nos ultimos cinco anos o mercado automotivo brasileiro viveu dias de gloria com recordes de vendas consecutivos conseguidos por uma serie de politicas economicas e tributarias de estimulo ao consumo o credito facilitado emprestimos de longo prazo e reduçao temporaria do ipi fizeram os brasileiros sair em uma corrida por carros novos o mercado estava tao aquecido que o governo ate mesmo criou um programa para estimular investimentos na industria automotiva do pais o inovar auto o programa concede uma serie de beneficios as fabricantes que investirem em infra estrutura e produçao no brasil foi de certa forma a promessa de um mercado sedento por carros novos — algo reforçado pelo aquecimento do mercado brasileiro ainda que artificialmente enquanto o mundo entrava em crise lembra que as filiais brasileiras garantiram a lucratividade global das grandes fabricantes durante as crises mas entao veio a dura realidade com financiamentos de 48 60 e ate 72 e 84 meses quem comprou um carro durante o boom dos carros zero ainda esta pagando a compra ate hoje segundo a confederaçao nacional do comercio de bens serviços e turismo cnc em janeiro deste ano cerca de 60% das familias brasileiras estao comprometidas com dividas que incluem cheques pre datado cartao de credito cheque especial carne de loja emprestimo pessoal prestaçao de carro e seguro esse numero caiu dois pontos percentuais no ultimo mes mas ainda e elevado pois indica que mais da metade das familias tem algum tipo de divida esse endividamento como se supoe causa uma reduçao do consumo que tem como reflexo entre varios outros fatores a queda nas vendas de carros afinal quem ainda esta pagando um carro raramente tem condiçoes de adquirir uma segunda divida para piorar o governo voltou a elevar o imposto sobre produto industrializado o ipi no começo do ano ele havia sido suspenso temporariamente justamente para estimular o mercado e automoveis que ficaram sensivelmente mais baratos com um imposto a menos incidindo sobre o valor alem disso diante do risco de inadimplencia que atualmente gira em torno de 6% os bancos passaram a aumentar as exigencias para cessao de credito condicionando o prazo dos financiamentos ao valor da entrada e reduzindo os prazos de pagamentos os resultados nao poderiam ser outros quedas consecutivas nas vendas de veiculos uma reduçao e 7 56% em relaçao ao primeiro semestre de 2013 e uma desaceleraçao generalizada na industria automotiva brasileira que ja levou a demissao de 6 700 operarios neste ano mesmo com a adoçao de suspensao e contratos e ferias coletivas como agravante com a inflaçao no limite da meta os preços os carros tiveram um sensivel aumento durante o primeiro semestre o socorro do governo diante das condiçoes atuais do mercado o governo começou a tomar medidas para impedir uma crise no setor a primeira delas foi a injeçao de r$ 5 bilhoes do deposito compulsorio dos grandes bancos para comprar carteiras de credito e estimular a cessao de credito para financiar novos veiculos depois foi a vez do ipi que deveria retornar a aliquota normal no fim de junho mas foi mantido em reduçao para nao impactar os preços dos veiculos novos mesmo assim as vendas continuam em queda — incluindo as vendas externas para paises como a argentina e a industria esta com os patios cheios e uma reduçao de 17% na produçao agora o governo avaliou que a liberaçao dos compulsorios nao sera suficiente para estimular a cessao de credito para compra de veiculos isso por que mesmo com garantias de pagamento ainda e dificil retomar o bem alienado em caso de inadimplencia por isso o ministerio da fazenda esta discutindo com as instituiçoes financeiras e o ministerio da justiça um pacote de medidas para agilizar e facilitar o processo de recuperaçao do carro financiado que e a garantia do emprestimo segundo o jornal o globo uma dessas medidas e uma proposta de alteraçao do codigo civil mudança nas leis atualmente para reaver um carro financiado ha regras distintas para cada uma das 27 unidades da federaçao no rio de janeiro por exemplo o carro so pode ser retomado com hora marcada e no endereço do cliente de acordo com a lei atual os carros so podem ser apreendidos apos notificaçao judicial o que impede que o carro com mandado de busca e apreensao seja apreendido pelas policia militar ou rodoviaria uma das propostas e acabar com essa obrigatoriedade de notificaçao apenas o mandado continuaria a ser emitido por decisao judicial de acordo com um levantamento dos bancos feito a pedido da fazenda o custo para retomar um veiculo fica entre r$ 7 mil e r$ 9 mil e a taxa de sucesso e baixa entre 12% e 15% some ainda a desvalorizaçao do carro a falta de manutençao impostos e multas atrasadas e a demora no processo que dura em media um ano diante desse custo elevado os bancos geralmente desistem de retomar carros com valores proximos a r$ 10 000 isso resultou ate mesmo em um mercado paralelo de carros financiados nao pagos como sao chamados sao carros com financiamento atrasado que sao vendidos por preços bem abaixo do valor de tabela e rodam livremente justamente pela dificuldade e pela demora no processo de recuperaçao do bem no pacote ainda constam medidas como o impedimento do bloqueio do bem para pagamento de penhora e mudanças nas regras em caso de questionamento de juros abusivos esta ultima e uma pratica comum para enrolar o banco e continuar usando o carro com as mudanças o cliente seria obrigado a continuar pagando os juros questionados durante o decorrer do processo e seria ressarcido em caso de ganho de causa segundo os bancos estas mudanças ajudariam o setor a ampliar o credito para carros e motos para convencer o governo os bancos prometem ainda reduzir taxas de juros que sao baseadas no risco de calote
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