um dos traços mais marcantes do automobilismo de modo geral sao os patrocinadores das equipes de corrida que muitas vezes sao responsaveis pela cara das mesmas e isto nao acontece so com marcas gringas patrocinadores brasileiros tambem estao gravados no imaginario dos entusiastas e por esta razao perguntamos aos leitores quais sao os patrocinadores brasileiros mais emblematicos da historia nossa inspiraçao maior foi a equipe hollywood que foi patrocinada pela marca de cigarros de mesmo nome e teve uma carreira meteorica na decada de 1970 mas sera para sempre lembrada como uma das mais bem estruturadas equipes do automobilismo nacional seus carros competiram em diversas categorias dos formula ve e super ve as provas de endurance e sem duvida seu destaque maior foi o incrivel maverick berta com seu motor semelhante ao do gt40 design avassalador e um consistente historico de vitorias ele virou ate protagonista de filme mas e obvio que a hollywood nao foi a unica patrocinadora brasileira que marcou epoca no automobilismo confira a seguir uma seleçao de outras empresas nacionais que investiram no esporte a motor sugeridas por voces e esta e so a primeira parte banco nacional [youtube id= nfupsfbmias width= 620 height= 350 ] fundado em 1944 o banco nacional foi um dos maiores do pais sabe o jornal nacional a primeira ediçao do noticiario foi transmitida no dia 1º de setembro de 1969 e patrocinada pelo banco nacional que viu na coincidencia do nome uma oportunidade o banco faliu em 1995 sendo absorvido pelo unibanco que tambem faliu em 2009 e foi absorvido pelo itau mas o jornal nacional continua [youtube id= jg_trdx8wr0 width= 620 height= 350 ] outra curiosidade antes da vinheta do jn era exibida a vinheta do banco nacional cuja trilha sonora era summer 68 do album atom heart mother lançado em 1970 acontece que para nos que curtimos carros e corridas o legado do banco nacional e outro e ficava estampado em um bone o patrocinio a ayrton senna começou em 1985 ano de estreia do brasileiro na equipe lotus depois de sair de sua primeira equipe a toleman o patrocinio foi mantido ate 1994 ano de sua morte segundo consta no auge de sua carreira na f1 a virada dos anos 1990 quando conquistou seus tres titulos mundiais o banco nacional resolveu deixar de patrocinar senna por nao conseguir arcar com os custos mas o piloto fez questao de manter o contrato em gratidao pelo apoio da marca em seus primeiros anos na formula 1 [youtube id= saj4ggk3ad4 width= 620 height= 350 ] o bone azul de ayrton senna com a marca do banco tornou se um de seus simbolos e os comerciais que o piloto gravou sempre sao lembrados com nostalgia por quem acompanhou a carreira do tricampeao copersucar copersucar e um acronimo para cooperativa de produtores de cana de açucar açucar e alcool do estado de sao paulo foi fundada em 1959 e em 1973 adquiriu a companhia uniao dos refinadores açucar e cafe que produzia o açucar uniao apostamos que voce pensou na piadinha com a frase a uniao faz a força em 2008 a empresa deixou de operar no varejo e foi reestruturada para operar somente com a comercializaçao de commodities por mais que nao de mais para comprar açucar copersucar sempre podemos lembrar que a empresa foi corajosa a ponto de bancar a ousada empreitada de emerson e wilson fittipaldi que entre 1975 e 1982 tiveram a audacia de montar uma equipe de formula 1 100% brasileira apenas dois anos depois de chegar a maior categoria do automobilismo curiosidade a equipe na realidade se chamava fittipaldi automotive mas como e comum acontecer no mundo das corridas ficou mais conhecida pelo nome do patrocinador estampado no carro com o apoio da embraer emerson e wilson chamaram o amigo ricardo divila que ja havia projetado seus formula ve nos anos 1960 para cuidar da criaçao de seu primeiro carro o fd01 que fez sua estreia no gp da argentina primeira corrida da temporada de 1975 detalhe o carro era prata e nao amarelo cor com a qual a copersucar ficou mais conhecida infelizmente quem matou a equipe foi o publico que assim como a imprensa esportiva brasileira começou a cobrar resultados impossiveis dos fittipaldi como nao venceu corridas logo de cara a copersucar sofreu com gozaçoes e criticas infundadas como se fosse facil começar uma equipe de formula 1 do zero e vencer os gigantes em dois ou tres anos os patrocinadores começaram a minguar e a copersucar fechou as portas em 1982 levando praticamente todo o dinheiro dos irmaos fittipaldi arisco [youtube id= q58szufhy9g width= 620 height= 350 ] no inicio de sua carreira rubens barrichello foi apoiado pela fabricante de molhos e condimentos arisco era o começo de sua carreira na europa e rubinho ia bem campeao da formula opel categoria de monopostos com motores quatro cilindros parecidos com o famoso c20xe da general motors em 1990; e depois da formula 3 britanica em 1991 barrichello atraiu a atençao do publico e ganhou o patrocinio da empresa brasileira dito isto o que acabou ficando desta epoca na visao do publico geral ao menos foram os comerciais um tanto curiosos da arisco com barrichello como garoto propaganda ele era jovem com menos de 20 anos e nao ficava totalmente a vontade na frente das cameras usando o macacao com as cores da arisco ele dava entrevistas e comia hamburgueres lotados de ketchup de caixinha quem viveu a epoca certamente lembra das fotos de rubinho no verso das caixinhas verdade seja dita eram belos exemplares de fast food e davam agua na boca de quem apreciava tais iguarias na mesma epoca a arisco tambem patrocinou outros dois piotos brasileiros nelson piquet que estava disputando a indy 500 e depois faria sua categoria de endurance a espron e tony kanaan [youtube id= pf5_awmn2ca width= 620 height= 350 ] dimep a dimep e uma tradicional fabricante de relogios de ponto fundada em 1936 em 1969 dimas de melo pimenta ii seu proprietario e filho do fundador da empresa começou a competir com o ford corcel em provas de turismo ao lado de caras como ingo hoffman paulao gomes e chico serra ele tambem participou de provas de arrancada com um ford escort v8 supercharged foto dragster brasil como voce deve ter sacado o nome da dimep e formado pelas iniciais de dimas que hoje ja tem perto dos 70 anos de idade e passou a paixao por corridas aos seus filhos que atualmente disputam a old stock categoria que traz o chevrolet opala de volta para as pistas e homenageia as origens da stock car com preparaçao relativamente simples e de custo razoavel o motor e sempre o seis em linha de 4 1 litros da general motors usado no opala e na silverado e cada equipe pode escolher seu proprio preparador se voce estava no 1º flatout sunset meet que rolou em dezembro de 2016 ou conferiu a galeria de fotos certamente viu os dois opala dicurrida que estavam la eram os opala de dimas de melo pimenta iii e rodrigo pimenta filhos de dimas ii e pilotos da old stock mas a dimep ficou famosa mesmo por correr na divisao 3 de turismo no brasil um de seus carros mais conhecidos era o vw gol com motor arrefecido a ar que competiu no inicio dos anos 1980 a foto mais acima reproduzida do blog do flavio gomes data de 1982 repare como as cores sao as mesmas dos opala medley com muito historico no automobilismo brasileiro desde a sua fundaçao na decada de 90 a fabricante de medicamentos medley e umas das patrocinadoras oficiais da equipe full time da stock car e do brasileiro de marcas desde 2011 dentro da equipe da qual fazem parte atualmente os pilotos allam khodair rubens barrichello lucas foresti e felipe guimaraes e barrichello quem usa as cores branco e azul turquesa da medley [youtube id= ydfbiitt8gs width= 620 height= 350 ] e ele ja fez bonito com elas desde que entrou para a full time em 2012 substituindo marcos gomes em algumas corridas rubinho ja conquistou um titulo da stock car em 2014 e ficou com o vice campeonato no ano passado ja no brasileiro de marcas o melhor desempenho ate agora foi de ricardo mauricio que em 2012 ficou com o titulo ao volante de seu honda civic varga fundada em 1955 a varga e uma das mais antigas empresas do ramo de componentes automotivos do brasil fornecendo componentes em especial freios para marcas como vw willys general motors e mercedes benz a varga reinou sozinha em seus primeiros anos de mercado ate a chegada da alema alfred teves para se manter competitiva diante da tecnologia e do know how ou seria fachwissen alemao a varga firmou uma parceria com a britanica girling e atraves da troca de tecnologias e recursos conseguiu estabelecer se como a fornecedora dos freios de mais de 1/3 dos automoveis que circulavam no pais a girling para quem nao sabe era uma subsidiaria do grupo lucas sim da lucas electronics que por sua vez foi comprado pelo grupo americano trw a companhia espertamente manteve a marca varga a empresa estampou diferentes carros de corrida nos anos 1970 e 1980 especialmente na stock car e ja forneceu freios para a categoria em meados da decada de 1990 desde 2007 a trw que nao fabrica apenas freios mas tambem equipamentos como pistoes e airbabs mantem uma pista de testes em limeira/sp que costuma ser alugada por fabricantes no desenvolvimento de automoveis e componentes
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.