o focus atual anti golf da ford esta por ai desde 1998 quando foi lançado na europa catorze anos e tres geraçoes depois o focus ja acumulou um numero razoavel de versoes esportivas para la de interessantes dos dois lados do atlantico — eua e europa e hoje o dia em que voce as conhecera melhor lançado em 1998 na europa e oferecido nos eua a partir do ano seguinte o focus foi um dos primeiros ford a adotarem a linguagem de design new edge com linhas retas e angulos marcantes se o design da primeira geraçao dividiu opinioes a excelente impressao que seu comportamento dinamico deixava era unanime — graças em boa parte a suspensao traseira multilink primazia no segmento hoje e padrao a ford acertou na receita e o focus tem tudo para ser um dos nomes mais longevos da historia da marca do oval azul agora sera que esta longevidade seria a mesma sem boas versoes esportivas somos inclinados a dizer que nao — nao so porque as versoes eram esportivas mas porque eram boas mesmo existem muitos fas que jamais trocariam seus st svt e rs por gti algum mas por que talvez conhecendo cada uma delas mais detalhadamente voce consiga entender focus svt/st170 embora a europa seja o mercado mais tradicionalmente associado aos hatchbacks — incluindo suas versoes apimentadas — a primeira versao esportiva do ford focus foi lançada antes nos estados unidos e nao no velho mundo isto pode ser considerado um reflexo do sucesso do focus entre os americanos algo que surpreendeu ate mesmo a ford que raramente conseguia emplacar um modelo europeu nos eua de qualquer forma o que importa e que o focus svt lançado em 2001 tinha este nome porque suas modificaçoes eram realizadas pelo special vehicle team divisao da ford que ja desenvolveu versoes especiais do mustang da ford f 150 e foi fundamental no desenvolvimento do ford gt no focus as alteraçoes incluiam novos para choques saias laterais farois auxiliares e rodas que tinham 17 polegadas e eram calçadas com pneus 215/45 o visual ficava extremamente agradavel mesmo com os para choques mais longos exigidos no mercado americano agora o que realmente importava estava debaixo do capo uma versao do motor zetec 2 0 16v modificada pela cosworth que dava a ele um novo cabeçote de aluminio com maior fluxo pistoes ultra resistentes e bielas forjadas comando de valvulas de admissao variavel coletor de admissao de dois estagios e escapamento 4x2x1 com um aumento na taxa de compressao o resultado era um salto de 130 para 173 cv a força era moderada por uma transmissao manual de seis marchas da getrag identica a do mini cooper s o conjunto era capaz de acelerar ate os 100 km/h em 7 9 segundos na europa seu equivalente apareceu um ano depois focus st170 seu nome vinha da potencia do motor — o mesmo do focus svt que tambem era acoplado a mesma transmissao getrag de seis marchas e trazia modificaçoes esteticas semelhantes porem na carroceria reestilizada que tinha um visual mais agressivo o carro era fabricado na alemanha mas o motor vinha do mexico alem do visual outra coisa nos faz preferir o focus st170 sim sabemos que este e um especial sobre hot hatches mas como nao gostar de uma perua esportiva do ford focus focus rs/rs 500 o svt/st170 podia ate ser um hatch mais apimentado mas a coisa começava a ficar seria de verdade com o focus rs para quem nao sabe a sigla rs de rallye sport tem um significado muito importante para os fas da ford na europa — significado que se materializa no escort rs cosworth para retomar uma nomenclatura desse calibre a ford precisava fazer um carro matador e fez turbinando o duratec de dois litros e modificando pistoes valvulas e escapamento a ford conseguiu extrair dele 215 cv e 31 6 mkgf de torque que desta vez eram moderados por uma caixa de manual de cinco marchas agora o focus podia chegar aos 100 km/h em 6 4 segundos mas nao era so isso alem do motor mais potente o carro tinha uma dinamica absurdamente boa graças a suspensao e ao diferencial quaife que distribuia o torque entre as rodas dianteiras automaticamente alem disso a bitola dianteira era 65mm mais larga e a direçao tinha relaçao mais rapida como no st170 [gallery columns= 4 link= file ids= 16645 16643 16649 16650 ] os freios eram brembo com discos de 324 mm e pinças de quatro pistoes na dianteira e discos de 280 mm e pinças de um pistao na traseira eram calçados por rodas de 18 polegadas da oz racing — herança dos ralis completando o pacote visual com para lamas mais largos e para choques exclusivos e uma unica cor o azul metalico imperial blue por dentro bancos sparco e forraçao em couro preto e azul e alcantara ao todo mais de 70% dos componentes eram novos em relaçao ao focus comum ha relatos de que a ford perdia £ 4 000 pouco mais de r$ 15 000 a cada focus rs vendido tamanho o custo de produçao das pouco mais de 4 500 unidades — cerca de 2 100 delas vendidas no eua enquanto o restante foi dividido entre varios paises da europa apesar disso o focus rs tinha sido sem duvida um sucesso e a ford fez questao de preparar seu sucessor na segunda geraçao do modelo lançada em 2004 nos eua o focus seguiu por um caminho diferente — a segunda geraçao estava mais para um facelift extenso da primeira enquanto na europa era uma segunda geraçao de fato maior e visivelmente mais evoluida [youtube id= emhhxarlhyq width= 620 height= 350 ] em 2005 a segunda geraçao do focus st170 agora chamada simplesmente de st foi lançada no velho mundo seu maior atrativo era o motor duratec 2 5 turbo de cinco cilindros capaz de entregar 228 cv — desenvolvido em parceria com a volvo que fazia parte do grupo ford na epoca de fato um esportivo de respeito ate mesmo para os padroes de hoje na australia e nova zelandia seu nome era focus xr5 turbo detalhe contudo a versao rs continuou se mostrando a estrela da linha esportiva do focus ainda que tenha levado quatro anos para chegar lançado em 2009 o focus rs de segunda geraçao levou o desempenho do focus a um novo patamar e fez com que o mercado e o publico entusiasta repensassem qual era o limite pratico de potencia e torque para carros de traçao dianteira a ford confirmou em 2007 que um novo focus rs seria lançado dali a dois anos entao em 2008 apresentou o primeiro conceito funcional que surpreendeu com os 305 cv do motor duratec 2 5 turbo graças a um turbo borg warner k16 maior operando a 1 3 bar deduziu se entao que o focus ganharia traçao integral — porem surpresa de novo ele saiu apenas com traçao dianteira por sorte graças ao diferencial de deslizamento limitado quaife e a um bom trabalho na suspensao dianteira mcpherson a dinamica nao foi comprometida — pelo contrario era uma das melhores e a ford garantia que era o mais proximo de um carro de rali do wrc que alguem poderia chegar com um focus de rua o 0 a 100 km/h vinha em 5 9 segundos com maxima de 263 km/h incrivel mas a ford queria mais talvez para provar a excelencia do conjunto a ford lançou em abril de 2010 a ediçao limitada focus rs500 que permanece como o focus de rua mais extremo lançado ate agora [gallery columns= 4 link= file ids= 16661 16658 16659 16663 ] o motor duratec 2 5 recebeu um intercooler maior bomba de combustivel mais eficiente e um novo sistema de escapamento alem de uma recalibragem no modulo de controle do motor o resultado 350 cv a 6 000 rpm e 46 9 mkgf de torque entre 2 500 e 4 500 rpm força suficiente para atingir os 100 km/h em 5 4 segundos com maxima de 266 km/h [youtube id= 1 o8jhbwdsk width= 620 height= 350 ] o suficiente para que ele tenha desempenho comparavel ao de um subaru wrx sti mas o que conquista de verdade no rs500 e seu visual totalmente badass todas as 500 unidades fabricadas foram pintadas de preto panther black e envelopadas com um filme especial para conseguir o efeito fosco que tambem foi reproduzido nas rodas de 18 polegadas os farois de mascara negra as entradas de ar no capo e as janelas traseiras escurecidas selam a cara invocada do hot hatch que so foi oferecida naquele ano e hoje em dia a terceira e atual geraçao do ford focus passou recentemente por um facelift e ganhou farois mais estreitos uma grade menos avantajada e o resultado e um visual ainda mais agressivo a versao st foi a ultima a mudar de visual mas o motor e o mesmo da epoca de quando foi trazida de volta em 2012 o ecoboost de dois litros turbinado capaz de entregar 250 cv e 36 2 mkgf de torque — o suficiente para acelerar ate os 100 km/h em 6 5 segundos com maxima de 247 km/h fala se muito sobre sua chegada ao brasil entre 2014 e 2015 mas nada ainda foi confirmado esperado para o ano que vem como modelo 2016 o focus rs começou a ser flagrado em testes pela europa e ate agora especula se que seu motor sera o mesmo ecoboost turbo de 2 3 litros e 340 cv que devera encontrar espaço debaixo do capo do mustang quanto a traçao se sera dianteira ou integral isto ainda e um misterio mas nos nao precisamos dizer que estamos ansiosos demais nao e
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