na semana passada perguntamos a nossos leitores quais eram os motores de quatro cilindros mais fantasticos ja usados em automoveis parecia a principio uma pergunta dificil de responder mas na pratica foram tantas sugestoes bacanas que selecionar as melhores sugestoes foi uma tarefa ainda mais complicada voce pode conferir a primeira parte da lista aqui a segunda vamos mostrar agora honda f20c sugerido por japa33 os motores de quatro cilindros da honda sao reconhecidos por sua alta potencia especifica na primeira parte desta lista mencionamos o lendario b16 e seus 160 cv ou 100 cv por litro sem qualquer tipo de induçao forçada o b16 foi lançado em 1989 e permaneceu em produçao cada vez mais aperfeiçoado ate 2001 quando foi substituido pela serie k de motores de quatro cilindros ha porem outro motor honda absurdamente girador e muito potente para um aspirado o f20c usado pela primeira vez no roadster s2000 lançado em 1999 era um esportivo da velha escola com motor dianteiro traçao traseira dois lugares teto conversivel e um belo design limpo e atemporal tanto que foi produzido por dez anos entre 1999 e 2009 e nao precisaria de muito mais que uma reestilizaçao para poder ser vendido novamente em 2017 [youtube id= lt0vj77tb9m width= 620 height= 350 ] nosso foco aqui porem e o motor o chamado f20c era uma verdadeira obra prima de engenharia com quatro cilindros dois litros e 250 cv isso da 125 cv/l sem induçao forçada um numero impressionante ate para os padroes de hoje e que so foi superado em 2010 pela ferrari 458 italia cujo v8 de 4 5 litros entrega 126 cv/l com diametro de 87 mm nos cilindros e curso dos pistoes de 84mm o f20c deslocava 1 997 cm³ e por isso o carro foi chamado de s2000 era uma homenagem aos pequenos roadsters honda lançou nos anos 60 s500 s600 e s800 que tambem eram batizados de acordo com o deslocamento dos motores emprestados das motos da marca projetado para trabalhar no limite de giro o motor entrega seus 250 cv a 8 600 rpm com a faixa vermelha do conta giros começando aos 8 800 rpm e corte de giro a estratosfericos 9 000 rpm era o suficiente para ir de 0 a 100 km/h em 5 9 segundos com velocidade maxima de 247 km/h com potencial para muito mais mesmo no modelo feito para o mercado americano que tinha taxa de compressao reduzida a potencia ainda impressionava 240 cv a 7 800 rpm [youtube id= 2rzufeijq_m width= 620 height= 350 ] acima de tudo literalmente ficava o comando duplo variavel vtec que atuava nas valvulas de admissao e escape a partir de 6 000 rpm e alterava completamente o comportamento do motor que queimava combustivel com muito mais eficiencia e ainda proporcionava o famoso vtec kick cosworth yb foto graham l edwards/flickr sugerido por danilo sampaio o quatro cilindros que ficou famoso por equipar o ford escort rs cosworth na virada da decada de 1990 tem uma origem bem mais antiga suas raizes estao no motor conhecido como ford pinto pois foi desenvolvido na europa para uso no ford pinto mas os britanicos o conhecem como ford lima ford taunus ou simplesmente t 88 o codinome usado durante seu desenvolvimento o que importa e que na decada de 1980 ford e cosworth eram intimas o bastante para que a fabricante do oval azul encomendasse a firma de engenharia uma versao apimentada do motor pinto para usar em seu especial de homologaçao do grupo a para ralis e corridas de turismo o sierra rs cosworth que foi lançado em 1988 e fez mais sucesso no asfalto do que na terra a ford chegou a conclusao de que a principal razao para isto era o fato de ao contrario de rivais como o lancia delta hf integrale e o audi 90 quattro o sierra tinha traçao traseira tornada obsoleta anos antes em 1982 com a chegada do audi quattro [youtube id= gfsos6lmkhc width= 620 height= 350 ] por isto em 1990 a ford decidiu dar ao sierra um sistema de traçao integral que foi transplantado dois anos depois para o monobloco do escort rs cosworth o unico da quinta geraçao a ter motor longitudinal por conta disto e que motor usando como base o bloco do motor pinto a cosworth instalou nele um cabeçote de aluminio com quatro valvulas por cilindro e um turbocompressor com diametro × curso de 90 8 mm × 76 95 mm e um motor superquadrado tem curso menor que o diametro e com isto e bastante girador seu limite fica acima das 8 000 rpm existem algumas versoes diferentes do cossie yb identificadas pela cor da tampa de valvulas vermelho usado no ford sierra ybb ybd e ybj ; verde usado no sierra sapphire cosworth ybg ; azul usado no escort rs cosworth da primeira leva ybt e prata usado na segunda leva do rs cosworth ybp com turbo menor o mais potente deles do escort rs cosworth rende 220 cv na versao de rua e pode passar dos 550 cv na versao usada em competiçoes fiat twin cam sugerido por gustavo e muitos outros alem do gustavo varios outros leitores sugeriram o motor twin cam da fiat para a lista exceto por um detalhe a maioria lembrou do motor por sua apariçao nos lancia que competiram no mundial de rali o wrc o que acaba sendo no fim das contas um atestado da excelencia deste motor projetado pelo lendario aurelio lampredi o twin cam da fiat foi o primeiro projeto de lampredi para a fiat e por isto costuma ser conhecido pelo sobrenome de seu criador era derivado do motor do fiat 124 lançado em 1966 sua primeira configuraçao ainda tinha comando simples no bloco e deslocava 1 2 litro com as modificaçoes realizadas por lampredi o motor twin cam podia ser facilmente considerado o mais moderno a equipar um carro de rua na epoca o cabeçote era de aluminio e as valvulas de admissao e escape eram inclinadas melhorando o fluxo do ar no motor alem disso o acionamento por correia dentada garantia um funcionamento mais suave e silencioso alem de facilitar o ajuste fino do tempo de valvulas um ponto fraco na epoca admitido pela propria fiat era a curta durabilidade da correia que precisava ser trocada a cada 36 000 km com diferentes configuraçoes de deslocamento o motor lampredi foi usado em varios automoveis do grupo fiat ao longo de mais de 30 anos como projeto basico praticamente inalterado porem com obvias atualizaçoes em varios componentes houve versoes que variavam de 1 297 cm³ 1 3 usada no fiat 131 ate 1 995 cm³ 2 0 que equipou entre outros modelos fiat 124 coupe e spider tipo tempra e coupe — isto so para ficar nos fiat como destaques o fiat tipo sedicivalvole usava uma versao de aspiraçao natural de 148 cv enquanto o coupe 2 0 16v turbo entregava 193 cv [youtube id= ib9m4b5d0t8 width= 620 height= 350 ] sem duvida porem a evoluçao mais impressionante do fiat twin cam tenha sido a usada no lancia delta s4 o bolido do grupo b que sucedeu o 037 enquanto este tinha apenas um supercharger com o delta s4 a lancia deu um passo alem o motor era basicamente o mesmo quatro cilindros com comando duplo no cabeçote projetado por lampredi porem com um turbo e um compressor mecanico ao mesmo tempo fazendo do delta s4 um dualcharged a principal vantagem era a eliminaçao do turbo lag somada a um ganho impressionante de potencia equipado apenas com o compressor volumex operando a 0 9 bar o motor do 037 entregava cerca de 350 cv na versao de competiçao com a adiçao do turbocompressor e dois intercoolers no delta s4 a potencia declarada dava um salto e chegava perto dos 500 cv ainda que numeros nao oficiais indiquem numeros ate 800 cv na versao de rua as coisas eram bem mais mansas com cerca de 250 cv a disposiçao do pe direito subaru ej22 sugerido por renato abreu no ano passado fez 50 anos que a subaru começou a utilizar motores com quatros cilindros opostos os famosos boxer o primeiro deles foi o subaru 1000 de 1966 depois dele a subaru jamais teve outro tipo de motor na verdade o subaru 1000 foi o primeiro carro produzido pela fuji heavy industries conglomerado industrial do qual a subaru e o braço automotivo sendo assim a real e que todo carro da subaru usa um motor boxer desconsiderados os kei cars como o vivio que tem motores com cilindros dispostos em linha o fato e que a subaru se tornou sinonimo de boxer a empresa gosta de listar inumeras vantagens da configuraçao dizendo que ele abaixa o centro de gravidade dos carros e contribui para sua estabilidade nas curvas alem de ter funcionamento mais suave graças a suas propriedades fisicas e claro que nem todo boxer tem as mesmas vantagens para muitos entusiastas a evoluçao maxima dos motores boxer subaru ocorreu na decada de 1990 quando a marca apresentou o ej22 e o motor do impreza wrx sti 22b versao mais emblematica do garoto propaganda da subaru e o modelo estava em seu auge em 1998 havia acabado de ajudar a subaru a conquistar seu terceiro titulo consecutivo o wrc evoluçao do ej20 de dois litros o ej22 tinha 2 2 litros de 1 994 cm³ para 2 212 cm³ a potencia declarada ainda era de 280 cv lembrando que na pratica estava mais perto dos 300 cv porem era entregue 400 rpm antes do que a potencia do wrx comum ou seja em 5 600 rpm contra 6 000 rpm mais impressionante ainda era o torque maximo — que aumentava de 29 6 mkgf para 36 7 mkgf e chegava antes aos 3 200 rpm ante os 4 000 rpm do modelo normal graças a um retrabalho no modulo de controle do motor [youtube id= t8kbr3tg7tc width= 620 height= 350 ] nem precisamos dizer que isto fazia uma diferença monstruosa no modo como o carro entregava a força o turbo lag um dos unicos problemas que realmente incomodavam no wrx era minimizado com a nova curva de torque e o carro ficava muito mais esperto em baixas rotaçoes e ainda mais rapido quando se afundava o pe no acelerador toyota 4a ge sugerido por mr toyo versatil e a palavra para definir a familia 4a de motores quatro cilindros da toyota produzido entre 1982 e 2002 o quatro cilindros tinha versoes simples com cabeçote de oito valvulas carburador e 70 cv em uma versao basica do toyota corolla vendida nos eua; e muito mais sofisticadas como o 4a gze que tinha cabeçote de 16 valvulas supercharger e 173 cv usado no toyota mr2 a versao mais emblematica porem e a 4a ge usada no lendario toyota ae 86 a versao esportiva era a unica da quinta geraçao do toyota corolla ou sprinter no modelo com farois escamoteaveis a manter a traçao traseira e somada a uma versao com injeçao de combustivel e 130 cv do motor 4a o carro se tornou o favorito de pilotos de fim de semana fosse em circuitos ou vias publicas especialmente nas touges as estradas nas montanhas da terra do sol nascente por seu baixo preço pelo visual descolado fosse como fastback ou tres volumes e pela facilidade de preparaçao um bom exemplo da versatilidade do 4a ge e o carro de keiichi tsuchyia o drift king que ficou famoso por introduzir as derrapagens controladas ao automobilismo japones de elite para isto ele contou com seu ae86 de preparaçao naturalmente aspirada aparentemente contida porem responsavel por liberar o verdadeiro potencial do quatro cilindros sem induçao forçada em uma de suas configuraçoes mais famosas desenvolvida pela japonesa tec art nao confundir com a techart alema por favor o 4a ge recebeu um cabeçote de 20 valvulas com comando duplo usado em geraçoes posteriores do corolla e injeçao eletronica com essas pequenas mudanças o motor que passou a entreger 175 cv parece pouco mas o carro nao pesa muito mais que 900 kg e cumpre gloriosamente sua funçao [youtube id= j0p12_okaw width= 620 height= 350 ]
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