uma das responsabilidades que a paixao por carros traz no banco do carona e a de ser o consultor automotivo da galera sempre que algum amigo algum parente algum professor ou cliente vai trocar de carro a primeira coisa que eles fazem nao e ir ate uma concessionaria e mandar um whats para voce por um lado isso e legal afinal voce podera influenciar o parente em questao a comprar um carro bacana [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] mas ha o outro lado sendo um fa de carros os fatores que voce leva em conta em uma compra sao diferentes dos fatores que sua tia ou seu colega do trabalho ai voce corre o risco de indicar um baita carro legal mas que tem potencial para ser um pesadelo para esse ente querido voce nao se preocupa com desvalorizaçao mas seu tio que renova a garagem a cada cinco anos se importa muito com isso voce tambem nao se importa em comprar um carro usado procurar peças na internet esperar uma semana com o carro na garagem e as vezes ate consertar o carro sozinho mas nao espere que sua prima faça o mesmo volta e meia voces se perguntam nos comentarios quem compra carro zero quilometro com os preços que os carros estao custando bem… aproximadamente 100 000 pessoas todas os meses gente que trata os carros como uma ferramenta de trabalho e instrumento de lazer nao por falta de conhecimento mas porque para a maioria das pessoas incluindo entusiastas que usam o carro diariamente com a familia um carro zero com garantia de fabrica e um plano de revisoes programadas e realmente a melhor opçao ainda que isso custe muito caro como sempre foi no brasil por isso quando alguem te pede ajuda para escolher um carro zero voce precisa deixar um pouco de lado aqueles usados incriveis pelo preço de carros novos e tentar ser um pouco racional foi o que eu fiz na ultima vez que me perguntaram que carro comprar menos de r$ 40 000 renault kwid zen pois e em 2018 os modelos de entrada ja estao em uma faixa de preços compreendida entre r$ 35 000 e r$ 40 000 e as opçoes sao apenas duas o fiat mobi e o renault kwid o mobi ate pode ser encontrado por menos de r$ 35 000 porem ele nao traz praticamente nada alem do minimo necessario para ser homologado para começar a ficar interessante e preciso partir para o mobi easy comfort de r$ 35 700 mas ai minha escolha nessa faixa de entrada — um segmento estritamente racional — seria o renault kwid zen que e apenas r$ 1 800 mais caro mas entrega bem mais que o fiat oferecido no site da renault por r$ 37 500 ele vem equipado com ar condicionado como o mobi mas tambem tem radio com bluetooth engates isofix e quatro airbags alem disso ele e mais leve que o fiat e tem porta malas sensivelmente maior 290 l vs 235 l o motor tem so 70 cv com alcool e 66 cv com gasolina mas o peso mais baixo que o do mobi compensa a pouca potencia e tambem o torna mais economico seja com alcool ou gasolina na cidade ou na estrada segundo os dados do inmetro e como beleza e fundamental tambem acho o design visual do carro mais bem resolvido que o do mobi por outro lado esta e a unica versao do kwid que eu consideraria arrematar para ter sistema multimidia o preço sobe para r$ 42 000 e nem roda de liga leve voce tera nesse caso e melhor partir para a categoria seguinte ate r$ 50 000 hyundai hb20 unique no ano passado minha escolha nessa faixa de preços foi o hyundai hb20 comfort neste ano sigo como um cliente fiel da marca coreana porem com a mudança nos concorrentes e na propria tabela do hb20 minha opçao seria o hb20 unique com bluemedia que sai r$ 45 800 em relaçao aos rivais ele e r$ 670 mais caro que o fiat uno drive r$ 1 600 mais barato que o ka se plus r$ 2 000 mais barato que o fiat argo 1 0 r$ 2 190 mais barato que o sandero authentique e r$ 2 600 mais barato que o chevrolet onix lt com o 1 0 gamma de 80 cv ele e mais potente que os fiat empata com gm e perde por apenas 2 cv do renault e 5 cv do ford ka mas sua lista de equipamentos inclui computador de bordo que os demais nao tem e sistema multimidia os fiat sequer oferecem radio por esse preço alem disso acho que o hb20 continua com acabamento melhor que os demais so o onix e o sandero chegam perto dele e tem uma suspensao bem equilibrada entre dinamica e conforto o motor e economico faz 12 5 km/l na cidade e 14 1 km/l na estrada com gasolina e suave e tem bom desempenho para o porte do carro outro ponto positivo e seu espaço interno suficiente para uma familia jovem viajar sem aperto e seu bom desempenho em testes de segurança mais uma vez por combinar bom espaço preço e equipamentos ele continua sendo minha escolha nessa faixa ate r$ 60 000 honda fit dx eu gostaria de escolher o volkswagen up tsi mais uma vez mas neste ano seu preço inicial passou a quase r$ 57 000 e isso tirou um pouco do brilho do carrinho sim seu motor 1 0 tsi ainda e um dos melhores do mercado mas por apenas r$ 3 350 a mais voce pode levar para casa um honda fit dx 1 5 a versao de entrada do hatch japones o motor nao e turbo mas tem 115 cv e consegue rodar 13 6 km/l na estrada com gasolina segundo o programa de etiquetagem do inmetro e um numero razoavelmente menor que os 16 1 km/l do up tsi mas voce nao vai encontrar 330 litros de volume no porta malas do up nem conseguira viajar com tres pessoas no banco de tras na verdade no up e dificil ate mesmo viajar com tres adultos dentro do carro outra vantagem do fit sobre o up e que ele tem um controle de traçao menos invasivo e tambem tem controle de estabilidade algo que o pequeno volks nao tem alem disso o fit foi desenvolvido como um modelo superior por isso seu acabamento e mais esmerado e seu espaço interno em geral e muito maior e mais habitavel que o do up os retoques que a honda fez no carro nesta linha 2019 confrontados com a falta de novidades no up e seu preço cada vez mais caro determinaram minha escolha a favor do japa um up tsi de r$ 52 000 era aceitavel pelo preço de um fit o motor turbo nao e convincente o bastante ate r$ 70 000 volkswagen polo 200 tsi comfortline nessa faixa de preço considerei apenas dois modelos honda fit lx e volkswagen polo 200 tsi comfortline os dois tem pacotes de equipamentos praticamente identicos controle de traçao e estabilidade assistente de partida em aclives sistema de audio que integra smartphones e tem comandos no volante rodas de liga leve e cambio automatico acontece que o polo oferece esta lista de equipamentos por r$ 68 120 enquanto o fit lx cobra r$ 3 780 a mais chegando a r$ 71 900 so isso ja faria a compra do polo valer a pena — apesar de ele nao ter o famoso pos venda da honda mas o polo tem o motor 1 0 tsi de 128 cv que nao apenas e mais potente que o 1 5 do honda 115 cv como tambem e mais moderno e mais economico com turbo e injeçao direta com a diferença de preço entre os dois da pra comprar o pacote opcional tech ii r$ 3 691 que da ao polo sensores de estacionamento dianteiro sistema keyless cruise control retrovisor interno eletrocromico sensor de chuva e sensor crepuscular borboletas no volante ar condicionado digital camera de re e porta luvas com refrigeraçao ate r$ 90 000 ford focus se 2 0 com sync 3 nesta faixa de preços voce encontrara varios suv moderninhos e interessantes o novo ecosport com o motor 1 5 de 137 cv e um deles o chevrolet tracker com seu 1 4 turbo de 153 cv e outro bem como o hyundai creta ou o desejado honda hr v mas eu nao compraria nenhum deles os suv de minha escolha estao aqui nesta faixa minha escolha seria o focus se 2 0 hatch mas nao descartaria a possibilidade de pegar o seda digo fastback o modelo custa r$ 86 800 o que e r$ 4 990 mais barato que o golf comfortline 1 0 tsi e uma troca de turbo e segurança por potencia e um sistema multimidia uma vez que o principal diferencial entre os equipamentos dos dois carros sao os airbags de cortina e laterais que o focus nao tem mas tudo bem ele tem um motor 50 cv mais potente suspensao traseira independente e o acerto dinamico afiado que consagrou o focus desde sua primeira geraçao os controles de traçao e estabilidade a vetorizaçao de torque pela aplicaçao dos freios o computador de bordo o sistema de partida sem chave o retrovisor eletrocromico e os sensores de chuva e de luminosidade e o sistema multimidia que voce encontra no golf tambem estao no focus quer mais espaço para bagagem a versao seda do focus se 2 0 com sync 3 tambem se encaixa nesta faixa de preços custando r$ 500 mais barato que o hatch r$ 86 300 no fim e um pacote bastante atraente por uma boa quantia a menos alem disso se tiver que comprar um golf por mais de r$ 90 000 eu tenho outro plano ate r$ 100 000 volkswagen golf variant melhor que um golf comfortline 1 0 tsi e a perua do golf comfortline porem com o motor 1 4 tsi de 150 cv o preço excede sensivelmente o limite de r$ 100 000 mas se voce considerou gastar r$ 100 000 um acrescimo de r$ 3 000 nao e algo que te fara desistir da compra e a lista de equipamentos e a mesma do golf comfortline sete airbags controle de estabilidade e traçao computador de bordo cruise control etc entao voce esta pagando cerca de r$ 11 000 a mais pelo motor 1 4 tsi e o ipi mais elevado sobre esta cilindrada pelo cambio automatico e pela versatilidade de se ter uma perua a carroceria em si alias ja e um argumento de venda suficiente voce nao encontra nenhuma perua ou suv com essa capacidade de carga por esse preço
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.