FlatOut!
Image default
Car Culture

Os segredos do Porsche 919 Hybrid, vencedor das 24 Horas de Le Mans de 2015

O cara aí em cima é o carro mais comentado do automobilismo nos últimos dias, pela simples razão de que um destes três venceu as 24 Horas de Le Mans de 2015 — o Porsche 919 Hybrid de nº 19, pilotado por Earl Bamber, Nick Tandy e Nico Hülkenberg, mais precisamente. Agora é hora de conhecer em detalhes o carro que acabou com o reinado de cinco anos da Audi em La Sarthe e deu à Porsche sua 17ª vitória na corrida mais emblemática do planeta. Tudo começou em 2013, quando a Porsche mostrou seu novo protótipo pela primeira vez. Foi um acontecimento e tanto, pois a companhia de Stuttgart estava afastada das corridas de longa duração desde a vitória do 911 GT1 – abrindo espaço para que sua companheira de grupo VW, a Audi, dominasse as 24 Horas de Le Mans — primeiro com os R8 LMP, depois com os protótipo a diesel R10, R15 e R18 TDI, e finalmente com o R18 e-Tron quattro, o primeiro da família a empregar tecnologia híbrida e sistemas de recuperação de energia. Não era à toa