ha alguns dias fizemos aqui no flatout uma lista de motores bacanas derivados de outros motores fossem projetos feitos por entusiastas de forma totalmente graxeira ou executados pelas proprias fabricantes como forma de aproveitar o potencial de motores que ja existiam [gt40 content search= porsche widget= 1 title= porsche no gt40 ] entre as sugestoes estavam o motor do fusca flat 8 dos irmaos fittipaldi que entra na primeira categoria e o motor v10 magnum de oito litros da mopar que pende mais para a segunda categoria citamos ainda uma terceira maneira de fazer um motor derivado de outro motor na verdade um misto das duas e o primeiro exemplo que vamos citar nesta segunda parte se encaixa nesta categoria brm h16 foto the cahier archive foi a extinta equipe britanica brm de british racing motors que achou que era uma boa ideia usar um motor de 16 cilindros em h eem 1966 quando as regras da formula 1 mudaram para permitir motores sobrealimentados de ate 1 5 litro ou naturalmente aspirados de ate tres litros a brm escolheu a segunda opçao mas em vez de criar um v8 ou v12 de tres litros como seria a decisao logica eles decidiram complicar um pouco as coisas primeiro eles pegaram seu motor v8 de 1 5 litro e o transformaram em um flat 8 de 1 5 litro abrindo o angulo entre as bancadas de cilindros para 180° depois eles juntaram dois destes flat 8 em um unico motor mas em vez de colocar os dois motores em fila indiana eles simplesmente colocaram os motores um em cima do outro unindo seus virabrequins por um sistema de engrenagens de certo modo o arranjo lembrava uma letra h na horizontal a ideia por tras do design era criar um motor mais potente e compacto do que um v12 o formato achatado do h16 permitia reduzir o centro de gravidade enquanto o comprimento do motor era o mesmo de um quatro cilindros em linha e por isso que alguns avioes anteriores a decada de 40 usavam motores em h alem disso utilizar componentes de um motor ja pronto era uma ideia atraente do ponto de vista financeiro e daria menos trabalho [youtube id= fzmpdcnyqxe width= 620 height= 350 ] acontece que como voce deve ter imaginado o motor h16 era extremamente complexo e tinha problemas de durabilidade como era de se prever desde o inicio os virabrequins vibravam demais e quebravam constantemente assim como o exagerado trem de valvulas e o sistema de injeçao mecanica a primeira versao do motor com 32 valvulas entregava 400 cv a 10 250 rpm enquanto a versao final com 64 valvulas tinha 425 cv a 10 500 rpm nao e de se imaginar que um motor de formula 1 com oito comandos para operar 64 valvulas seja um pouquinho problematico [youtube id= wmtmrgjbwyg width= 620 height= 350 ] o brm p83 que disputou a temporada de 1966 foi o unico carro da equipe a usar o motor h16 ele nao pontuou naquele ano e apos o fim do campeonato foi aposentado porque a brm decidiu usar um v12 mais comum por outro lado o lotus 43 utilizou o motor de 16 cilindros enquanto o cosworth dfv nao ficava pronto incrivelmente o carro conseguiu vencer uma corrida naquele ano o grande premio dos eua com jim clark ao volante bugatti w18 vamos fazer uma pequena viagem no tempo em 2014 contamos aqui no flatout a historia dos carros conceito que deram origem ao bugatti veyron entre eles estava o eb118 um cupe esportivo de dois lugares cujo design foi encomendado pelo grupo vw ao estudio italdesign de giorgetto giugiaro o carro apresentado no salao de paris de 1998 tinha desenho limpo e tipicamente noventista mas ja trazia elementos de design que seriam vistos no veyron como o formato dos farois e da grade e as formas sobrias e agradaveis do interior seu aspecto mais impressionante porem era o motor w18 de 6 3 litros e 563 cv imagine tres motores de seis cilindros em linha e 2 1 litros ligados ao mesmo virabrequim separados por um angulo de 60° imaginou nao da medo so de pensar pois a vw fez um motor exatamente assim na verdade o w18 de 72 valvulas quatro por cilindro e seis comandos de valvulas deslocava 6 255 cm³ alem dos 563 cv ele tinha nada menos que 66 3 mkgf de torque a 4 000 rpm era acoplado a uma caixa automatica de cinco marchas que levava a força do motor para as quatro rodas e de acordo com a bugatti o eb118 poderia teoricamente ir de zero a 100 km/h em 5 5 segundos com velocidade maxima de 330 km/h havia dois grandes problemas com o motor w18 o primeiro e que ele era obviamente muito pesado com nada menos que 318 kg o segundo tinha a ver com o posicionamento dos coletores de admissao e escape nos motores em v geralmente a admissao fica entre as bancadas de cilindros e os coletores de escape nas laterais e uma questao de logica com a admissao no meio o ar chega mais rapido e mais frio aos corpos de borboleta enquanto o escape nas laterais visa conseguir a maior distancia possivel entre fluxo dos gases de escape e o sistema de admissao como o motor w18 era em essencia dois motores em v siameses os coletores de admissao e escape ficavam muito proximos e com isto o motor tinha serios problemas de arrefecimento nao se sabe se a bugatti em algum momento teve planos concretos de colocar o motor w18 em um carro de rua e tambem nao se sabe ao certo a origem do projeto uma possibilidade e que o motor de tres cilindros e 1 2 litro do volkswagen lupo subcompacto que tambem foi apresentado pela volkswagen no salao de paris de 1998 tenha sido o ponto de partida na epoca a volkswagen chegou a dizer que os dois propulsores compartilhavam certas caracteristicas um exemplo e o diametro dos cilindros identico no w18 e no tres cilindros 76 5 mm a bugatti ainda aproveitou o motor w18 em outros dois conceitos o eb218 seda derivado do eb118 apresentado no salao de genebra de 1999; e o bugatti 18/3 chiron mostrado no salao de frankfurt naquele mesmo ano o 18/3 chiron alias tinha a dianteira parecidissima com o que vimos no veyron seis anos depois agora um ponto importante o motor w18 da bugatti nao tem parentesco algum com o motor w16 que foi de fato usado no veyron que alias e o proximo item da nossa lista volkswagen w16 como resolver o problema de superaquecimento do motor w18 eliminando o arranjo problematico de coletores naturalmente quando começou a ficar claro que um hipercarro com um numero obsceno de cilindros e potencia muito acima de qualquer outro superesportivo da epoca a bugatti viu que precisaria de uma soluçao mais eficiente e importante que fosse viavel para isto foi preciso buscar a base do projeto nas prateleiras da volkswagen por sorte la estava exatamente o que a bugatti precisava o motor vr6 da volkswagen que por si so ja era inusitado ele tinha duas bancadas de cilindros separadas por um angulo de apenas 15° diferentemente dos motores em v convencionais que possuem angulos maiores sendo 65° e 90° os angulos mais comuns com isto apenas um cabeçote e necessario para abrigar as duas bancadas de cilindros e como uma mistura de motor em v com motor em linha ate no nome o v vem de v motor enquanto o r vem de reihenmotor que significa motor em linha isto faz com que o motor seja mais compacto do que um v6 convencional e perfeito para a aplicaçao pretendida pela volks carros com motor transversal e traçao dianteira que foram projetados para motores de quatro cilindros alem disso e possivel manter o arranjo tradicional de coletores de admissao e escape usado nos motores em linha o motor w16 entao aplicou a mesma logica dos motores em v formado por dois motores em linha so que ele e um motor em w feito com dois motores vr6 o coletor de admissao fica no meio os coletores de escape ficam do lado de fora como deve ser a bugatti batizou o motor do veyron como 16 4 porque sao 16 cilindros com quatro valvulas cada como muita gente sabe alem das 64 valvulas o w16 tambem tem quatro comandos de valvulas e dez radiadores sao 1 014 cv a 6 000 rpm e insanos 127 5 mkgf 2 200 rpm o motor era acoplado a uma caixa dsg de dupla embreagem e sete marchas e a força ia para as quatro rodas atraves do sistema traçao integral com diferencial haldex mas para fazer tudo isto funcionar foram necessarios pouco mais de dois anos de aperfeiçoamentos — de agosto de 2003 quando o primeiro prototipo funcional ficou pronto a novembro de 2005 quando todos os problemas do projeto foram resolvidos e o hipercarro começou a ser produzido o arranjo de cilindros do motor w16 note tambem a quantidade de valvulas no cabeçote vale lembrar que os motores w8 e w12 da volkswagen usados por modelos como o passat o phaeton e o touareg seguem a mesma logica o w8 e formado por dois vr4 dois vr6 com dois cilindros a menos cada e o w12 e o fruto da uniao de dois vr6 um belo exemplo de modularidade [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] o flat 8 do porsche 908 os irmaos fittipaldi fizeram um motor flat 8 usando dois flat 4 volkswagen em 1969 e possivel que eles tenham se inspirado no porsche 908 que foi feito no ano anterior para competir nas 24 horas de le mans e em outras provas de longa duraçao o carro era construido sobre um chassi tubular com carroceria de fibra de vidro este chassi abrigava o motor flat 8 montado em posiçao central traseira cuja concepçao era bastante simples dois flat 4 de quatro cilindros e 1 5 litro em fila indiana unidos por um unico virabrequim era um motor de concepçao simples com arrefecimento a ar e duas valvulas por cilindro e comandos simples nos cabeçotesestava longe de ser o state of the art da epoca e nao era dos mais potentes com cerca de 350 cv a 8 400 rpm mas era confiavel e robusto o bastante para as corridas de longa duraçao com ele a porsche competiu nas 24 horas de le mans e daytona alem de outras provas de endurance como os 1 000 km de nurburgring [youtube id= qt1aj5bu9t8 width= 620 height= 350 ] apesar de nao ter feito muito sucesso nas pistas esta parte ficou com o 917 o porsche 908 era um belissimo carro de corrida — um prototipo baixo de linhas aerodinamicas e sensuais e uma longa traseira que caia suavemente ate quase encostar no chao a fim de reduzir o arrasto aerodinamico nos retoes dos circuitos europeus a partir de 1969 no entanto a porsche decidiu transforma lo em um spyder de cockpit aberto e traseira mais curta configuraçao que resistiu ate 1981 — quando a fabricante adotou um flat six turbinado de 2 1 litros e mais de 500 cv
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