rpm e 36 7 mkgf de torque entre 3 000 e 5 000 rpm — capazes de levar o megane trophy aos 100 km/h em 5 8 segundos com velocidade maxima limitada a 255 km/h alem disso ele nao tem banco traseiro ar condicionado ou sistema de som — tudo para cortar 100 kg na balança renault clio williams agora antes do megane rs e ate do clio 182 do post anterior havia o clio williams o sobrenome pode ate ter sido uma maneira de aproveitar a associaçao com a equipe williams de formula 1 a quem a renault forneceu motores no inicio dos anos 90 mas o clio williams era de fato um belo pocket rocket apesar da ligaçao com a formula 1 a razao para a existencia do clio williams era a necessidade de construir 2 500 unidades de rua para homologar um carro de rali no fim das contas o clio teve um desempenho apenas razoavel no campeonato frances mas a serie especial de rua fez grande sucesso — a renault produziu 3 800 unidades do hatch em 1993 e elas venderam como agua [youtube id= f iiz_y0dqy width= 620 height= 350 ] a razao para o sucesso era uma combinaçao do desempenho do motor 2 0 16v f7r que produzia 147 cv sem qualquer tipo de induçao forçada e da disposiçao do pequeno frances para encarar curvas claro que a cor azul com rodas douradas fez sua parte honda civic type r ek9 se hoje o civic type r 2015 e a nova referencia para os hot hatches de traçao dianteira e preciso ter em mente que o modelo original lançado ha 18 anos tambem causou alvoroço na epoca e nao foi menos que merecido baseado no ja divertido civic sir ek4 o type r ganhava reforços estruturais bancos concha vermelhos um bonito volante momo revestido em couro e mais importante um belo coraçao estamos falando do mitico motor b16b um dos primeiros a empregar o comando duplo variavel vtec que por volta das 6 000 rpm adquiria um perfil mais agressivo e mudava completamente o comportamento do motor que girava com ainda mais vigor ate as 9 000 rpm a potencia era de 185 cv — ou cerca de 116 cv/l potencia especifica impressionante ate para os padroes atuais era o bastante para levar o civic ate os 100 km/h em 6 8 segundos alem disso com a suspensao multilink nas quatro rodas seu comportamento dinamico era sublime [youtube id= b2fr9ud8nv0 width= 620 height= 350 ] foram produzidas entre 8 000 e 10 000 unidades do civic type r de 1997 a 2000 mas boa parte delas foi modificada e preparada por entusiastas que corriam nas ruas e nas pistas hoje existem bem menos exemplares e as unidades originais que restaram sao verdadeiras preciosidades alfa romeo 145 quadrifoglio verde quando se trata de hot hatches europeus o alfa romeo 145 quadrifoglio verde ou simplesmente qv nao e dos mais lembrados e esta e uma baita injustiça porque estamos falando de um classico italiano equipado com o 2 0 twin spark do seda 155 com duas velas de igniçao por cilindro e comando de valvulas variavel o motor entregava 150 cv e era capaz de levar o 145 qv aos 100 km/h em exatos nove segundos para um carro lançado em 1995 — ha exatos 20 anos — diriamos que e uma bela marca [youtube id= 4fyjurpjtyo width= 620 height= 350 ] seu visual relativamente excentrico para alguns esquisito ate e tipico dos alfa romeo dos anos 90 mas sua beleza e indiscutivel o acabamento e a ergonomia do interior sao pontos altos com bancos de farto apoio volante de pegada exemplar e pedais proximos na medida para o punta tacco o comportamento dinamico afiado cortesia da suspensao com calibragem mais firme estava entre os melhores de sua epoca lotus elan existem dois lotus chamados elan o primeiro e o classico roadster de motor dianteiro e traçao traseira que foi um dos lotus mais bem sucedidos dos anos 60 e 70 o outro tambem e um roadster mas surgiu em 1989 depois de uma aliança com a general motors que incluiu acesso a projetos mecanicos da megacorporaçao americana [youtube id= q71ypwv23go width= 620 height= 350 ] sendo assim o roadster era equipado com um 2 0 16v muito semelhante ao que equipa o opel/chevrolet calibra com um turbocompressor ihi e 162 cv era o bastante para levar o carro aos 100 km/h em 6 5 segundos seu comportamento dinamico tambem era excelente rendendo elogios calorosos pela imprensa na epoca — alguns veiculos chegaram a afirmar que era o melhor carro de traçao dianteira da epoca fiat marea turbo as guelras no capo denunciam o representante nacional nesta segunda parte da lista nao poderia ser outro o fiat marea turbo pode ter uma reputaçao explosiva entre os entusiastas mas temos certeza de que as piadas nao sao o verdadeiro motivo da fama do marea turbo o sofisticado cinco cilindros fivetech que na versao turbinada deslocava dois litros e rendia impressionantes 182 cv a 6 000 rpm — suficientes para que com um 0 100 km/h em menos de oito segundos e maxima superior a 220 km/h o marea turbo fosse um dos carros nacionais mais velozes de seu tempo [youtube id= ogaj8ejm6lm width= 620 height= 350 ] o motor que exigia bastante dedicaçao na hora das visitas ao mecanico causou uma desvalorizaçao contundente nao apenas na versao turbo mas em toda a familia marea — o que acabou rendendo ao veiculo sua fama de bomba fora isso poucos carros roncam tao bonito quanto um marea turbo bem cuidado se for uma perua melhor ainda honda integra type r foto canibeat o civic type r leva boa parte da fama mas seu irmao mais velho o integra type r tambem os merece — e muito lançado ha exatos 20 anos em 1995 o itr e assim que seus admiradores costumam chama lo foi lançado dois anos antes que o civic e equipado com um quatro cilindros de 1 8 litro e 200 cv conhecido como b18c acoplado a uma caixa manual de cinco marchas se pensarmos que hoje o subaru brz tem 200 cv em seu boxer 2 0 aspirado o motor do primeiro integra type r tambem era bem impressionante [youtube id= kgo fcwyyva width= 620 height= 350 ] o b18c era construido a mao com comando duplo vtec taxa de compressao elevada dutos polidos coletores de escape e admissao especiais e rotaçoes limitadas a 8 500 rpm com ele o itr era capaz de chegar aos 100 km/h nos seis segundos baixos contudo seu maior trunfo era a dinamica — a suspensao trazia barras estabilizadoras nas duas pontas ball joints na traseira e molas cinco vezes mais rigidas o resultado foi um cupe de traçao dianteira capaz de deixar toda a imprensa especializada de boca aberta e conquistar tantos fas quanto o civic type r
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