talvez voce ja tenha percebido a frequencia com que as palavras especial de homologaçao aparecem nao so na nossa serie sobre os hot hatches mas por todo o flatout e assim simplesmente porque alguns dos carros de produçao mais fodasticos do mundo foram feitos justamente para homologar versoes de corrida hoje nos vamos falar de mais um deles o escort rs cosworth a simples mençao da palavra cosworth ja causa arrepios em qualquer entusiastas a preparadora/fabricante de motores esteve envolvida com alguns dos projetos mais lendarios de todo o automobilismo e ate pouco tempo atras era a segunda maior vencedora de grandes premos da f1 perdendo apenas para a ferrari que disputou todas as temporadas da historia da categoria isso logicamente acaba refletido nos carros de rua que levam seu nome e o escort rs cosworth nao foi exceçao o carro lançado em 1992 foi feito especialmente para que a ford pudesse inscrever se no grupo a do wrc o campeonato mundial de rali mas embora ele se pareça um escort e seja chamado de escort ele nao e exatamante um escort — nao totalmente seguindo a receita criada pelo mini classico e aperfeiçoada pelo golf mk1 e seus contemporaneos o escort da decada de 90 era um hatchback ou notchback se preferir de motor dianteiro transversal e traçao dianteira o rs cosworth porem tinha motor longitudinal e traçao integral algo possivel graças a utilizaçao da plataforma do sierra cosworth claro que era possivel realizar adaptaçoes na plataforma original do escort mas elas exigiriam muita pesquisa e desenvolvimento alem custarem caro para que passar por tudo isso mais uma vez se a ford ja tinha um carro campeao praticamente pronto em 1991 [youtube id= anmtpr2_ieg width= 620 height= 350 ] o sierra foi sim um carro vencedor porem em categorias de turismo como o wtcc o alvo da ford agora era o grupo a de rali e a traçao traseira do sierra nao era o ideal para um carro competitivo nos estagios de terra — que tambem nao eram exatamente gentis com o conjunto mecanico alem disso a linha sierra estava para fazer dez anos e seria substituida em 1992 pelo mondeo nas ruas dissemos que a ford tinha um carro quase pronto porque embora tenha adotado a traçao integral no fim de sua carreira o sierra rs ainda era um carro grande e pesado alem de ter alguns problemas de confiabilidade seu manejo tambem nao era refinado como o de um toyota celica ou lancia delta e por isso a ford optou pelo escort em vez do mondeo para substitui lo nos ralis [gallery columns= 4 link= file ids= 17786 17787 17784 17785 ] foi uma excelente ideia porque com o mesmo motor — que tinha mais de 300 cv nos carros de competiçao — o escort conseguiu dez vitorias no wrc entre 1993 e 1997 alem de alguns titulos em campeonatos europeus tanto pela ford quanto por equipes particulares alguns ate competiram em provas de endurance no brasil — um deles nas maos de rubens barrichello raul boesel e rudiger schmidt mas para tal a ford precisou fabricar uma versao de rua que atendesse as exigencias de homologaçao da fia como o carro de corrida o escort rs cosworth de rua era na verdade a carroceria modificada de um escort sobre a plataforma de um sierra rs cosworth por esta razao ele e o unico escort de quinta geraçao com motor longitudinal e traçao integral e sua porçao traseira depois da coluna c e ligeiramente mais longa mas quase nao se percebe isso devido a asa traseira as mudanças mais profundas porem nao se viam com mais de 400 peças estruturais alteradas o escort rs cosworth tinha uma carroceria duas vezes mais rigida do que a de um escort comum de inicio a ford limitou se a fabricar as 2 500 unidades necessarias para a homologaçao no wrc em 1992 entre eles existiam os chamados motorsport mais parecidos com os carros de corrida — sem teto solar sem isolamento acustico e com janelas traseiras fixas estes 2 500 carros eram equipados com um turbocompressor garrett t3/t04b que operando a 0 8 bar tornava o motor cosworth ybt de dois litros com comando duplo no cabeçote capaz de render 220 cv a 6 250 rpm e 29 6 mkgf a 3 500 rpm — o suficiente para chegar aos 100 km/h em 6 3 segundos depois desta serie inicial a ford realizou algumas modificaçoes para tornar o motor mais docil e adequado para uso nas ruas com um turbo menor — o garrett t5 — e um novo modulo de controle do motor o escort rs cosworth passou a 227 cv a 5 500 rpm e 31 1 mkgf a 2 750 rpm estes numeros ligeiramente maiores porem aproveitados em rotaçoes mais baixas tornaram o escort rs cosworth um carro mais acessivel ao motorista comum em termos de usabilidade alem de melhorar sua dirigibilidade fora o desempenho do motor o escort rs cosworth era extremamente estavel graças a traçao integral com distribuiçao de torque de 34/66 entre os eixos dianteiro e traseiro a suspensao robusta derivada da do carro de rali mcpherson na frente e com braços semi arrastados na traseira e a capacidade de gerar downforce do spoiler dianteiro e do aerofolio traseiro regulavel — primazia entre os carros de rua as rodas eram de 16x8 polegadas calçadas com pneus pirelli pzero de medidas 225/45 comum a todo escort cossie porem e o visual — projetado pela divisao svo da ford que mais tarde viria a se chamar svt o body kit que incluia novos para choques para lamas alargados capo com entradas de ar e o caracteristico aerofolio de dois andares que se tornou opcional a partir de 1994 era fabricado pela alema karmann que ficava encarregada tambem da montagem o interior do carro e mais parecido com o de um escort comum do que a carroceria e trazia o painel com desenho ligeiramente diferente console central maior e um trio de mostradores extras alem dos excelentes bancos recaro forrados com couro ou tecido ao todo foram fabricados 7 145 exemplares do escort rs cosworth ao longo de cinco anos de produçao 1992 1996 numero que o torna bastante raro no brasil o rs cosworth tem certo status cult entre os fas do escort embora jamais tenha sido vendido por aqui — contudo tem se noticia de pelo menos dois exemplares de rua importados para o brasil um deles o carro azul acima foi usado como pace car na formula ford e testado pela imprensa especializada enquanto o outro vermelho foi posteriormente pintado de cinza metalico contudo juvenal jorge colunista do autoentusiastas conta que viu tres exemplares na fabrica da ford em sao bernardo do campo na epoca em que o carro foi lançado o que tera acontecido com eles
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