motor turbo traçao integral e um visual apaixonante e esta a receita dos melhores hot hatches e o lancia delta hf integrale lançado em 1987 certamente esta entre eles — para muita gente no topo da lista suspeitamos ate que se ele fosse o ultimo da serie sobre os melhores hot hatches do universo boa parte dos leitores nao ate nos perdoaria ultimo ou nao hoje e o dia dele o delta nasceu em 1979 e diferentemente do que muitos pensam nao e um derivado do fiat tipo — este so viria a estrear a plataforma tipo due em 1988 quase dez anos depois o fiat que compartilha plataforma com o delta e o ritmo e o parentesco do tipo e com o delta de segunda geraçao de qualquer forma nomes a parte o delta era um hatchback padrao na epoca motor transversal traçao dianteira quatro portas e um interior que aproveitava o espaço da melhor forma possivel suas formas quadradas marca registrada do designer giorgetto giugiaro eram elegantes e funcionais e o carro foi um grande sucesso comercial logo em seus primeiros anos sendo vendido ate mesmo pela saab entao em parceria com o grupo fiat como saab lancia 600 a primeira versao apimentada do delta surgiu relativamente tarde — o delta hf turbo foi lançado em 1983 e vinha com um motor turbinado — o onipresente quatro cilindros projetado por aurelio lampredi que aqui deslocava 1 6 litro e entregava 142 cv a 5 500 rpm e 19 5 mkgf de torque a 3 500 rpm moderado por um cambio manual de cinco marchas pesando cerca de 1 000 kg o delta hf turbo era capaz de acelerar ate os 100 km/h em 8 5 segundos e chegar aos 203 km/h mas ainda faltava uma coisa — a que tornaria o delta um vencedor nos ralis mas tambem um dos carros mais incriveis nas ruas a traçao integral ou melhor integrale isto seria resolvido tres anos depois com o lançamento do delta hf 4wd em 1986 o sistema de traçao integral usava um diferencial central planetario um acoplamento viscoso fergusen para dividir o torque entre os dois eixos e um diferencial traseiro torsen normalmente 56% do torque ia para as rodas dianteiras e 44% para as traseiras mas dependendo das condiçoes o diferencial podia enviar 70% do torque para um ou outro eixo mas o motor tambem mudou agora deslocava dois litros e entregava 165 cv as mesmas 5 500 rpm com torque de 29 1 mkgf a baixos 2 750 rpm visualmente ele foi o primeiro a adotar os quatro farois redondos que se tornaram a marca do integrale mas de resto era bastante semelhante ao turbo em aparencia as formas robustas que conquistaram admiradores no mundo todo surgiram na atualizaçao seguinte alem da introduçao do delta hf 4wd o ano de 1986 marcou o fim do grupo b de rali no ano seguinte todas as fabricantes se voltariam para o grupo a que tinha carros menos extremos mas ainda assim bastante potentes e a lancia apresentou seu especial de homologaçao em 1987 o delta hf integrale para o integrale a lancia apostou em um visual mais agressivo com para lamas alargados e rodas maiores mas a maior mudança estava no motor que recebeu um intercooler arvores de balanceamento no cabeçote de 8 valvulas e um novo sistema de injeçao eletronica com isso a potencia subiu para 185 cv a 5 300 rpm e o torque para 31 mkgf a 3 500 rpm foi o suficiente para um desempenho sem precedentes — 0 100 km/h em 6 6 segundos e velocidade maxima de 215 km/h [youtube id= fbom8yppmaa width= 620 height= 350 ] em especificaçao de corrida os numeros eram ainda mais impressionantes a potencia era de 295 cv e o torque de 41 mkgf com este carro a lancia conseguiu o titulo de construtores do wrc naquele ano dois anos depois o lancia delta hf integrale chegava a sua reta final mas o fazia em grande estilo a adoçao de um cabeçote de 16 valvulas elevou a potencia para exatos 200 cv a 5 500 rpm enquanto o torque subiu para 30 4 mkgf a 3 000 rpm — suficiente para ir de 0 a 100 km/h em 6 1 segundos as frenagens tambem melhoraram graças ao sistema abs o carro de corrida claro era ainda mais potente com 365 cv — e chegava aos 100 km/h em 5 7 segundos com ele a lancia deu sequencia a sua dominancia no wrc que vinha desde 1987 vencendo as seis primeiras provas da temporada o ultimo dos especiais de homologaçao foi o lancia delta integrale evoluzione de fato uma evoluçao o carro ganhou pequenas mudanças no motor para garantir um aumento de 10 cv na potencia o visual ficou mais imponente graças a adoçao de bitolas maiores na dianteira e na traseira bem como uma dianteira mais agressiva suspensoes dianteira e traseira tambem foram modificadas bem como os freios e o sistema de direçao que foram revisados o 0 100 era feito nos seis segundos cravados mas esta ainda nao havia sido a morte do lancia delta integrale — em 1993 o evoluzione ii foi apresentado com modificaçoes importantes no motor para atingir 215 cv 32 mkgf de torque entre elas injeçao multiponto sequencial um remapeamento completo no sistema de igniçao e um novo turbocompressor com controle eletronico de pressao e arrefecimento liquido alem disso o carro adotou rodas de 16 polegadas bancos recaro forrados em alcantara bege e um volante de couro momo a segunda geraçao do delta — esta sim baseada no fiat tipo nao teve a mesma tradiçao nos ralis na verdade nao teve nenhuma grande participaçao no wrc que passou a ser dominado pelos japoneses da subaru da toyota e da mitsubishi hoje em dia o delta — que compartilha sua plataforma com o bravo — e um carro bem mais careta e embora nao seja ruim definitivamente nao carrega o mesmo carisma de seus ancestrais uma pena [vimeo id= 8384046 width= 620 height= 350 ]
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