em 2005 a ford virou o mundo dos muscle cars de cabeça para baixo com o mustang de quinta geraçao que era inspirado no modelo classico de 1964 nao demorou nada para que a concorrencia se mexesse — e por isso hoje os fas de muscle cars tambem podem comprar um camaro ou challenger inspirados nos icones do passado a nova geraçao do mustang nao e mais retro mas voce entendeu acontece que para alguns esta inspiraçao nao e suficiente — eles curtem o desempenho dos novos muscle cars mas querem mesmo e o visual dos antigos para estes existem inumeras empresas que realizam restomods — restaruraçoes que incorporam componentes modernos como motor transmissao freios e em alguns casos elementos esteticos e isto nao vale so para os muscle cars ja falamos de alguns restomods aqui no flatout o hemi dart gss o challenger e max da hotchkis os jaguar da eagle e os jipes e picapes da icon por exemplo mas hoje vamos falar de uma soluçao diferente para quem quer visual classico e desempenho moderno os mustang da retrobuilt o nome e sugestivo e significa exatamente o que da a entender a retrobuilt re constroi muscle cars modernos para ficar com visual ainda mais retro como muitas empresas que modificam carros a retrobuilt começou como uma restauradora convencional em springfield nao na cidade dos simpsons mas em springfield missouri mas a ideia de deixar os muscle cars atuais ainda mais fieis aos carros do passado sempre esteve na mente de seu fundador tony beam em 2007 ele e sua equipe de designers e especialistas em funilaria pintura e fabricaçao de carrocerias gastaram 1 200 horas de trabalho para construir este carro este e o rsc gt embora ele tenha a cara do mustang fastback de 1968 com um toque do shelby gt500 eleanor trata se de um mustang gt 2007 dotado de um v8 modular de 4 6 litros e 304 cv o carro foi apresentado no sema show de 2007 e apareceu na capa da revista mustang 5 0 magazine na ediçao de fevereiro de 2011 a construçao do projeto começou com alguns paineis da carroceria de um mustang 68 — a dianteira para lamas dianteiros e traseiros e portas estes paineis foram adaptados usando metal e fibra de vidro que se encaixassem sobre a estrutura do mustang 2007 que tambem recebeu componentes feitos sob medida logo que o carro ficou pronto a retrobuilt ja anunciou os planos de transforma lo em uma versao de produçao o alto numero de encomendas nos anos seguintes mostrou que a ideia tinha apelo e nao demoraram para surgir encomendas de conversoes para que os carros lembrassem outros modelos classicos do mustang mach 1 boss 302 ou shelby gt350 e gt500 com o tempo a empresa aperfeiçoou sua tecnica e passou a fabricar mais componentes sob medida com fibra de vidro e metal — de modo a obter peças maiores visto que o mustang cresceu bastante nos ultimos 50 anos porem com as proporçoes ainda mais proximas dos componentes antigos a retrobuilt garante que consegue transformar qualquer mustang fabricado de 2005 ate hoje e deixa lo parecido com qualquer modelo da primeira geraçao 1964 1972 sendo assim voce pode transformar um shelby gt500 2014 em uma replica do primeiro mustang gt500 ou de um mach 1 de 1969 — ou qualquer outro modelo de mustang que tenha vindo antes ou depois e isso inclui grade farois e lanternas para choques emblemas e detalhes de acabamento como a persiana no vidro traseiro dos mustang boss [gallery columns= 4 link= file ids= 20515 20517 20520 20522 ] os paineis da carroceria que nao sao feitos pela retrobuilt sao cedidos por mustang antigos — normalmente carros que foram danificados em acidentes e iriam para o ferro velho o interior pode ser mantido original escolha da maioria dos clientes ou customizado com novas forraçoes e detalhes de acabamento a retrobuild nao modifica os motores — se voce tiver um shelby gt500 2014 com motor v8 supercharged de 5 8 litros e 671 cv provavelmente nao precisa de um motor preparado — mas oferece kits de suspensao eibach e todo o resto seguindo as especificaçoes do cliente — e ainda a escolha entre cambio manual ou automatico contudo a gente acha que os mais legais sao os carros mais fieis aos originais — a retrobuilt usa rodas fornecidas pela american racing que seguem a linha old school e procura ate mesmo usar tintas com as cores exatas dos mustang classicos como grabber orange laranja highland green verde ou candy apple red vermelho e quanto custa a brincadeira pelo menos us$ 30 mil r$ 67 mil em conversao direta fora o preço do carro que sera transformado caso este nao seja fornecido pelo cliente nem todo mundo concorda com este tipo de modificaçao e nos vamos admitir que em alguns casos as proporçoes da carroceria ficam meio estranhas especialmente nas replicas do mustang mach 1 que tinha a frente mais baixa mas uma coisa e inegavel a qualidade de acabamento e construçao de cada carro e a prova de criticas e muitos clientes levam seus carros direto do showroom para o qg da retrobuilt nao conseguimos ver problemas em homenagear os muscle cars do passado usando suas versoes modernas — ainda mais quando isto acaba ajudando a preservar a memoria dos mustang originais [gallery columns= 4 link= file ids= 20513 20521 20504 20503 20505 20502 20511 20510 ] [ sugestao do leitor heitor pacheco ]
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.