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Car Culture

Os nomes das fabricantes de automóveis e seus significados, parte 1: da Alfa Romeo à Ferrari

Você já se perguntou os significados dos nomes da fabricantes de automóveis? É bem provável que sim – ser entusiasta de carros envolve curiosidade não apenas a respeito os carros em si, mas também a história por trás deles. E isto, claro, inclui a história das fabricantes e seus nomes.

É por isso que decidimos começar esta série. Lembra do Dicionário Muscle Car (parte 1 e parte 2)? Vamos fazer algo mais ou menos na mesma pegada. Nesta primeira parte, vamos da letra “A” à letra “F”, começando na Alfa Romeo e terminando na Ferrari. Haverá outras e, depois delas, faremos a mesma coisa com os modelos dos carros.

Vamos começar?

 

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Alfa Romeo: quando foi fundada, em 1910, a Alfa Romeo se chamava A.L.F.A., sigla para Anonima Lombarda Fabbrica Automobili. O nome Alfa Romeo veio em 1915, quando Nicola Romeo, investidor italiano, tomou o controle da companhia e achou que “Alfa Romeo” soava melhor. Ele estava certo.

AMC: em 1954, quando George W. Mason, presidente da Nash-Kelvinator, fundiu sua companhia com a Hudson Motor Company para formar uma nova fabricante de automóveis, seu objetivo era competir de igual para igual com as três grandes de Detroit (Ford, General Motors e Chrysler). Para isto, ele escolheu o nome mais patriota possível: American Motors Corporation.

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Aston Martin: a companhia britânica foi fundada em 1913 por Lionel Martin e seu sócio, Robert Bamford. Eles começaram como Bamford & Martin, vendendo carros de outras fabricantes. Acontece que Martin já construía carros de corrida havia alguns anos, e corria com eles no circuito de Aston Hill, em Aston Clinton, uma cidadezinha em Buckinghamshire, bem no meio da Inglaterra. O primeiro carro batizado de Aston Martin foi construído em 1908, antes mesmo da fundação da companhia, que só adotou este nome em 1920.

Audi: a Audi é a sucessora da Auto Union, companhia alemã que era formada por Horch, Wanderer, DKW e… Audi (é um história complicada que contamos aqui). O alemão August Horch fundou a Horch em 1899 e saiu da empresa em 1902. Quando foi fundar sua segunda companhia, foi impedido pela justiça de usar o próprio sobrenome. Em uma reunião com seus sócios, um deles sugeriu “Audi”. O motivo? Assim como Horch significa “ouça” em alemão, Audi significa a mesma coisa em latim antigo. Todos aceitaram e a companhia estava batizada.

Bentley: é comum que as fabricantes de automóveis fossem batizadas com os sobrenomes de seus fundadores, e com a Bentley não foi diferente: a companhia foi criada por Walter Owen Bentley em 1919.

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BMW: esta é bem conhecida – BMW é a sigla para Bayerische Motoren Werke, que significa “Fábrica de Motores da Baviera”, sendo que Baviera é o nome do estado no sul da Alemanha onde a companhia foi fundada.

Borgward: a Borgward original foi uma fabricante alemã fundada em 1929 por Carl F. W. Borgward. Faliu em 1961 e, dois anos depois, seu fundador morreu. Em 2008 o neto dele, Christian Borgward, juntou-se ao sócio Karlheinz L. Knöss para dar início a um revival da marca, algo que se concretizou em 2015 com o lançamento do Borgward BX7 que, por enquanto, só é vendido na China.

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Bugatti: duvidamos que você tenha deduzido que a Bugatti tem este nome por causa de Ettore Bugatti, o engenheiro italiano que fundou a companhia na França em 1909, como Automobile Ettore Bugatti. A Bugatti original fechou as portas em 1952. Em 1987, o empresário Romano Artioli comprou os direitos sobre a marca e construiu o incrível Bugatti EB110, resistindo até 1995, quando faliu também. Por fim, em 1998, a Bugatti foi comprada pela VW, permanecendo sob domínio alemão até hoje.

Buick: o nome do fundador da Buick era David Dunbar Buick. Curiosidade: a Buick foi fundada em 1899 como uma fabricante de motores e, por isso, é considerada uma das fabricantes mais antigas dos EUA. O primeiro carro foi fabricado em 1909.

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Cadillac: Cadillac é um sobrenome, mas não do fundador da marca (que surgiu dos restos mortais da Henry Ford Company em 1902), e sim de Antoine de la Mothe Cadillac, explorador francês que fundou a cidade de Detroit, Michigan, em 1701.

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Chevrolet: o fundador da Chevrolet foi o piloto suíço Louis Chevrolet, que tinha como sócio Williams C. Durant. Durant era diretor da Buick até 1910, e havia contratado Louis Chevrolet como piloto para promover os carros da companhia. Quando saiu e decidiu fundar sua própria fabricante, Durant planejava usar a reputação de Louis Chevrolet como piloto para ajudar a divulgar a marca, e por isso a batizou com o sobrenome dele. Isto aconteceu em 1911.

Chrysler: Walter Percy Chrysler fundou a Chrysler em 1925. Walter CHRYSLER. Deu para entender o motivo?

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Citroën: descendente de poloneses, André-Gustave Citroën fundou a fabricante que leva seu sobrenome em Paris no ano de 1919. É… nem sempre os franceses iam para os Estados Unidos para construir carros.

Cord: a Cord Corporation foi fundada em 1929 pelo empresário americano Errett Lobban Cord que, na verdade, vendia automóveis fabricados pela Auburn Automobile, que tinha este nome porque foi fundada no ano de 1900 em Auburn, Indiana.

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“WEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE” – Daihatsu Copen

Daihatsu: não, não foi nenhum japonês com o sobrenome de Daihatsu quem fundou a Daihatsu (大発, na escrita Kanji). O nome é a junção do caractere 大 (dai), que é o primeiro da palavra 大阪市 (Ōsaka, o nome da cidade onde fica a sede da marca); e do caractere 発 (hatsu), que é o primeiro da palavra 発動機製造 (hatsudōki seizō, que significa “fabricação de motores”).

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Um dos carros mais legais que existem

Datsun: a divisão da Nissan tem este nome por causa das iniciais de seus fundadores: Kenjirō Den (田 健次郎 Den Kenjirō), Rokurō Aoyama (青山 禄朗 Aoyama Rokurō) e Meitarō Takeuchi (竹内 明太郎 Takeuchi Meitarō). Datsun é uma corruptela de “Datson”, que signifiva “Son of DAT”, ou “filho da DAT”. Sério, é isso mesmo.

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De Tomaso: nascido em 1928, o argentino Alejandro De Tomaso foi para a Europa para perseguir o sonho de construir seus próprios esportivos (e também por questões políticas). A De Tomaso foi fundada em 1959 na cidade de Modena, na Itália, mas De Tomaso fez questão de usar as cores da bandeira argentina no emblema da marca.

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DKW: DKW é uma sigla que significa Dampf-Kraft-Wagen, ou “carro movido a vapor”. Isto porque em 1916 o engenheiro dinamarquês Jørgen Skafte Rasmussen fundou uma fábrica de máquinas a vapor e, naquele mesmo ano, decidiu construir um carro. Não deu muito certo (alguém surpreso?), e em 1919 ele decidiu lançar um motor dois-tempos de brinquedo chamado Des Knaben Wunsch, algo como “o desejo dos meninos”.

Mais tarde, Rasmussen colocou uma versão modificada deste motor em uma motor e a batizou de Das Kleine Wunder, que significa “a pequena maravilha”. Deste último significado surgiu a marca DKW que, em 1932, fundiu-se à Auto Union e acabou se tornando a Audi que conhecemos hoje.

No Brasil, a DKW atuava em parceria com a Vemag (Veículos e Máquinas Agrícolas), e por isso se chamava DKW-Vemag.

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Dodge: a Dodge foi fundada no fim de 1900 como “Dodge Brothers Company” pelos irmãos Horace Elgin Dodge e John Francis Dodge. No início, eles forneciam componentes para fabricantes de automóveis, e em 1914 começaram a construir carros.

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Ferrari: precisamos mesmo explicar? Bem, temos uma série especial em seis partes onde contamos toda a história de Enzo Ferrari, fundador da mais famosa fabricante de esportivos de todos os tempos.


Não deixe de ler a segunda parte desta série!