o primeiro criterio que boa parte dos entusiastas e fas do automobilismo utilizam para medir o sucesso de um piloto e o numero de titulos contudo esta nao e a unica forma basta lembrar que senna com seus tres titulos mundiais e considerado por muita gente o melhor piloto de todos os tempos mesmo que outros pilotos incriveis o tenham superado em numero de titulos ha alguns dias porem decidimos ir mais longe e perguntar aos leitores quais eram os melhores pilotos que jamais venceram um titulo em sua categoria principal nosso pontape inicial foi sir stirling moss mas nos recebemos dezenas de otimas sugestoes e selecionamos as melhores nesta lista confira agora rubens barrichello rubens barrichello foi sem duvida um dos grandes pilotos brasileiros da formula 1 nascido em 1972 começou a carreira no kartismo muito jovem ainda nos anos 80 e venceu cinco titulos antes de se mudar em 1990 para a europa onde conquistou titulos na formula lotus e na formula 3 britanica logo nas temporadas de estreia superando david coulthard neste ultimo inclusive barrichello competiu na formula 1 entre 1993 e 2011 sua primeira equipe foi a jordan para quem pilotou entre 1993 e 1996 antes de entrar para a stewart em 1997 foi na equipe fundada pelo lendario jackie stewart no ano anterior que barrichello começou a se destacar na maior categoria do automobilismo — primeiro com um terceiro lugar na classificaçao para o gp de interlagos em 1999 a frente de michael schumacher depois com tres subidas ao podio na italia na frança e na alemanha quase sempre a frente de seu companheiro de equipe johnny herbert seu desempenho lhe garantiu um lugar na ferrari sob insistencia do chefe jean todt para a temporada de 2000 [youtube id= loil6ib90l0 width= 620 height= 350 ] tambem foi o ano de sua primeira vitoria no gp de hockenheim os anos de barrichello na ferrari sao os responsaveis por sua reputaçao na formula 1 dividindo a equipe com aquele que era o maior piloto da formula 1 em seu tempo rubinho proporcionou alguns momentos memoraveis — incluindo dois vice campeonatos em 2002 e 2004 o brasileiro ajudou a ferrari a conquistar cinco titulos de construtores entre 2000 e 2004 mas sua imagem junto ao publico especialmente o que assistia as corridas nas manhas de domingo foi a do eterno segundo colocado isto se deve especialmente aos episodios das ediçoes de 2001 e 2002 do gp da austria em 2001 barrichello recebeu durante as ultimas voltas da corrida ordens para deixar que schumacher o ultrapassasse e assumisse a ponta a fim de ganhar mais pontos e defender o titulo de pilotos o brasileiro so cedeu na ultima curva da ultima volta visivelmente a contragosto em 2002 a situaçao se repetiu no mesmo autodromo o a1 ring atual red bull ring ainda que os pontos de schumacher nao fossem tao importantes nao ha um fa de automobilismo que nao se lembre da narraçao de cleber machado hoje nao hoje nao hoje sim [youtube id= gqyz6wcxjd8 width= 620 height= 350 ] os ultimos 20 minutos da emblematica corrida no fim de 2005 barrichello deixou a ferrari para assinar com a honda onde permaneceu ate 2008 em 2009 assinou com a brawn gp e teve um grande ano terminando a temporada em terceiro em 2010 e 2011 barrichello correu pela williams ao longo de sua carreira na f1 barrichello e o piloto com o maior numeros de gps disputados — 326 destes participou da largada em 322 outro recorde a volta 47 do gp de monaco de 2009 foi sua 13 909ª na formula 1 e tornou barrichello o piloto que mais deu voltas na formula 1 alem disso rubinho e detentor da maior media de velocidade em uma volta 260 395 km/h durante o gp da italia em 2004 ao todo barrichello venceu 11 grandes premios depois que deixou a formula 1 barrichello ainda correu na indy e na stock car — tendo conquistado seu primeiro titulo da categoria brasileira na temporada 2014 jose carlos pace outro brasileiro que nunca conquistou um titulo na formula 1 na verdade jose carlos pace ou moco para os entendidos so conquistou uma pole position e uma vitoria na categoria — o gp de interlagos em 1975 — mas isto nao o impede de figurar entre as maiores lendas do automobilismo brasileiro na verdade pace costuma ser chamado de campeao mundial sem titulo e nao e a toa pace começou nos karts na decada de 1960 correndo ao lado dos amigos de vizinhança emerson e wilson fittipaldi e em junho de 1963 foi convidado por anisio campos para pilotar um dkw no ii premio aniversario do automovel clube do estado de sao paulo acesp seu desempenho na corrida chamou a atençao da equipe willys e garantiu a moco um lugar entre bird clemente wilsinho fittipaldi e luis pereira bueno depois de fazer sucesso nas corridas de endurance brasileiras pilotando pela willys pela dacon e pela jolly pace se mudou para a europa em 1970 a partir dai passou pela williams pela brabham — equipe pela qual pilotava o bt44 projetado por gordon murray em sua vitoria em interlagos — e pela martini racing pace poderia ter sido um dos herois brasileiros da f1 nos anos 70 ao lado de emerson fittipaldi se nao tivesse morrido em 1977 pace havia estreado bem naquela temporada chegando em segundo lugar no gp da argentina [youtube id= ecwaqiow29q width= 620 height= 350 ] moco e fittipaldi na pista 1975 mas o destino tinha outros planos no dia 18 de março de 1977 13 dias depois da terceira etapa — o gp da africa do sul — o piloto se envolveu em um acidente de aviao com o amigo marivaldo fernandes pouco depois de decolar no campo de marte em sao paulo o monomotor bateu em uma arvore e matou os dois na hora gilles villeneuve o canadense gilles villeneuve financiou seus primeiros anos no automobilismo profissional com o dinheiro ganho em corridas de snowmobile em quebec sua provincia natal nas quais era extremamente competitivo depois de se mudar para os eua villeneuve disputou arrancadas com um ford mustang em 1967 antes de migrar para os monopostos sendo bem sucedido na formula 2 e na formula atlantic ate 1976 foi na formula atlantic que muitas vezes contava com a participaçao de astros da f1 que gilles impressionou james hunt e o britanico convenceu a mclaren a lhe arrajar um lugar na equipe para a temporada de 1977 aquela altura villeneuve ja tinha 27 anos preocupado com a possibilidade de ser considerado velho demais para a formula 1 villeneuve começou a dizer que havia nascido em 1952 e nao 1950 para que pensassem que ele era dois anos mais jovem sua carreira na f1 foi curta porem intensa depois de disputar cinco gps pela mclaren em 1977 villeneuve assinou com a ferrari para disputar as duas ultimas corridas da temporada e para todo o ano seguinte apadrinhado por niki lauda era considerado pelos outros pilotos um grande talento vencendo seis corridas e chegando ao podio 13 vezes entre 1978 e 1982 ano de sua morte em um tragico acidente na belgica o ano de 1979 foi seu melhor gilles villeneuve foi o vice campeao atras apenas de seu companheiro de equipe o sul africano jody scheckter [youtube id= codhusoqt8c width= 620 height= 350 ] sua fama era a de um ser humano adoravel que se tornava um monstro na pista — algo perfeitamente exemplificado por seu desempenho no gp da frança depois de ser ultrapassado por rene arnoux e perder o segundo lugar a tres voltas para o fim da corrida gilles investiu ferozmente contra o frances como se a briga fosse pela ponta — e recuperou o posto robert kubica robert kubica foi o primeiro piloto polones a competir na formula 1 como boa parte dos grandes profissionais kubica começou sua carreira nos karts aos dez anos de idade conquistando seis titulos em tres anos em 1998 mudou se para a italia e começou a competir no circuito europeu vencendo os campeonatos italiano e alemao e ficando com o segundo lugar no campeonato europeu em 2000 seu ultimo ano nos karts depois de continuar fazendo sucesso nas categorias de entrada para a formula 1 como a formula renault e a formula 3 kubica conseguiu uma vaga como piloto reserva na sauber em 2006 estreando no gp da hungria no lugar de jacques villeneuve que sofria com fortes enxaquecas e foi considerado incapacitado de pilotar naquele dia kubica chegou em setimo lugar — a frente de seu colega de equipe o mais experiente nick heidfeld mas foi desclassificado por estar com um carro leve demais villeneuve deixou a sauber logo depois da corrida e kubica tomou seu lugar [youtube id= xvex4ri4ri8 width= 620 height= 350 ] seus resultados na f1 foram promissores o jovem kubica conquistou sua primeira vitoria em 2008 aos 24 anos e entre 2006 e 2011 subiu 12 vezes ao podio tendo como melhor resultado um quarto lugar no campeonato de pilotos em 2008 contudo sua carreira na principal categoria do automobilismo foi interrompida por um acidente durante um rali em andorra em 2011 no qual teve seu antebraço direito dilacerado [youtube id= wqqyb6e4hlm width= 620 height= 350 ] a gravidade do acidente impediu que o polones voltasse a f1 mas ele segue ate hoje competindo — tendo inclusive sido o campeao da categoria wrc 2 em 2013 ao volante do citroen ds3 rrc olha o que ele fez com um carro de rali pouco depois de seu acidente [youtube id= zzqkepbgkii width= 620 height= 350 ] helio castroneves helio castroneves tem uma longa historia na indycar — desde 2001 o brasileiro corre pela equipe penske antes disso ele foi o terceiro colocado na formula 3 britanica em 1995 e apos isso correu na indy lights e na cart desde sua estreia na indycar castroneves ja disputou 79 corridas das quais venceu 23 com direito a 34 pole positions [youtube id= bz0ezd9eag8 width= 620 height= 350 ] castroneves ja venceu a indy 500 a corrida mais importante da temporada tres vezes — em 2001 seu ano de estreia 2002 e 2009 ele e um dos unicos nove pilotos na historia da indy 500 a vencer ao menos tres ediçoes da corrida e o unico ainda em atividade apesar disso jamais conquistou um titulo pela categoria ficando com o vice campeonato em 2002 2008 2012 e 2014 sem duvida um dos maiores nomes da indycar ronnie peterson o sueco ronnie peterson e outro piloto que teve sua carreira na formula 1 abreviada antes do tempo como contamos neste post peterson morreu aos 34 anos em um acidente tragico e estava em um grande momento de sua carreira na principal categoria do automobilismo ela foi iniciada em 1970 depois de alguns anos nos karts e na formula 3 europeia quando peterson tinha 26 anos seus oito anos na f1 foram marcados por um estilo de pilotagem ousado repleto de derrapagens controladas propositais e dois vice campeonatos — em 1973 pela march e em 1978 pela lotus na qual era companheiro de equipe de mario andretti sua garra atras do volante rendeu a peterson o apelido de super swede ou super sueco em portugues [youtube id= wgq flnz7ya width= 620 height= 350 ] sua morte foi tragica — depois de um tortuoso treino de classificaçao no qual bateu em uma cerca machucou as pernas e foi forçado a trocar de carro peterson bateu em um muro de metal no gp de monza atirado de volta a pista seu carro foi atingido pela surtees de vittorio brambilla peterson gravemente ferido foi retirado do carro em chamas por james hunt patrick depailler e clay regazzoni mas nao resistiu aos ferimentos jacky ickx o belga jacky ickx pronuncia se ics que começou sua carreira nas corridas de motocicletas nos anos 1960 correu na formula 1 por 12 anos entre 1967 e 1979 dividindo este periodo entre ferrari brabham e lotus seus melhores resultados foram dois vice campeonatos em 1969 e 1970 pela brabham e pela ferrari ao longo destes 12 anos ickx acumulou 25 podios e oito vitorias — o que ja seria um belo feito mais do que suficiente para entrar nesta lista contudo ickx brilhou mesmo fora da formula 1 o belga participou de nada menos que 15 ediçoes das 24 horas de le mans entre 1966 e 1985 e venceu seis delas — incluindo algumas vitorias historicas como a do ford gt40 em 1969 e com o porsche 956 em 1982 alem disso ickx foi o campeao da can am em 1979 e venceu o rali dakar em 1983 pela mercedes benz stefan bellof stefan bellof morreu na mesma idade maldita para rock and roll aos 27 anos era 1985 e o jovem alemao ao volante do porsche 956 tentou uma ultrapassagem arriscadissima sobre jacky ickx nos 1000 km de spa em plena eau rouge depois de tocar a traseira do carro de ickx e perder o controle o carro de bellof bateu no muro e pegou fogo por dez minutos antes que o piloto fosse removido — e declarado morto menos de uma hora depois [youtube id= zgtze iqh1u width= 620 height= 350 ] ao longo de sua curta carreira na formula 1 porem — apenas dois anos 1984 e 1985 correndo pela tyrrell — bellof se mostrou um piloto feroz ousado e impetuoso caracteristicas adquiridas em mais de dez anos nos karts e nas formulas junior europeias dividindo a pista com senna no gp de monaco de 1984 mostrando que era tao veloz quanto o brasileiro debaixo de chuva bellof teve seu unico podio na carreira cancelado por irregularidades no carro mas jamais deixou de pilotar no limite e assim que os outros pilotos lembram dele usando expressoes como talento perdido um dos melhores impecavel e arrojado dizem que ele teria sido um rival e tanto para ayrton senna [youtube id= g0z9tbfw6tu width= 620 height= 350 ] se jamais ergueu um trofeu ao menos bellof conseguiu entrar para a historia apos estabelecer o recorde de volta no nurburgring nordschleife seu tempo de 6 11 13 com o porsche 956 aferido durante os treinos de classificaçao para os 1 000 km de nurburgring de 1983 permanece como o mais veloz do inferno verde ate hoje michele mouton dizem que o grupo b era a categoria do rali que separava homens de meninos mas um de seus maiores pilotos foi uma mulher michele mouton estreou nos ralis como navegadora e em 1975 ja pilotava o alpine a110 — o carro que venceu o primeiro titulo do wrc em 1973 — em ralis nacionais pela frança depois de mostrar talento ao volante de icones como o lancia stratos hf e o fiat 131 abarth ate 1980 mouton foi contratada pela audi em 1981 onde conseguiu maior destaque [youtube id= zp8qkyxytrc width= 620 height= 350 ] michele mouton mostrando que ainda esta em forma seu ano de estreia foi marcado por uma vitoria no rali de sanremo na italia mas foi em 1982 que mouton conseguiu o melhor resultado de sua carreira no wrc um vice campeonato atras do colega de equipe walter rohrl ao volante do audi quattro original mouton venceu nos ralis de portugal da grecia e do brasil naquele ano e ficou apenas 12 pontos atras de rohrl seu desempenho contudo foi fundamental para que a audi levasse o titulo de construtores para casa naquele ano mouton segue como a unica mulher a competir na categoria mais alta do rali mundial
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.