hoje dia 30 de julho de 2015 e o aniversario de uma das vitorias mais festejadas da historia do automobilismo brasileiro e talvez mundial ha exatos 15 anos o brasileiro rubens barrichello vencia pela primeira vez uma corrida na formula 1 se por si so isto ja torna o gp da alemanha de 2000 uma corrida historica ha varios outros motivos para isto talvez seja chover no molhado provavelmente e mas nunca e demais repetir rubens barrichello e um dos pilotos injustiçados da formula 1 aos olhos daqueles que so tem contato com a formula 1 atraves das corridas nos domingos de manha enxergam rubinho como o eterno segundo colocado rindo de esquetes humoristicas batidas e memes na internet que ha anos brincam a ideia de que o piloto e um eterno coadjuvante para quem enxerga a f1 e o automobilismo em geral como ela realmente e — um esporte a motor muito mais complexo e rico do que uma emissora de tv faz parecer — rubens barrichello e um dos grandes nomes da historia da categoria afinal o segundo colocado em uma corrida de formula 1 ainda e um dos melhores entre os melhores do mundo e rubens ficou entre os melhores por nada menos que 17 anos e 326 grandes premios mas hoje vamos falar da primeira vez em que rubens terminou uma corrida na frente de todo mundo aquela que foi uma das corridas mais intensas nao apenas na carreira do brasileiro mas em toda a historia da formula 1 a entrada na ferrari foi fruto de uma grande temporada na stewart em 1999 ao volante do carro branco da equipe do lendario piloto escoces jackie stewart barrichello havia subido ao podio tres vezes e so nao venceu em interlagos por problemas mecanicos a scuderia viu potencial no brasileiro e o contratou como colega de equipe de michael schumacher para o ano 2000 a morte de ayrton senna em imola seis anos antes havia deixado os fas brasileiros da formula 1 carentes de um idolo nacional no automobilismo a ultima vitoria de um brasileiro tambem havia sido do proprio ayrton no gp da australia de 1993 seu ultimo ano na mclaren a chegada de rubinho a equipe italiana que na epoca estava no topo do mundo encheu a todos de esperança — dos espectadores ocasionais aos verdadeiros apreciadores e a expectativa por sua primeira vitoria ficou mais alta do que nunca logo de cara barrichello que na epoca tinha 28 anos mostrou que estava pronto para entregar o que prometia foi o segundo colocado na primeira corrida da temporada o gp da australia e subiu ao podio outras cinco vezes nas nove provas seguintes certamente rubinho poderia ter se saido tao bem assim nos anos anteriores se tivesse um carro tao bom quanto a ferrari f1 2000 este era uma versao aperfeiçoada da f300 que havia competido nas duas temporadas anteriores com o mesmo v10 de tres litros porem com centro de gravidade mais baixo e aerodinamica superior [youtube id= j vvwv4edqo width= 620 height= 350 ] antes do gp da alemanha 11ª corrida da temporada que seria disputada em hockenheim barrichello era o quarto na classificaçao geral a sua frente o lider michael schumacher com 56 pontos e a dupla da mclaren mika hakkinen e david coulthard ambos com 54 pontos o brasileiro estava com 46 pontos dez atras do alemao nos treinos para a corrida na alemanha porem ficou claro que as coisas nao seriam faceis praticamente impossiveis para dizer a verdade barrichello conseguiu apenas a 18ª colocaçao la no pelotao do fundo pois seu carro apresentou problemas no motor durante a classificaçao atras dele estavam apenas o brasileiro pedro paulo diniz que na epoca era piloto da sauber; jean alesi gaston mazzacane e marc gene schumacher largou em segundo enquanto a pole ficou com david coulthard giancarlo fisichella da benetton ficou com a terceira posiçao nem mesmo o mais otimista apostaria em uma vitoria de barrichello naquelas condiçoes — mesmo com a previsao do tempo dizendo que aquele seria um domingo chuvoso barrichello sempre foi talentoso debaixo de chuva mas ao fim da corrida nem ele proprio acreditava que pudesse vencer ainda assim em 45 voltas tudo mudou ao fim da primeira volta barrichello ja havia subido oito posiçoes no grid e estava em decimo na 15ª volta ja ocupava a terceira posiçao — quinze ultrapassagens em um terço de prova uma por volta nada mau considerando que o objetivo de rubens era ao menos terminar em sexto e conseguir alguns pontos apenas os seis primeiros colocados em uma corrida pontuavam na epoca a partir dali a possibilidade de ver a primeira vitoria do brasileiro começou a ser cogitada a primeira parada de barrichello foi na 17ª volta o piloto voltou para a pista na sexta posiçao e logo depois conseguiu o quinto lugar a partir dai uma sucessao de acontecimentos fez sua parte para ajudar a colocar rubinho na ponta primeiro um homem invadiu o circuito na volta 25 era um ex funcionario da mercedes benz protestando contra sua demissao provavelmente ele nao conseguiu seu emprego de volta mas levou a entrada do safety car na pista — ironicamente um mercedes benz cl55 amg com isto barrichello aproveitou para fazer sua segunda visita aos boxes a parada levou 7 3 segundos e rubens voltou a pista na terceira posiçao — logo atras da dupla da mclaren que brigava intensamente pela ponta schumacher este havia abandonado a corrida ainda na primeira volta depois de bater em fisichella que tambem deixou a prova [youtube id= zntxqifccps width= 620 height= 350 ] depois veio a segunda entrada do safety car — desta vez provocada por um acidente entre pedro paulo diniz e jean alesi a corrida foi brevemente interrompida e na volta barrichello continuava na terceira posiçao o ultimo acontecimento foi o inicio da tao aguardada chuva durante a 30ª volta da corrida o aguaceiro deixou parte da pista encharcada e levou boa parte dos pilotos — incluindo coulthard e hakkinen — de volta aos boxes para colocar pneus de chuva rubens por sua vez decidiu continuar com os slicks aproveitando que a maioria do traçado ainda estava seca acelerando mais que a dupla da mclaren barrichello finalmente assumiu a liderança — sentando a bota nas retas e nas partes secas da pista e andando com cautela sobre o asfalto molhado foi assim que ao entrar nas ultimas voltas da corrida rubinho ja tinha dez segundos de vantagem sobre mika hakkinen o brasileiro cruzou a linha de chegada sete segundos antes do finlandes a volta mais rapida da corrida tambem foi de barrichello que virou 1 44 300 na 20ª passagem [youtube id= nxdoxoai4hm width= 620 height= 350 ] este escriba tinha apenas oito anos de idade quando ouviu os gritos de rubens rubens rubens rubens barrichello do brasil na tv me lembro bem de ter comemorado a entrada de rubinho na ferrari meses antes mas nao fazia ideia de que naquele dia 30 de julho de 2000 se encerraria um jejum de exatamente seis anos oito meses e 23 dias — quase sete anos desde a ultima vitoria de um brasileiro na formula 1 antes deste o maior periodo sem um vencedor do brasil havia sido o espaço de cinco anos entre a vitoria de emerson fittipaldi no gp da gra bretanha em julho de 1975 e a vitoria de nelson piquet no gp dos eua em março de 1980 — tambem o ultimo podio de emerson na f1 com um terceiro lugar depois de sua primeira vitoria rubens barrichello ainda venceu outros dez grandes premios o ultimo foi o gp da italia em monza na temporada de 2009 pela brawn gp a primeira vez no entanto e sempre especial
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