houve uma epoca em que os fabricantes premium alemaes faziam carros distintos entre cada marca a mercedes tinha seus luxuosos sedas e cupes grandes a bmw atacava com uma pegada esportiva e sedas medios e compactos enquanto a audi começava a surgir como a terceira força com modelos compartilhados com a volkswagen entao os marqueteiros entraram em cena e descobriram que para ganhar mais dinheiro era preciso oferecer uma alternativa propria a cada modelo de seus rivais a mercedes tinha a classe e entao a bmw criou o serie 5 depois a bmw lançou o serie 3 que tornou se um enorme sucesso entao veio a mercedes e lançou o classe c mais tarde a audi achou que precisava de um seda de luxo para competir com classe s e o serie 7 entao eles lançaram o v8 que se tornaria o a8 mesmo quando uma delas sai dessa regra como por exemplo a audi com o a3 a bmw com o x1 e x6 e a mercedes com o cls as rivais quase que imediatamente correram para copiar a novidade mas houve uma vez — uma unica vez nessa historia — que uma novidade nao foi copiada por ninguem isso aconteceu em 1996 quando a bmw lançou o m coupe agora e a hora do texto que voces se perguntam ok flatouters se ele e coupe como pode ser um hatch a resposta e simples sendo o carro se chama m coupe mas sua origem esta em um roadster o bmw z3 que por sua vez era baseado no bmw serie 3 e36 contudo nao estamos falando de qualquer z3 — a base do m coupe e o bmw m roadster versao de alto desempenho do z3 introduzida em 1998 enquanto as versoes normais podiam ser equipadas ate mesmo com um motor de quatro cilindros e 1 8 litro a versao m tinha um seis em linha de 3 2 litros — exatamente o mesmo do bmw m3 e36 — que em 1998 entregava 325 cv a 7 400 rpm e 35 6 mkgf de torque a 3 250 rpm pela primeira vez na historia um motor bmw tinha mais de 100 cv por litro mas estamos perdendo o foco e o foco aqui e o m coupe e explicar por que ele e na verdade um hatch o caso e que em meados da decada de 90 alguns engenheiros estavam meio incomodados com o z3 quer dizer ele era um bom carro mas nao deveria ser um conversivel ao menos eram isto que achava um time de cinco engenheiros da bmw capitaneados por burkhard goschel eles andaram no carro e notaram que a falta de um teto prejudicou principalmente duas coisas era obvio que o carro nao era tao rigido quanto poderia ser caso tivesse um teto fixo e o mecanismo da capota de lona removivel acabou por prejudicar o posicionamento da suspensao traseira — os braços tiveram que ser deslocados o que comprometeu a precisao dinamica planejada para o carro a conclusao aquele carro precisava de um teto fixo na verdade e este o pensamento de muitos entusiastas sobre varios carros que estao disponiveis apenas como conversivel — mazda mx 5 miata honda s2000 todos ficariam mais legais se fossem cupes e o que dizem concorde ou discorde desta afirmaçao o fato e que um pouco mais de rigidez a torçao e estrutural nao fariam mal ao z3 diante disso o grupo começou a trabalhar em uma versao fechada do modelo como eles acharam que deveria ser todos os dias apos o expediente eles batiam o cartao e continuavam em suas mesas trabalhando e discutindo como seria o jeito certo de fazer o novo esportivo da divisao m aqui entra o maior diferencial do m coupe e o motivo pelo qual ele certamente jamais foi copiado pela concorrencia e nem mesmo pela propria bmw ele foi um carro idealizado por engenheiros e nao pelo pessoal do marketing com o projeto pronto eles so precisavam convencer os executivos de que aquela era uma ideia viavel — mais ate do que vendavel porque obviamente ele seria um carro de nicho depois de alguns calculos ficou determinado que o z3 cupe poderia sim ser produzido — desde que sua equipe fizesse de tudo para reduzir seu tamanho e preço para tal a questao principal era manter a maior quantidade possivel de componentes da carroceria em comum com o roadster sendo assim da coluna b para a frente m roadster e coupe sao identicos — portas para brisa farois tudo e intercambiavel entre os dois carros bem como boa parte dos componentes do interior a traseira tambem foi feita de forma economica em vez de um teto caido com desenho mais elaborado o m coupe trazia uma queda abrupta e uma tampa do porta malas que trazia o vigia junto ao abrir ou fechar era portanto um hatchback — na praticidade inclusive mas quem liga para praticidade se o teto rigido e a traseira tornaram o carro 2 7 vezes mais rigido do que o roadster ok e bem legal poder guardar bagagem e compras com mais facilidade e poder rebater os bancos mas a rigidez a torçao melhorou bastante o comportamento dinamico do carro — auxiliado tambem pela suspensao traseira com braços semi arrastados que no fim das contas acabou nem sendo modificada e os pneus de medidas 225/45 na dianteira e 245/40 na traseira calçados em largas rodas de 17 polegadas — tudo devidamente encoberto pelos para lamas mais largos da motorsport o carro foi aprovado pela chefia da bmw — ao mesmo tempo que uma versao mais mansa baseada no z3 comum — e foi para a linha de produçao na carolina do sul nos eua como todas as outras variaçoes do z3 o motor e o cambio manual de cinco marchas da zf porem eram fabricados na alemanha e enviados para os estados unidos para a instalaçao nos carros começando em 1998 o m coupe foi produzido em especificaçao americana com um motor menos potente — o s52 com 240 cv — e em especificaçao europeia esta e a melhor com o s50 de 325 cv e a capacidade de acelerar ate os 100 km/h em 4 3 segundos ha quase 20 anos veja bem fazer o quarto de milha em menos de 13 segundos e chegar aos 270 km/h em alguns testes da imprensa ainda que a bmw dissesse que a velocidade maxima era limitada a 250 km/h as quatro saidas de escapamento se tornaram marca registrada da divisao m depois do m coupe seu comportamento dinamico era mais preciso porem tambem mais arisco — o entre eixos curto e os pneus gigantes eram o que bastava para que um motorista mais descuidado perdesse a traseira respeitados seus limites contudo o m coupe era magico [youtube id= pjtijx7j8aw width= 620 height= 350 ] nestas configuraçoes o m coupe foi produzido ate junho de 2000 depois de uma pausa de um ano e tres meses o carro reapareceu em outubro de 2001 — desta vez com o motor do bmw m3 e46 e uma diferença menor entre as versoes europeia e americana a primeira tinha 330 cv enquanto a segunda ficava com 320 cv o m coupe continuou sendo produzido ate 2002 com um total de 6 315 unidades naquele ano o z3 saiu de linha e foi substituido pelo z4 para 2003 desta vez com plataforma propria o z4 tambem deu origem a um m coupe — mas este era de fato um cupe e nao tinha o inusitado perfil de shooting brake que rendeu ao m coupe de primeira geraçao a alcunha de clown shoe — literalmente sapato de palhaço para nos o m coupe original e na verdade um hatch isto nao nos incomoda nem um pouco e voce vai ter problemas para nos conseguir convencer do contrario e dizemos mais com carroceria pequena motor grande e potente o m coupe e sim um dos melhores hot hatches do universo — que nao foi imitado por nenhum concorrente desde entao
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