em 1994 ja fazia quase dez anos que a alfa romeo havia se tornado uma divisao da fiat — e dois anos que a marca havia abandonado a traçao traseira de uma vez por todas com o fim da produçao do alfa romeo 75 em 1992 para os fas mais radicais o fim da alfa foi anunciado ali contudo para nos muita coisa legal ainda vestiu o cuore sportivo o alfa romeo 145 e uma delas e dizemos mais ele e um dos melhores hot hatches do universo o alfa 145 e um dos frutos da globalizaçao de plataformas introduzido pelo grupo fiat no inicio dos anos 1990 sua base era a plataforma tipo due que estreou no fiat tipo um nome bastante criativo por sinal e modificada tambem seria utilizada nos fiat brava e marea alem de modelos da lancia como o delta e o dedra era um hathback de visual marcante com soluçoes de design arrojadas algumas inusitadas para a epoca — que podem ser explicadas com duas palavras chris bangle dianteira baixa em forma de cunha e uma ampla area envidraçada que envolvia todo o perimetro do carro vincos laterais marcantes que se uniam na dianteira e na traseira formando um v os farois pequenos ladeiam o cuore sportivo e a traseira traz as lanternas alongadas que por muito tempo foram a marca registrada do design alfista mas nos nao estamos aqui para falar sobre o visual divisor de opinioes deste carro e sim de sua versao mais desejavel o alfa romeo 145 quadrifoglio verde ou simplesmente qv o primeiro alfa romeo a ostentar o emblema quadrifoglio foi um carro de corridas de 1923 o alfa romeo rl que sob o comando de ugo sivocci conseguiu sua primeira vitoria na targa florio naquele ano depois de uma sequencia de segundos lugares alem de sua grande pilotagem e do motor do alfa rl um seis em linha de tres litros e 90 cv atribui se sua vitoria a decisao de colar um triangulo branco com um trevo de quatro folhas na grade do bolido como amuleto de sorte nascia ali uma tradiçao que nunca deixou as pistas — foi usada ate a decada de 90 com o trevo aparecendo no alfa romeo 155 v6 ti da dtm a adoçao do quadrifoglio como diferencial para versoes luxuosas e esportivas começou na decada de 1960 com modelos como o giuila ti super que trazia o trevo de quatro folhas nos para lamas dianteiros e tambem era conhecido como giulia quadrifoglio seu motor era um quatro cilindros de 1 570 cm³ com comando duplo no cabeçote dois carburadores weber e 112 cv o alfa romeo 145 qv lançado em 1995 honra o nome que tem tendo recebido o motor de dois litros e 16 valvulas usado em algumas versoes do alfa romeo 155 seda conhecido por sua vocaçao para divertir ao volante mesmo nas versoes que nao sao declaradamente esportivas o que acontece quando voce coloca um motor que ja e potente em um carro menor e mais leve a resposta um hot hatch instantaneo e que hot hatch o motor e o famoso alfa romeo twin spark com duas velas de igniçao por cilindro e comando duplo variavel no cabeçote a alimentaçao fica por um sistema multiponto sequencial com diametro de 83 mm e curso de 91 mm o deslocamento total e de 1 969 cm³ e a potencia e de 150 cv a 6 200 rpm e o torque de 18 9 mkgf a 4 000 rpm o resultado e um carro capaz de chegar aos 100 km/h em exatos nove segundos com velocidade maxima de 210 km/h — algo impressionante ha vinte anos e empolgante ate hoje a plataforma tipo due foi bastante elogiada pela imprensa especializada na epoca boa parte disso se deve a suspensao independente nas quatro rodas — mcpherson na dianteira e com braços arrastados e molas helicoidais na traseira alem de trazer barras estabilizadoras nas duas extremidades — com calibraçao bem rigida ainda mais do que nos outros alfa que era posicionada como a divisao esportiva da fiat as rodas de 15 polegadas calçadas com pneus 195/55 tambem fazem o seu papel — alem de embelezar a lateral do carro com seu desenho composto por seis grandes buracos circulares marca da alfa nos anos 1990 o interior traz um painel grande e imponente com influencias estilisticas do alfa 164 mas o que impressiona e a atençao a posiçao de dirigir começando pelo generoso apoio dos bancos passando pelo o volante de pegada exemplar ladeado por comandos de facil acesso e chegando aos pedais cuidadosamente posicionados para facilitar a execuçao do punta tacco dirigir o alfa romeo 145 quadrifoglio verde e uma experiencia agradavel a todos os sentidos e isto inclui a audiçao claro porque uma das maiores qualidades do motor twin spark e este ronco [youtube id= wbp0u3dqmdq width= 620 height= 350 ] este ronco meus amigos em 1998 o alfa 145 passou por uma leve atualizaçao ganhando novos para choques grade e roda alem de novas saidas de ar redondas no painel a versao qv acompanhou as mudanças e a potencia do motor passou a 155 cv infelizmente seu estilo inovador nao agradou logo de cara e seu desempenho nas vendas foi apenas razoavel entre o grande publico os entusiastas contudo consideram o 145 qv como o ultimo hot hatch puro feito pela alfa romeo — sem adotar tecnologia demais e sem comprometer a pura experiencia ao volante [gallery columns= 4 link= file ids= 21662 21660 21659 21658 ] o 145 quadrifoglio verde nao foi vendido apenas na italia mas tambem em outros paises — na inglaterra por exemplo se chamava 145 cloverleaf que e trevo em ingles e ele veio para o brasil de forma oficial — o que o torna um dos poucos carros da nossa serie sobre hot hatches que voce tem chance de encontrar na rua — ou comprar se for um verdadeiro entusiasta nao e dificil encontrar exemplares na casa dos r$ 15 mil — so e preciso ter cuidado com o estado de conservaçao pois ele nao e um carro exatamente comum se encontrar o seu compre e seja feliz so nao se esqueça de nos chamar para dar uma volta [ sugestao de rodrigo augusto stach ]
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.


