ja sei vou procurar um lancer manual ele e menos procurado que o honda civic deve estar mais barato pensei eu antes de começar a busca apesar do projeto mais antigo ele ainda e um carro interessante e os modelos mais novos tem menos de tres anos completos de uso os preços no fim das contas se equivalem aos do civic — o que me incomodou um pouco em termos de qualidade tecnica os dois sao equivalentes mas o lancer nunca foi flex e ele nao e tao bem aceito no mercado de usados como o civic comecei a fazer a filtragem por preços e me espantei com a quantidade de exemplares com passagem por leilao leilao de financeira de seguradora media monta pequena monta de leilao mas nao consta no documento e variaçoes do tema aconteceu o mesmo com o sandero rs com o suzuki swift jetta e outros modelos mais novos como o o polo e o up tsi muitos carros de leilao por valores muito proximos da media anunciada o que me deixou incomodado a ponto de deixar a busca para mais tarde voce certamente ja ouviu aquele amigo que manja muito de carro dizer que carro de leilao e uma boa porque existem varios tipos de leilao e que nem sempre o carro foi batido ou mergulhado realmente nem todo carro com passagem por leilao foi acidentado ou danificado de alguma forma isso porque existem diferentes tipos de carros de leilao ha os leiloes de bancos e financeiras os de seguradoras os leiloes de departamentos de transito e claro os leiloes de classicos os leiloes de bancos e financeiras sao os que embasam a teoria dos carros bons apesar da passagem pelo processo de leilao isso porque sao carros que foram recuperados pelas financeiras por falta de pagamento das parcelas do financiamento legalmente os bancos podem iniciar açoes de busca e apreensao do bem com menos de 90 dias de atraso nos pagamentos normalmente ocorrem tentativas de resoluçao amigavel com a judicializaçao somente depois destes 90 dias e e ai que começam os problemas dos carros de leilao de financeira a busca e apreensao e a ultima etapa de um processo que deu errado para o dono do carro se ele nao conseguiu pagar as prestaçoes do financiamento ha uma grande possibilidade de ele nao ter conseguido pagar outras coisas como as manutençoes preventivas revisoes e afins e como o processo de recuperaçao do carro acontece so depois de 90 dias e se estende por outro tanto voce dificilmente ira comprar um carro com menos de seis meses de possiveis negligencias no cuidado e manutençao e por isso que mesmo os carros com passagem por leilao de financeira tem preços mais em conta — a ideia e compensar esse risco o problema e que o registro do leilao acompanha o carro permanentemente entao mesmo que o carro esteja em bom estado e que voce tenha os cuidados devidos com ele a incerteza sobre o passado do carro permanece com o registro e ainda que nao apareça em documento algum — como o crv ou o crlv — o historico do carro fica registrado junto ao detran e pode ser consultado pelo numero do carro no renavam esse tipo de carro por outro lado tende a ter menos rejeiçao que os outros tipos de carros leiloados justamente pelo baixo risco de ter algum dano critico como um carro que foi repassado por seguradora estes por sua vez tem outras questoes a serem observadas o registro de monta monta e o termo que designa a extensao das avarias e danos sofridos por um carro acidentado legalmente no brasil existem danos de pequena monta media monta e grande monta essa classificaçao foi adotada pelo denatran com o objetivo de coibir a circulaçao de veiculos com sua estrutura comprometida pequena monta e a classificaçao para danos menores em componentes externos ou mesmo estruturais dos veiculos quando os danos sao mais extensos como por exemplo uma colisao na qual o carro nao sai do lugar por seus proprios meios mas nao ha comprometimento da estrutura do veiculo a classificaçao e media monta grande monta e uma classificaçao utilizada quando ha danos estruturais extensos as colunas e/ou teto e/ou assoalho do carro como a classificaçao visa coibir a circulaçao de veiculos com estrutura comprometida os veiculos com danos de grande monta sao proibidos de circular por meio de restriçao do vin e renavam no caso da media monta e preciso submeter o carro a uma vistoria de segurança — o mesmo tipo de vistoria feita para legalizar alteraçoes das caracteristicas originais se aprovado ele pode ser licenciado normalmente porem o registro de media monta permanece no historico do carro por ultimo a pequena monta permite que o carro seja reparado e volte a circular sem vistoria contudo assim como as demais classificaçoes ela permanece no historico do veiculo e existe a possibilidade de por falha humana um dano de media monta ser classificado como dano de pequena monta dai parte da rejeiçao a esse tipo de carro — isso claro sem contar o fato de ele ja ter sido acidentado [caption id= attachment_333888 align= aligncenter width= 656 ] bmw com suspensao quebrada classificado como pequena monta [/caption] os leiloes de seguradora ainda incluem carros que passaram por alagamentos que nao terao registro de monta assim como veiculos recuperados de furto/roubo nestes casos a passagem por leilao por si indica que ele teve algum problema no passado alem disso em alguns casos os veiculos recuperados de enchentes ou de furtos podem ter algum bloqueio junto a propria seguradora dificultando ou ate mesmo impedindo que se faça o seguro do carro futuramente ainda ha o leilao de carros classicos mas este e um caso completamente diferente assim como os leiloes de orgaos publicos e de empresas frotistas fabricantes e locadoras o leilao de classicos e uma modalidade em alta no brasil porem muito comum no exterior para se encontrar classicos de boa procedencia e com preço ajustado a demanda — um leilao afinal e um acordo publico entre vendedor e clientes interessados quanto a boa procedencia e de interesse do leiloeiro e do organizador do leilao pois este e seu principal chamariz para o evento ja os leiloes de frotas sao uma forma conveniente de o frotista vender seus veiculos no melhor preço possivel nesse caso o proprio frotista e o organizador do leilao que e realizado por um leiloeiro oficial como todo leilao e os carros que tiveram algum tipo de monta sao identificados desta forma os carros de locadoras e do setor publico sao tradicionalmente vendidos desta forma leiloes crise e preços agora a mençao ao mitsubishi lancer foi meramente casual por ter sido um dos modelos que me chamou a atençao por ter um volume grande de unidades com passagem por leilao nao por acaso a maioria destes exemplares foi vendida entre 2014 e 2016 que foi justamente o periodo mais severo da crise no setor automobilistico alem disso tambem foi nesse periodo que houve mudanças na legislaçao para facilitar a recuperaçao de bens alienados some uma crise economica a estas mudanças e começara a ficar claro a razao de haver tantos carros com passagem por leilao no mercado a questao e com uma crise financeira que ainda em recuperaçao foi atropelada por uma pandemia que afetou drasticamente o poder de compra da populaçao e ate mesmo cessou temporariamente a renda de parte das familias a inadimplencia dos financiamentos de veiculos aumentou consideravelmente nos ultimos anos ao mesmo tempo o aumento dos preços dos carros novos acabou inflacionando os carros usados com poucos carros no mercado de usados e a inadimplencia em alta parece evidente que veremos mais carros com passagem por leilao em um futuro muito proximo como sera a aceitaçao destes carros neste cenario esta materia e uma amostra do nosso conteudo exclusivo que foi publicada aberta como um presente para voce provar um pouco do que produzimos diariamente para os nossos assinantes e flatouters se voce gostou da leitura escolha seu plano e torne se um assinante alem das materias exclusivas voce tambem tem acesso ao grupo secreto plano flatouter descontos com empresas parceiras para detailing compras de peças e acessorios acesso exclusivo aos eventos para flatouters [fo form plans]
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.