ja faz quase 40 anos que eles existem — desde o lançamento do vw golf gti de primeira geraçao no fim de 1974 e por isso nada mais justo do que começarmos esta serie especial sobre os melhores hot hatches de todos os tempos com a primeira versao esportiva de um dos carros mais vendidos do mundo nao e o problema e que ainda que justo isto seria obvio demais — e nos nao somos de ficar por ai fazendo o obvio por isto vamos dar o pontape inicial com aquele que pode ser considerado o golf gti mk1 frances o peugeot 205 gti — ate porque os dois compartilham a mesma sigla em 1983 a peugeot lançou no mercado o sucessor do pequeno 104 que ja estava no mercado havia 11 anos o 205 gti era um carro bem mais moderno mas que mantinha as qualidades do carro que substituiu robustez bom aproveitamento de espaço praticidade e economia na verdade ambos conviveram por mais cinco anos ate que a peugeot encerrou a produçao do 104 em 1988 [youtube id= 9zdqw1iup4c width= 620 height= 350 ] mas nao estamos falando do 104 lembra a historia e sobre o 205 gti e ele veio logo em 1984 bem a tempo de brigar com a segunda geraçao do golf gti que acabava de chegar ao mercado o golf popularizou a receita do hatch compacto com motor dianteiro transversal e traçao dianteira e era referencia tambem entre os esportivos graças a seu motor que aquela altura era um 1 8 de 112 cv uma versao com cabeçote de 16v e 139 cv seria lançada o peugeot 205 gti portanto precisava ser melhor do que ele para isso a peugeot contava com uma versao modificada de seu motor 1 6 denominado xu5 nas versoes mais mansas ele tinha entre 80 cv quando alimentado com um carburador de corpo simples ate 89 cv injeçao eletronica e catalisador no gti a peugeot dispensava o catalisador o que elevava a potencia para bons 105 cv atingidos a 6 250 rpm com torque de 13 7 mkgf a 4 000 rpm ainda nao eram os 112 cv do gti mas o 205 tinha outras qualidades na verdade toda a linha 205 tinha como diferencial a suspensao dianteira do tipo mcpherson e traseira independente com eixo de torçao e braços arrastados — um sistema que hoje e padrao nos hatches pequenos mas ainda era novidade nos anos 80 e pode ser considerado ao menos em parte responsavel pelo sucesso estrondoso do 205 nos anos que seguiram o lançamento naturalmente o 205 gti nao era exceçao alem do motor de 105 cv o carro ganhou um reajuste no sistema de suspensao que ficou mais baixa e firme graças a novos amortecedores molas e braços de controle bem como a adoçao de uma barra estabilizadora o resultado era um carro que era rapido mas acima de tudo agil e tambem era leve pesando apenas 883 kg assim o primeiro 205 gti era capaz de chegar aos 100 km/h em 8 7 segundos o visual tambem era uma atraçao a parte graças aos arcos de roda mais pronunciados com molduras de plastico o carro aparentava mais robustez e esportividade — sensaçao reforçada pelos para choques mais imponentes pelos frisos vermelhos que percorriam todo o perimetro do carro e as rodas de 14 polegadas calçadas com pneus 185/60 em 1986 a peugeot promoveu uma importante atualizaçao no 205 gti lançando no mercado uma versao com motor de 1 9 litros o xu9ja o maior deslocamento se devia ao curso ampliado dos pistoes e rendeu um aumento de potencia para 130 cv — que chegavam mais cedo aos 6 000 rpm — e torque de 16 45 mkgf o novo motor era capaz de levar o carro aos 100 km/h em 7 8 segundos em outros paises era oferecia uma versao com catalisador e 122 cv o motor 1 6 tambem foi atualizado ganhando o cabeçote do 1 9 que tinha valvulas maiores e passou a se chamar xu5ja com 115 cv ele agora ia de 0 a 100 km/h em 8 5 segundos os dois motores contudo apresentavam comportamentos curiosamente distintos — a imprensa especializada dizia na epoca que o 1 6 era um motor mais esperto e que revelava todo o seu potencial em giros mais altos enquanto o 1 9 era mais torcudo porem nao tinha o mesmo folego com estes dois motores o 205 gti era frequentemente o carro a ser batido em testes comparativos de revistas da epoca e o sucesso de critica era refletido nas vendas para atender a demanda a peugeot produziu cerca de 61 600 exemplares do gti entre 1984 ano de lançamento e 1993 quando saiu de linha destes mais de 20% foram emplacados no reino unido — um dos paises que adotaram o 205 gti com mais carinho jeremy clarkson que o diga o apresentador do top gear colocou o pequeno hot hatch entre seus carros favoritos de todos os tempos [youtube id= wofeuksxqfu width= 620 height= 350 ] o melhor de todos mas nao da para falar do 205 gti sem mencionar sua variaçao mais monstruosa — o 205 gti turbo 16 era uma versao de homologaçao de um verdadeiro monstro conhecido por qualquer um que seja minimamente fa de rali o 205 do grupo b foi este carro que venceu as duas ultimas temporadas do wrc a contar com categoria mais insana de sua historia — em 1985 e 1986 com os finlandeses timo salonen e juha kankkunen ao volante respectivamente [youtube id= z9pyfjztc5q width= 620 height= 350 ] o carro de rali na verdade nao tinha muito em comum com o 205 gti que os europeus podiam comprar nas concessionarias embora trouxesse elementos chave como farois lanternas e a silhueta geral ado hatch na verdade eram maquinas com estrutura bem distinta motor montado em posiçao central traseira e traçao integral nao eram nem mesmo hatchbacks e so levavam duas pessoas o motor era um quatro cilindros de 1 8 litro comtodo de aluminio com quatro valvulas por cilindro e duplo comando no cabeçote alimentado por um sistema de injeçao bosch e sobrealimentado por um turbo garrett o chamado xu8t era capaz de entregar 456 cv a 8 000 rpm e 50 mkgf de torque a 5 000 rpm [gallery columns= 4 link= file ids= 16300 16307 16296 16302 ] para homologar o carro de rali a peugeot precisou fabricar 200 unidades legalizadas para as ruas o chamado 205 gti turbo 16 tinha uma versao amansada do xu8t com cerca de 200 cv — mesmo patamar dos hot hatches modernos e seu visual agressivo com para lamas alargados e a porçao traseira que se levantava toda para revelar o motor faz dele um dos nossos especiais de homologaçao favoritos legado o 205 gti foi sem duvida o hot hatch mais bem sucedido da peugeot ate os dias de hoje — ainda que a marca francesa tenha feito relativo sucesso com o 306 gti na decada de 90 ele nao tem o mesmo status de classico — talvez o fato de ele nao ter uma versao para o grupo b de rali ajude a explicar o motivo o 208 gti lançado no ano passado e equipado com um 1 6 turbo o thp desenvolvido em parceria entre a bmw e o grupo psa com 197 cv foi anunciado como o sucessor espiritual do 205 gti ele pode ser um carro excelente de visual incrivel mas so o tempo dira se ele e dono do mesmo carisma de seu ancestral [youtube id= we3j9k8dnti width= 620 height= 350 ]
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