Este é o Zero a 300, nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo, caro car lover. Assim você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!
Os novos personagens (e detalhes) de “Carros 3”
Em novembro do ano passado a Pixar deixou alguns fãs de sua franquia “Carros” um tanto assustados com o primeiro teaser de “Carros 3”, que mostrava Relâmpago McQueen sofrendo um enorme acidente. Na ocasião publicamos a primeira sinopse do filme aqui neste post, contando que, obviamente, o protagonista do desenho não sofreria nada muito grave, e que a história seria sobre uma crise de autoconfiança de McQueen com a chegada de uma nova geração de corredores.
Isso também significa que o desenho terá novos personagens, mais especificamente o novo corredor, Jackson Storm, que parece não se importar com o status quo e só se importa em vencer, e uma jovem técnica chamada Cruz Ramirez, que ajudará Relâmpago McQueen a se recuperar desta crise e a encarar a nova geração.
Segundo uma entrevista do diretor da Pixar Brian Fee ao site Entertainment Weekly, Jackson Storm é um millenial nascido em berço de ouro: “Para ele tudo foi fácil e ele sempre se diz mais rápido que tudo. Ele acha que é dono do mundo e que está chegando para ficar. O mundo deve isso a ele”. Já a garota Cruz Ramirez, embora seja da mesma geração de Storm, é o carrinho mais otimista do mundo e tenta fazer tudo para ajudar McQueen.
Aparentemente será mais um filme “para crianças” que irá amarrar a audiência adulta na poltrona. Fee considera este terceiro filme “o mais humano” dos três. Com uma crise existencial, um moleque mimado e uma menina otimista, não temos dúvidas de que será realmente humano e tem potencial para ser o melhor deles. Contudo, só poderemos afirmar com certeza depois que o filme estrear, em 16 de junho deste ano.
Petrobras reajusta preço do diesel e mantém o da gasolina
A Petrobras anunciou nesta última quinta-feira (5) um novo reajuste dos preços de combustíveis. Desta vez, somente o diesel terá seu preço reajustado para cima, enquanto o preço da gasolina será mantido. Caso ele seja repassado integralmente ao consumidor, o preço do diesel pode subir 3,8%, ou R$ 0,12.
O preço do diesel já havia sido reajustado em dezembro, quando subiu 9,5%, enquanto a gasolina havia sido reajustada em 8,1%. O motivo para o novo aumento, segundo divulgado pela Petrobras, é “a discreta elevação do preço do petróleo nos mercados internacionais e a valorização do real desde a última revisão de preços”.
Como já explicamos neste post, a Petrobras adotou no ano passado uma nova política de preços dos combustíveis, que passaram a ser avaliados mensalmente por uma comissão da estatal. Com a nova política, portanto, os reajustes poderão ser mensais para ambos os combustíveis, e poderão aumentar ou diminuir o preço dos combustíveis de acordo com os preços no mercado externo, flutuação do câmbio entre outros fatores econômicos.
Cadillac lança serviço de “assinatura” de carros
A Cadillac lançou nesta semana sua aposta para o futuro do mercado de automóveis. Em tempos de previsões fatalistas sobre a propriedade de carros e até mesmo sobre o ato de dirigir, a Cadillac decidiu apostar em um modelo semelhante ao dos serviços de streaming: o Book by Cadillac. Trata-se de uma assinatura mensal que te permite usar qualquer carro novo da fabricante, realizando até 18 trocas por ano.
Obviamente a assinatura não é barata: custa US$ 1.500 por mês, porém não exige nenhum contrato de fidelização, o que significa que você pode cancelar o serviço a qualquer momento. A seleção de carros é feita por um aplicativo e os carros são entregues em até dois dias por um funcionário da Cadillac. A mensalidade cobre todas as despesas com o carro, como seguro, licenciamento e manutenção — o usuário só precisa bancar combustível, estacionamento, pedágios e afins. Obviamente, o contrato inclui uma cláusula que proíbe o uso dos carros para fins comerciais, evitando que clientes espertos os utilizem para trabalhar para o Uber.
Os carros oferecidos são o crossover médio XT5, o sedã grande CT6, o SUV Escalade e, a cereja do bolo, os esportivos ATS-V e CTS-V.
Por enquanto o serviço está disponível somente em Nova York, mas a Cadillac já anunciou que pretende expandir sua atuação para outras cidades dos EUA. A ideia soa interessante: são US$ 18.000 por ano para rodar com um carro sempre novo e bem cuidado, sem preocupações — especialmente se você considerar que o modelo mais barato oferecido custa US$ 39.000 (mais taxas e impostos, seguro e manutenção), ou dois anos de assinatura do serviço.
Honda desenvolveu sistema que equilibra motos automaticamente
Motos são veículos leves quando você está em movimento. Quando paradas você precisa fazer algum esforço para segurá-las em pé. Se estiverem derrubadas o negócio fica ainda mais difícil. Dependendo da moto você precisa de ajuda para colocá-la de volta à sua posição funcional. Se depender da Honda, contudo, os dias de sofrimento podem estar perto do fim. A fabricante japonesa desenvolveu uma moto conceitual “auto-equilibrante”, capaz de se manter em pé em qualquer situação — até mesmo parada.
Batizado Honda Riding Assist, o sistema foi demonstrado nesta última quinta-feira (5) no Consume Electronics Show (CES) em Las Vegas. O sistema é simples: quando ativado, ele aumenta o ângulo do garfo em relação ao quadro, alongando o entre-eixos da moto, enquanto desacopla o garfo do guidão. Com isso, o sistema consegue realizar pequenos movimentos com a roda para equilibrar a moto sem a necessidade de usar giroscópios e dispositivos semelhantes (e igualmente pesados).
A Honda não mencionou nada sobre colocar o sistema em produção, mas nos parece claro que uma evolução deste sistema pode estar presente nas motos da marca no futuro. Especialmente em uma versão da paquidérmica Gold Wing, que nunca ficou muito distante dos 450 kg.