o cara ai em cima e o carro mais comentado do automobilismo nos ultimos dias pela simples razao de que um destes tres venceu as 24 horas de le mans de 2015 — o porsche 919 hybrid de nº 19 pilotado por earl bamber nick tandy e nico hulkenberg mais precisamente agora e hora de conhecer em detalhes o carro que acabou com o reinado de cinco anos da audi em la sarthe e deu a porsche sua 17ª vitoria na corrida mais emblematica do planeta tudo começou em 2013 quando a porsche mostrou seu novo prototipo pela primeira vez foi um acontecimento e tanto pois a companhia de stuttgart estava afastada das corridas de longa duraçao desde a vitoria do 911 gt1 abrindo espaço para que sua companheira de grupo vw a audi dominasse as 24 horas de le mans — primeiro com os r8 lmp depois com os prototipo a diesel r10 r15 e r18 tdi e finalmente com o r18 e tron quattro o primeiro da familia a empregar tecnologia hibrida e sistemas de recuperaçao de energia nao era a toa que a audi continuava como a favorita para 83ª ediçao da corrida neste ano contudo os treinos de classificaçao ja deram a dica os tres primeiros classificados na categoria lmp1 a principal das 24 horas de le mans foram os tres 919 hybrid que a porsche inscreveu — o preto de nº 18; o vermelho de nº 17; e o branco de nº 19 os tres audi r18 e tron quattro da equipe de fabrica vinham logo atras tamanha e a rivalidade entre os prototipos na pista que muita gente esquece que a audi e a porsche pertencem ao mesmo grupo como dissemos no nosso report da corrida as duas alemas competiram como gente grande sem camaradagem — apenas respeito e vontade de ganhar e foi nesse espirito que a porsche revelou ainda em 2013 que seu prototipo hibrido nao teria um motor a diesel sendo movido pela boa e velha gasolina a porsche optou por um v4 de dois litros com injeçao direta de combustivel que com o turbocompressor desenvolve 507 cv — um motor pequeno considerando que o regulamento de le mans nao estabelece um limite de deslocamento para prototipos hibridos que usem motores a gasolina foi uma chance de preservar a imagem do 919 hybrid aos puristas que nao tolerariam um porsche de corrida movido a diesel e garantir economia de combustivel e eficiencia energetica comparaveis aos naturalmente mais economicos prototipos a diesel da audi — e ainda havia o beneficio extra de ter um motor muito mais compacto que um v6 de quatro litros e bem mais leve o maior trunfo do porsche 919 hybrid porem e sua tecnologia hibrida o prototipo nao conta com apenas um e sim dois dispositivos de recuperaçao de energia o kers que armazena a energia gerada pelas frenagens e o sistema de recuperaçao de energia termodinamica [youtube id= j4eqnhimdu0 width= 620 height= 350 ] a energia recuperada pelos dois sistemas e armazenada em um conjunto de baterias de ion de litio e alimentam o motor eletrico na dianteira explicamos tudo detalhadamente neste raio x que fizemos com o powertrain do carro em junho do ano passado [o sistema] consiste em uma turbina extra movida pelos gases de escape de modo semelhante aos motores da f1 quando a gasolina e queimada durante as aceleraçoes os gases expelidos pelo escape giram essa turbina que por sua vez produz energia dessa forma o carro consegue recuperar energia quando freia e quando acelera — ou seja praticamente o tempo todo a porsche esta inscrita na categoria 6mj ou seis megajoule o que significa que o carro pode usar no maximo 1 67 kwh de energia ao longo dos 13 629 metros de uma volta em la sarthe segundo o regulamento o motor a gasolina sim porque um porsche diesel em le mans seria demais para os coraçoes puristas so pode consumir 4 78 litros de combustivel por volta o que significa rodar no minimo 2 85 km com um litro de gasolina parece facil mas nao esqueça que e preciso manter um ritmo competitivo contra um carro hibrido a diesel para ganhar a corrida e rasgar a hunaudieres/mulsanne a mais de 320 km/h como ja sabemos porem a primeira geraçao do 919 hybrid nao teve o desempenho esperado a vitoria foi do audi r18 e tron quattro enquanto os porsche sofreram com problemas mecanicos e eletricos ao longo de toda a prova — especialmente o carro nº 14 de marc lieb romain dumas e neel jani que largou em segundo e terminou a corrida na decima colocaçao [youtube id= ldutrqk4ewa width= 620 height= 350 ] a porsche sabia que se quisesse vencer em 2015 teria que melhorar o 919 hybrid foi exatamente o que os alemaes fizeram o que mudou apesar de as linhas gerais permanecerem as mesmas a primeira vista a porsche garante que entre 85% e 90% dos componentes do 919 hybrid foram modificados ou substituidos um olhar mais atento revela que a parte frontal foi totalmente redesenhada com uma larga entrada de ar abaixo do bico que ficou mais afilado o alojamento dos farois foi redesenhado assim como as laterais que tambem tiveram a aerodinamica remodelada com novas saidas de ar e um perfil aparentemente mais baixo e alongado a traseira permaneceu praticamente inalterada o sistema de suspensao permanece o mesmo — multilink com amortecedores ajustaveis do tipo pushrod — enquanto a estrutura do tipo monocoque incorporou elementos de kevlar a fibra de carbono a mudança possibilitou uma reduçao de peso de 30 kg fazendo com que o 919 hybrid finalmente atinja o peso minimo de 870 kg estabelecido para a categoria lmp1 alem de contribuir para a rigidez da estrutura motor e cambio tambem continuaram iguais — o v4 de dois litros com comando duplo nos cabeçotes carter seco injeçao direta turbo e 507 cv acoplado a uma caixa sequencial com atuamento hidraulico e sete marchas desenvolvida pela propria porsche a principal diferença ficou por conta do sistema hibrido que teve a capacidade aumentada para adequar se a nova subcategoria no ano passado o 919 hybrid estava inscrito na categoria 6mj ou seis megajoule na pratica significa que ele so poderia consumir 1 37 kwh de eletricidade por volta em la sarthe para 2015 a porsche migrou para a categoria 8mj ou oito megajoule que permite um consumo de ate 2 22 kwh por volta assim o motor dianteiro que antes entregava 250 cv para as rodas dianteiras agora entrega 400 cv a audi tambem migrou para a subcategoria 8mj enquanto a toyota — a terceira grande rival — permaneceu na 6mj os tres porsche 919 hybrid que competiram em le mans em 2015 nao tinham aquelas cores por acaso de acordo com a porsche o carro vermelho e uma homenagem mais do que justa ao primeiro porsche 917 k que venceu as 24 horas de le mans em 1970 e deu inicio a bela carreira dos alemaes em la sarthe — o nº 17 tambem nao foi escolhido por acaso o carro preto de nº 18 homenageia o porsche 918 spyder preto que quebrou o recorde de nurburgring em setembro de 2013 ao percorrer todos os 20 km do circuito em 6 57 e quebrar a mitica barreira dos sete minutos o carro branco de nº 19 simboliza a cor tradicional dos carros de corrida alemaes — todos os 919 hybrid eram brancos no ano passado a porsche venceu seria incrivel se os tres carros tivessem cruzado a linha de chegada em ordem crescente 17 18 e 19 mas foi o 919 hybrid branco o vencedor apos completar 395 voltas ao fim das 24 horas uma volta atras dele veio o carro vermelho que completou 394 voltas o 919 preto terminou a prova em quinto lugar atras de outro audi r18 o 919 hybrid em sua nova configuraçao mostrou que a porsche so precisava mesmo era de tempo para adequar se aos novos tempos que chegaram a le mans — afinal os carros mudaram muito desde que a companhia participou da corrida de 24 horas pela ultima vez e nao por acaso venceu [youtube id= uyehe wyum0 width= 620 height= 350 ] a 17ª vitoria da porsche contudo abre uma questao sera este o inicio de uma nova era em le mans ou apenas motivaçao para que no ano que vem a audi busque sua 14ª vitoria
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