o desenvolvimento de um motor e um processo caro demorado e delicadissimo afinal e do coraçao do carro que estamos falando e preciso a projeçao e as medidas de centenas de componentes diferentes os materiais usados as dimensoes externas e todos os demais aspectos do motor levando em conta os carros em que ele sera utilizado as exigencias para consumo de combustivel e emissao de poluentes e o tempo que o motor ficara no mercado se alguma falha de projeto passar batido e o motor for fraco demais pouco confiavel ou dificil de manter o prejuizo para a imagem do carro do motor e ate mesmo da fabricante pode ser irreparavel e por isto que os motores costumam ficar dez vinte trinta anos no mercado as vezes o processo de encontrar todos os possiveis defeitos no motor demora algum tempo e enquanto nao se acerta e preciso arcar com o prejuizo [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] desse modo ao longo dos anos as fabricantes reaproveitam projetos por muito tempo realizando atualizaçoes incrementais a seus projetos novos sistemas de alimentaçao melhorias no fluxo de ar materiais mais leves e resistentes mas a gente esta falando de algo mais radical criar um motor totalmente novo a partir de outro projeto existem pelo menos tres maneiras de faze lo simplesmente juntar dois motores iguais para criar um terceiro motor maior e mais potente; aproveitar as dimensoes e o as caracteristicas basicas de um motor porem aumentar as proporçoes ou a quantidade de cilindros modular ; ou uma hibrida das duas reaproveitar as dimensoes de um projeto porem modificar sua concepçao original a primeira maneira e a mais graxeira de todas e por isso costuma ser feita por entusiastas e nao fabricantes com a segunda maneira e o oposto sao as fabricantes que tem mais recursos para realizar adaptaçoes mais profundas em um projeto criar por exemplo um v10 a partir de um v8 exige um refinamento maior do que simplesmente juntar dois motores para trabalhar juntos ja a terceira maneira e bem ainda mais complicado com a lista a seguir voce vai entender o que estamos querendo dizer o flat 8 dos irmaos fittipaldi aqui no flatout costumamos nos referir ao carro que wilson e emerson fittipaldi construiram para participar dos 1 000 km da guanabara como o fusca de dois motores dos irmaos fittipaldi isto porque na pratica o motor flat 8 na traseira do bolido era composto por dois motores flat 4 volkswagen arrefecidos a ar como deve ser a escolha recaiu sobre o fusca por questoes de disponibilidade custo e facilidade de preparaçao primeiro eles pensaram em preparar o motor original um 1300 de 46 cv no entanto mesmo aumentando o deslocamento melhorando o fluxo colocando comandos mais agressivos e carburadores maiores dificilmente a potencia passaria dos 200 cv foi um de seus colegas o engenheiro ary leber que entao teve a ideia por que nao juntar dois motores preparados em um so conseguindo assim 400 cv e foi exatamente isto o que eles fizeram ambos os flat 4 recebeu kits okrsa importados para aumentar o deslocamento para 2 2 litros e cada um deles chegou a 200 cv os motores foram unidos pelo virabrequim usando uma cinta elastica de fnm/alfa 2000 e o resultado foi um flat 8 naturalmente aspirado de 4 4 litros e 400 cv o que importa e que com o chassi tubular na traseira a melhor forma de segurar o flat 8 e a suspensao em um arranjo rigido e leve e uma carroceria de fibra de vidro de apenas 17 kg feita pela glasspac o fusca chegou a impressionantes 420 kg ou seja estamos falando de uma relaçao peso/potencia de 1 05 kg/cv quase 1/1 o fusca flat 8 ainda usava o cambio de um porsche 550/1500 rs que tambem forneceu os freios a tambor e todo o conjunto de direçao se ficou rapido nos treinos de classificaçao para os 1 000 km da guanabara de 1969 disputando contra caras como o alfa romeo p33 e o ford gt40 ele conseguiu o terceiro melhor tempo na corrida o fusca manteve posiçao durante a primeira hora da corrida mas teve de se retirar por uma quebra no cambio consertado o besouro de oito cilindros voltou a correr em novembro de 1970 mas foi forçado a abandonar a prova novamente desta vez porem por causa de uma falha na junta que unia os motores depois disso os irmaos fittipaldi decidiram vender o carro cujo paradeiro atual e desconhecido cizeta moroder v16t o fusca dos fittipaldi e um belo exemplo da primeira maneira que citamos a mais roots delas e o cizeta moroder v16t e outro mas o fusca e o cizeta tem uma diferença fundamental em sua filosofia o besouro de wilson e emerson foi fruto da necessidade a soluçao mais rapida e simples com o que se tinha a disposiçao o cizeta por outro lado era deliberadamente complicado embora tambem fosse feito com o que se tinha a mao na epoca isto incluia a carroceria que aproveitada um desenho rejeitado de marcello gandini para o lamborghini diablo para a felicidade do designer que apreciava muito seu proprio trabalho era mais rapido e barato para o engenheiro e dono de concessionaria claudio zampolli e para o compositor de trilhas sonoras giorgio moroder idealizador e patrocinador do projeto respectivamente comprar um projeto de carroceria ja pronto do que pagar para alguem faze lo do zero o cizeta moroder v16t foi feito para rivalizar com o lamborghini countach e com a ferrari f40 os dois supercarros do momento em 1988 ano em que o primeiro prototipo ficou pronto por isso ele deveria ser superior a eles em tudo desse modo chegou se a conclusao de que ele deveria ter nao oito nao dez nao doze dezesseis cilindros para isto porem foi preciso juntar dois motores de oito cilindros a cizeta era uma iniciativa bastante independente e nao tinha cacife para projetar um v16 do zero a decisao logica foi unir os motores de oito cilindros pelo virabrequim talvez para permanecer fiel a raiz do projeto optou se por dois v8 de tres litros vindos do lamborghini urraco cupe 2+2 que tambem foi desenhado por marcello gandini os dois motores foram unidos pelo bloco enquanto os cabeçotes continuaram separados assim eram quatro bancadas de quatro cilindros separadas com dois comandos para cada cabeçote oito comandos no total no entanto cada um dos 16 cilindros tinha duas valvulas e nao quatro o que significa que o motor tinha no total apenas 32 valvulas o mais impressionante era que o motor ficava montado na transversal com o cambio zf de cinco marchas ficava posicionado na longitudinal ligado ao meio do v16 por uma flange o resultado era um carro de pouco mais de dois metros de largura sem contar os retrovisores o motor transversal e o formato do conjunto mecanico quando visto de cima sao as razoes para o t no mome do carro o cizeta v16t nao era turbinado naturalmente aspirado entregava 560 cv a 8 000 rpm e 55 1 mkgf — uma boa vantagem sobre os 455 cv do countach e os 458 cv da f40 [youtube id= kcb4ij0zhio width= 620 height= 350 ] acontece que por custar caro demais o dobro do preço de um lamborghini o cizeta moroder v16t foi um fracasso retumbante tendo apenas cerca de 12 exemplares fabricados ate 1995 a companhia faliu pouco depois [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] o motor v10 da dodge ram vamos a segunda maneira de fazer um motor novo a partir de outro o motor v10 utilizado pela dodge ram e um bom exemplo porque e um derivado direto do motor v8 magnum na versao de 360 polegadas cubicas 5 9 litros o motor do jeep grand cherokee 1998 por exemplo a chrysler começou a considerar a ideia de criar uma versao de dez cilindros do v8 magnum em 1988 quando o mesmo ainda nem estava pronto naquela epoca ja se falava que o motor v10 deveria ser usado na dodge ram a maior picape da familia com o maior e mais potente motor a gasolina da categoria e uma ideia atraente de fato [youtube id= sqt0tqzxv40 width= 620 height= 350 ] o motor magnum 5 9 tinha diametro de 101 6 mm e curso de 90 9 mm deslocando no total 5 890 mm na pratica o que a chrysler fez com o v10 da ram foi adicionar mais dois cilindros respeitando todas as medidas do v8 no que diz respeito a diametro curso e distancia entre os centros dos cilindros comprimento de bielas e demais dimensoes o motor v10 era apenas 10 cm mais longo que o v8 pois uma das mudanças em relaçao ao projeto foi o reposicionamento da bomba de oleo que nao ficava mais na frente do motor e sim sobre ele o diametro dos cilindros era o mesmo mas o curso foi ampliado para 98 6 mm no total o deslocamento do magnum v10 era de 7 996 cm³ arredondados para oito litros outras modificaçoes incluiam uma reduçao na taxa de compressao de 9 1 1 para 8 4 1 e a troca das tampas de valvula de aço estampado por peças de liga de magnesio fundido para reduzir ruidos e melhorar a vedaçao das juntas alem disso o v10 tinha um sistema de igniçao direta sem distribuidor o que nao apenas reduzia o tamanho do motor mas tambem otimizava a queima e consequentemente melhorava a aceleraçao e a eficiencia energetica em 1994 quando o v10 chegou ao mercado nas versoes 2500 e 3500 da dodge ram a injeçao eletronica multiponto ja era usada pela familia magnum o que ajudou no desempenho na economia de combustivel e tambem na durabilidade dos motores com 314 cv a 4 100 rpm e 62 2 mkgf de torque a 2 400 rpm o magnum v10 podia nao ser o mais potente v10 do planeta mas era o motor a gasolina com a maior faixa de torque utilizavel do segmento de 1 000 a 4 000 rpm de acordo com a dodge o motor da ram a tornava mais rapida que qualquer outra picape de seu porte fosse com cambio automatico ou manual carregada ou vazia sozinha ou puxando um trailer mas aqui a gente tem um bonus o motor v8 360 deu origem tambem ao motor do dodge viper outro v10 de 7 996 cm³ ao menos nos primeiros anos dito isto apenas o projeto do bloco que era feito de aluminio e nao ferro fundido como na ram era igual o sistema de arrefecimento o virabrequim o desenho dos cabeçotes e dos coletores de admissao o desenho dos pistoes e das bielas e o trem de valvulas foram desenvolvidos pela lamborghini especificamente para a aplicaçao no superesportivo de motor central dianteiro quer mais um bonus o proprio motor magnum 360 e um projeto derivado diretamente do motor la da chrysler que foi lançado em 1964 e fabricado ate 1991 a versao de 318 polegadas cubicas 5 2 litros veio parar no brasil em outubro de 1969 debaixo do capo do dodge dart nacional ou seja tecnicamente o motor v10 da dodge ram possui certo grau de parentesco com o motor do dart brasileiro assim como o v10 do viper e claro que diversas caracteristicas fundamentais do projeto foram alteradas drasticamente ao longo dos anos mas a raiz de todos estes motores e a mesma o motor do radical sr8 ate agora citamos tres projetos e duas maneiras diferentes de se criar um motor a partir de outro ou se junta dois motores iguais ou se pega um motor que ja existe e se modifica respeitando as caracteristicas fundamentais do projeto a terceira maneira pegar um motor que ja existe e aproveitar a base do projeto porem adicionando novos elementos e sendo mais subversivo nas modificaçoes de seus elementos chave o britanico radical sr8 equipado com um v8 derivado de um quatro cilindros de moto pode ser nosso primeiro exemplo desta linha de pensamento [youtube id= cudr8f0pfdu width= 620 height= 350 ] o motor tem exatamente os mesmos cabeçotes da suzuki hayabusa com quatro valvulas de titanio por cilindro duplo comando de valvulas e corpos de borboleta individuais o bloco contudo foi projetado pela radical com base no projeto da suzuki porem caracteristicas proprias como um novo virabrequim de plano simples sistema de lubrificaçao por carter seco redimensionado ecu propria e componentes internos desenhados in house as bancadas de cilindros ficam dispostas a um angulo de 72° mais aberto ajuda a abaixar o centro de gravidade e o deslocamento pode ser de 2 7 litros ou 3 2 litros no primeiro caso o motor tem diametro de 81 mm enquanto no segundo caso o diametro e de 84 mm ja o curso dos pistoes pode ser de 61 mm ou 71 5 mm em ambos os casos a rotaçao maxima do motor e de 10 500 rpm suficiente para que o motor 2 7 entregue 456 cv enquanto 3 2 e capaz de entregar 558 cv [youtube id= bbmdkz78mou width= 620 height= 350 ] ambos sao opçoes para o radical sr8 uma especie de prototipo produzido em serie que so pode rodar na pista e ir ate la rebocado em um trailer vendo e ouvindo um deles em movimento e possivel notar suas raizes niponicas
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