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Os SUVs mais legais de todos os tempos — parte 1

Dizem por aí que gearheads e SUVs não combinam. Para provar o contrário, o FlatOut perguntou aos leitores quais eram seus utilitários esportivos favoritos — o resultado é esta lista com as melhores sugestões — que, aliás, foram tantas que decidimos quebrar a lista em duas partes, e a primeira você confere agora!

 

Land Rover Defender

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Na linha do Mercedes-Benz Classe G, o Land Rover Defender também nasceu como um veículo militar que se tornou civil. Suas origens estão nos Land Rover Series 90, 110 e 127, que foram lançados em 1948 e, desde então, adotado em peso pelo exército britânico (que usa o Defender até hoje, diga-se).

Contudo, a Land Rover já é uma fabricante de SUVs de luxo por excelência, deixando ao Defender a única missão de ser um SUV rústico e inquebrável que não muda drasticamente desde 1983 — sem se render a itens e acabamentos de luxo ou motores superpotentes e torcudos como o Geländewagen. Esperamos, de verdade, que ele não mude ainda por muito, muito tempo.

 

Chevrolet Blazer

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Quando foi lançada no Brasil em 1996, a Blazer foi elogiada por seu visual elegante e pela robustez. Ao longo dos anos, o utilitário derivado da S10 teve motores de quatro cilindros a gasolina (2.0, 2.2 e 2.4), turbodiesel de 2,5 e 2,8 litros e V6 Vortec de 4,3 litros e 180 cv.

A versatilidade dos motores — havia opções para quem queria pagar menos, economizar combustível ou pegar a estrada em um veículo confortável e potente — fez com que a Blazer fosse um dos maiores sucessos da história do segmento no País, e adotada em peso por frotistas, especialmente a polícia. E ela envelheceu muito bem, também!

 

Lamborghini LM002

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O Lamborghini LM002 nasceu como uma proposta de veículo militar para o exército americano, mas os EUA o rejeitaram. Você acha que a Lamborghini se abalou? Não mesmo: eles colocaram nele o V12 do Lamborghini Countach e o venderam para os ditadores e barões do petróleo no Oriente Médio, e o lucro ajudou a recuperar financeiramente a Lamborghini em meados da década de 1980.

Ele também é grande e intimidador, do tipo que não precisa nem pedir passagem na rodovia — não é à toa que ele é chamado de “Lambo do Rambo”, em alusão ao soldado descamisado vivido nos cinemas por Sylvester Stallone. Você pode ler sua história completa aqui!

 

Range Rover Sport SVR

Se o Land Rover Defender é um dos mais famosos e capazes utilitários do mundo, os outros modelos da marca são reconhecidos pelo luxo e pela potência. E, neste quesito, nenhum Land Rover supera o Range Rover Sport SVR, lançado neste ano e dotado de um V8 de cinco litros com compressor mecânico — o mesmo do Jaguar F-Type. No SVR, ele entrega 550 cv — o bastante para chegar aos 100 km/h em apenas 4,5 segundos, e também para quebrar o recorde como o SUV mais rápido a percorrer Nürburgring. Seu tempo: 8:14 — só um segundo mais lento que o Mercedes-Benz C63 AMG, e um segundo mais rápido que o BMW Série 1 M. Lembre-se: estamos falando de um SUV de quase 2.200 kg!

 

GMC Typhoon

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Lembra quando falamos das picapes mais legais do universo e citamos a GMC Syclone? Pois bem: o Typhoon é a versão SUV, e tem o mesmo V6 4.3 turbo de 283 cv e 48,4 mkgf de torque acoplado à transmissão automática de quatro marchas do Chevrolet Corvette — conjunto bom para acelerar até os 100 km/h em 5,3 segundos e fazer o quarto-de-milha (402 metros) em 14,1 segundos. Isso o torna mais rápido que a Ferrari 348ts, o Nissan 300ZX e até o próprio Corvette!

 

Lada Niva

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O Niva é indestrutível, insuperável e imutável — a Lada chegou a aplicar uma reestilização nele recentemente, mas seria loucura alterar sua essência. Um dos primeiros utilitários com estrutura monobloco do mundo, o Niva é cultuado por offroaders de todas as nacionalidades, crenças, etnias e orientações políticas — mesmo mantendo por quase 40 anos (o Niva foi lançado em 1977) a mesma concepção mecânica: motores de quatro cilindros a gasolina que não são muito potentes, mas esbanjam robustez; transmissão manual e a capacidade de atravessar a Rússia inteira sem parar para abastecer (OK, esta última parte nós inventamos, mas na Rússia tudo é possível).

Ele já era ultrapassado quando começou a ser importado para o Brasil na década de 1990, mas quem liga? O importante é que temos o privilégio de ter o Niva entre os utilitários vendidos por aqui, ainda que por pouco tempo.

 

The Marauder

Seu nome começa com “The” — só por aí dá para sacar que o Marauder não está para brincadeiras. Ele nunca está. Lançado em 2007 e criado para uso militar, o Marauder é fabricado pela sul-africana Paramount Group e é um utilitário do tipo MRAP — sigla em inglês para um veículo resistente a minas terrestres e emboscadas.

Sua versão civil tem tudo o que o veículo militar tem, pesa 9.900 kg e foi testada por Richard Hammond, do Top Gear, que destruiu metade de da cidade e não conseguiu fazer o Marauder parar de funcionar. Aliás, não temos certeza se o Marauder é um utilitário esportivo — pode até ser, se a sua definição de “esporte” for “destruir tudo ao redor por onde quer que passe”. De qualquer forma, vamos incluí-lo na lista — não queremos uma frota de donos de Marauder furiosos em frente ao QG do FlatOut. Seria uma batalha perdida.

 

Porsche Macan Turbo

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A Porsche conseguiu dar um nó nas leis da física com o Macan, seu novo SUV compacto — especificamente, o Macan Turbo. Ele tem posição de dirigir parecida com a de um (hot) hatch, suspensão ativa, rodas de 21 polegadas com pneus de perfil 40 (bem baixos para um SUV) e, tração integral e, mais importante, um V6 biturbo de 3,6 litros com injeção direta, 400 cv a 6.000 rpm e 56 mkgf de torque entre 1.350 e 4.500 rpm.

Com tudo isto, o Macan Turbo faz curvas com maestria (reconhecidas suas limitações, claro), e ainda chega aos 100 km/h em 4,6 segundos. Há quem o considere uma heresia, mas nós o consideramos um belo jeito de financiar o desenvolvimento do 911, o Boxster e do Cayman.

 

Mercedes-Benz GLA45 AMG

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Se a Porsche tem o Macan, a Mercedes tem o GLA45 AMG. Seu cartão de visitas é o impressionante 2.0 biturbo de 360 cv a 6.000 rpm e 45,8 mkgf de torque entre 2.250 e 5.000 rpm. Ainda que pertença a outro segmento — o dos SUVs compactos derivados de hatchbacks, o GLA45 AMG tem características parecidas com as do Macan: cabine de hot hatch e comportamento excelente na rua e nas pistas, sem comprometer o visual robusto e a altura elevada dos quais seu público-alvo tanto gosta. E, por alguma razão, somos estranhamente atraídos por esta asa traseira…

 

Jeep Cherokee XJ

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Hoje o Cherokee é um SUV de visual excêntrico baseado em uma plataforma da Fiat mas, há exatos 30 anos (o XJ foi lançado em 1984) ele era um Jeep quadradão que, mesmo rompendo com a tradição a ser o primeiro veículo da marca a usar estrutura monobloco, se tornou um ícone entre os fãs da marca, com capacidade offroad indiscutível, mecânica robusta e um visual sem frescuras que lhe tornou um clássico — tão bom que foi produzido na China até 2005, quando completou 21 anos de carreira.