as vezes nem nos damos conta mas e fato que boa parte dos esportivos nacionais de que a gente tanto gosta sao nada mais do que hot hatches escort xr3 corsa gsi fiat uno turbo e claro o gol gti este ultimo e sem duvida o mais iconico deles e a versao que melhor representou sua linhagem foi a ultima o gol gti 16v baseado na entao recem chegada segunda geraçao a historia do gti começa bem antes de 1995 quando foi lançado — mais precisamente 11 anos antes com o lançamento do gol gt em 1984 o primeiro gol esportivo tinha o motor 1 8 do santana e 99 cv declarados depois dele foi a vez do gol gti de 1988 trazer a primazia da injeçao eletronica em seu motor 2 0 de 121 cv alem de marcar epoca com sua pintura bicolor azul monaco e prata podem esperar posts sobre eles em breve mas embora hot hatches sejam carros carismaticos e atraentes por natureza o nivel de um deles e medido pelo desempenho e o gti 16v pode nao ser o mais carismatico ou chamativo deles mas com certeza foi o auge da sigla em termos de performance [youtube id= rqachxf8ezq width= 620 height= 350 ] enquanto as duas versoes esportivas anteriores do gol usavam motores praticamente identicos ao de outras versoes ou modelos como o gol gti de 1988 que usava o motor do santana o gol gti tinha um motor bem diferente ate mesmo daquele que ocupava o cofre do gti 8v e o motor e o grande astro do gti 16v todos os outros gol usavam motores nacionais fossem eles o ae 1 0 que na verdade era de origem ford ou os ap de 1 6 a dois litros no lançamento da segunda geraçao em 1994 contudo para o esportivo que chegaria no ano seguinte a vw decidiu elevar seu desempenho importando um motor quase pronto da alemanha sua arquitetura era semelhante a do ap2000 porem ele trazia algumas diferenças fundamentais que melhoravam bastante seu desempenho a primeira delas era o bloco mais alto que permitia maior comprimento das bielas — de 144 mm para 159 mm com 15 mm a mais as bielas mais longas contribuiam para uma relaçao r/l resultado da divisao de meio curso dos pistoes pelo comprimento das bielas mais baixa — de 0 32 para 0 29 resultando em motor de funcionamento mais suave em altas rotaçoes e maior rendimento alem disso o cabeçote de 16 valvulas alemao tinha fluxo cruzado — e as duas modificaçoes ajudavam a elevar a potencia do motor a 141 cv a 6 250 rpm com torque de 17 8 mkgf a 4 500 rpm em um carro que pesava menos de 1 200 kg o resultado era uma relaçao peso/potencia digna de hot hatches europeus — 7 9 kg/cv moderando a força e a enviando para as rodas dianteiras estava o cambio de cinco marchas alemao do audi a4 acoplado a uma embreagem de acionamento hidraulico o conjunto era o suficiente para chegar aos 100 km/h em 8 8 segundos com velocidade maxima de 203 km/h ainda que o teste da quatro rodas na epoca indique 10 21 segundos no entanto a aceleraçao nao era o unico apelo do gti — freios e suspensao tambem foram tratados a altura os freios eram a disco nas quatro rodas ventilados na dianteira e solidos na traseira e traziam abs como opcional a suspensao ficou mais baixa e mais firme e ganhou barra estabilizadora na traseira — o que deixou seu comportamento dinamico mais preciso — e mais arisco nao sendo complicado fazer a traseira desgarrar completando o chao do carro rodas de 15 polegadas eram calçadas por pneus de medidas 195/50 — de perfil bem baixo para um gol esteticamente era o mais discreto dos gol esportivos sem muito a se destacar alem dos farois com unidades auxiliares embutidas saias laterais aerofolio traseiro e o desenho diferenciado das rodas de 15 polegadas por dentro bancos recaro de otimo apoio com couro bicolor de detalhes vermelhos como opcional e um volante menor de tres raios o subwoofer no porta malas era de serie mas o cd player era opcional meses mais tarde a parati ganhou uma versao gti com exatamente as mesmas caracteristicas — incluindo o motor era impossivel porem nao notar a bolha no capo necessaria por causa do motor mais alto — ela era seu elemento estetico mais caracteristico o gti permaneceu em linha por quatro anos ate que em 2000 a volkswagen lançou a chamada geraçao iii do gol — que na verdade era um facelift um pouco mais profundo do que o normal mas isto nao vem ao caso — o que importa e que o gti tambem fora atualizado e sua nova cara tambem o transformava em um sleeper explicamos na estreia do gol giii a volkswagen acabou com as versoes e resolveu fornecer pacotes de acabamento que estavam disponiveis para todos os motores sendo assim um gol 1 0 podia ter a praticamente a mesma aparencia e os equipamentos que um gti que tinha o motor 2 0 16v atualizado para render 145 cv e trazia novas rodas de 15 polegadas mesmo sem andar tanto quanto ele — que perdeu a bolha no capo sendo assim a exclusividade ficava nos detalhes volante em couro retrovisores azulados espelhos iluminados o desempenho do gol e da parati gti contudo ainda era seu maior destaque o 0 100 km/h agora declarado era de 8 7 segundos com maxima de 206 km/h de qualquer forma isto nao foi suficiente para que o gti 2 0 16v continuasse no mercado — a versao gti que ja era naturalmente a menos vendida começou a vender ainda menos depois que a maioria de seus recursos e modificaçoes esteticas como farois com mascara negra e rodas passaram a ser disponiveis em todas as outras versoes alem disso em 2000 a volkswagen ja oferecia o golf gti com motor 1 8 turbo de 150 cv mais moderno e com melhor desempenho no fim daquele ano o gol gti 2 0 16v saiu de linha para nunca mais voltar desde entao o gol se tornou um carro de baixo custo com o lançamento da geraçao g4 e depois passou por uma reformulaçao completa no lançamento da terceira geraçao de fato em 2008 que trazia uma nova plataforma compartilhada com o polo e com o fox de motor transversal e melhor comportamento dinamico do que nunca a plataforma do novo gol era para todo fa da vw um convite para a volta de uma versao esportiva mas ate agora o gol gti 16 valvulas nao deixou sucessor — o que nao significa que ele nao mereça um lugar entre os melhores hot hatches do universo [ foto rodrigoevora motor ]
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