craig lieberman que foi consultor tecnico da universal studios nos tres primeiros velozes e furiosos esta publicando em seu canal do youtube uma serie de videos com entrevistas depoimentos imagens de epoca e insights sobre os carros usados nos filmes e uma otima oportunidade para conhecermos detalhes obscuros ou mesmo ineditos a respeito de alguns dos automoveis mais iconicos do cinema carros que ha quase duas decadas eram os mais legais do planeta para muitos de nos afinal a trilogia classica foi responsavel por despertar milhoes de entusiastas no mundo todo mesmo que o estilo de tuning daquela epoca seja datado e ate meio ridiculo para alguns o fator nostalgia e forte ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] em seu video mais recente craig conversou com john lapid dono de um dos carros favoritos dos fas o mitsubishi eclipse de brian o conner no primeiro velozes os dois ja se conhecem ha bastante tempo desde a virada dos anos 2000 quando começaram as gravaçoes conforme contamos neste post publicado ha alguns dias uma das incumbencias de craig foi vasculhar foruns na internet para encontrar os carros que seriam utilizados alem de usar sua propria rede de contatos https //www youtube com/watch v=skkfugjiht8 na epoca o titulo de trabalho do filme ainda era redline e a universal promoveu um evento em seu proprio estacionamento com a presença da equipe e do elenco incluindo paul walker e vin diesel o eclipse de john foi um dos presentes e foi o escolhido para ser o carro de brian https //www youtube com/watch v=cmh9euokkg4 o eclipse era bem diferente do que vimos na tela originalmente ele era verde escuro forest green mas john mandou pinta lo com o mesmo tom de prata usado nos mercedes benz classicos ele tambem instalou um novo body kit uma enorme asa traseira e outros elementos de tuning tipicos da epoca antes de cede lo a universal nos termos que ja comentamos antes uma quantia em dinheiro e a autorizaçao para que a equipe de produçao o modificasse como bem entendesse ele receberia o carro de volta mais uma quantia para converte lo de volta ao que era antes caso desejasse e poderia ficar com todas as peças instaladas pela universal pareceu um bom negocio e john topou ele conta que conversando com os produtores antes das modificaçoes disse que nao se importava se eles repintassem o carro desde que nao fosse de verde todos sabemos o que aconteceu depois o eclipse foi pintado de verde kawasaki um tom bastante chamativo que com o filtro amarelado usado no filme ficou ainda mais vibrante segundo john a ideia original dos produtores era usar uma pintura acetinada inspirada pelos lamborghini mas por questao de tempo foi usada uma tonalidade solida ele tambem diz que nao curtiu os elementos envelopados em azul em um primeiro momento mas que depois se acostumou [caption id= attachment_233852 align= aligncenter width= 800 ] foto tirada em 2001[/caption] evidentemente as modificaçoes nao se limitaram a pintura o carro tambem recebeu um bodykit robocar uma asa traseira apr gt2 um scoop decorativo no teto coberto com um pedaço de papelao para nao estufar o revestimento interno; farois do modelo 1997 o carro foi fabricado em 1996 e rodas axis model se7en de 18 polegadas a suspensao ganhou molas tanabe ss mais baixas e buchas energy o conjunto mecanico contrario a crença popular nao consistia em um motor 4g63 turbinado como e possivel ler em alguns artigos sobre o filme john conta que comprou o eclipse em 1998 quando fazia faculdade com dinheiro emprestado dos pais que ele foi pagando aos poucos assim ele so conseguiu comprar um eclipse rs que vinha equipado com o motor chrysler 420a naturalmente aspirado com comando duplo no cabeçote para o filme o carro teve o motor refeito nos padroes originais e recebeu alguns componentes simples como um coletor de escape hotshot cold air intake injen novos cabos de vela e um corpo de borboleta mais largo o restante do que se ve no cofre e meramente decorativo bem como o kit de oxido nitroso que foi apenas colocado no lugar sem conexao com o motor com cerca de 150 cv o eclipse era capaz de ir de zero a 100 km/h em nove segundos as modificaçoes no interior em sua maioria ja haviam sido realizadas pelo proprio john os relogios adicionais da vdo conta giros medidor de combustivel termometro e amperimetro alem da classica fileira de mostradores na coluna a o que a universal fez foi modificar o interior com revestimento de suede cinza alem de capas de pedal e manopla de cambio sparco as luzes de neon verdes tambem foram instaladas para o filme tambem foram incluidos um radio alpine com tv e dvd e um jogo com dois amplificadores e dois subwoofers sony o eclipse de john foi o hero car do filme ou seja o exemplar usado nas cenas mais tranquilas tomadas com o capo aberto e com detalhes mais visiveis foram feitos outros quatro carros e nem todos tem seu paradeiro conhecido depois que as gravaçoes terminaram john manteve o eclipse como estava e participou com ele de um evento itinerante organizado pela propria universal no qual apareciam outros carros do filme mas esta fase durou pouco john nao imaginava que o filme faria tanto sucesso entre os entusiastas em parte por conta de alguns erros tecnicos da equipe como o infame aviso danger to manifold exibido na tela do laptop de brian e por isso vendeu o carro a george barris sim o mesmo george barris que criou o batmovel da decada de 1960 por us$ 50 000 bem mais que os us$ 15 000 que pagou por ele em 1998 barris tambem comprou o carro nº 2 segundo john o famoso customizador começou a realizar algumas modificaçoes duvidosas no eclipse colando instrumentos falsos no painel por algum motivo que nunca ficou claro nao muito tempo depois porem o hero car foi vendido novamente a um museu chamado the star cars museum no estado do tennessee de acordo com craig o carro foi roubado e recuperado recentemente e nao esta nas melhores condiçoes mas o museu pretende restaura lo e devolve lo a configuraçao com a qual ficou famoso john diz que se tivesse como saber que velozes e furiosos se tornaria uma serie tao iconica certamente estaria com ele ate hoje
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.