alguns vao para um museu ou coleçoes onde sao bem cuidados e recebem o merecido tratamento de herois para o resto de suas vidas mas a maioria dos carros de corrida tem um destino bem menos glorioso e acabam esquecidos em qualquer lugar depois de cumprir sua funçao a seguir voce vera cenas fortes de abandono automotivo entao e melhor lubrificar seu coraçao antes de continuar a leitura os espanhois do forocoches com criaram ha alguns anos um topico para reunir fotos de carros de corrida abandonados pelo mundo sao mais de 11 paginas com todos os tipos de carros de classicos dos anos 50 a vencedores de le mans passando pelos miticos carros do grupo b do wrc os links de boa parte das fotos estao mortos mas elas circularam pela internet por tempo o bastante para serem encontradas em varios outros lugares obviamente nem todas as fotos sao atuais ou mesmo sua origem e conhecida mas qualquer entusiasta que se preze conseguira identificar algumas das preciosidades largadas a merce do tempo e em alguns casos dos elementos de alguns destes bolidos como o pobre lancia stratos das fotos acima so sobrou um pouco mais que a estrutura ha discussoes em diversos foruns na internet como esta no alfabb a respeito da autenticidade deste carro [youtube id= dbfzayu6sq8 width= 620 height= 350 ] a questao e se ele foi ou nao pilotado por sandro munari um dos pilotos da equipe de fabrica da lancia nos anos 70 a conclusao provavelmente se trata de um clone — o que nao diminui em nada a tristeza de sua situaçao outros como o lancia 037 abaixo — talvez um dos que ajudaram os italianos a conquistar o titulo de construtores do wrc em 1983 — parecem estar prontos para acelerar novamente precisando apenas de uma bela revisao para tal o que nem sempre e o caso nao conseguimos decidir qual das duas situaçoes e mais triste alguns porem tem mais sorte — este peugeot 905 por exemplo pelo que consta foi recuperado e hoje compete em provas historicas com outros carros do grupo c sera o mesmo que esteve em goodwood este um dia foi um simca 1000 de competiçao o pequeno seda de motor traseiro foi fabricado nos anos 60 e 70 e durante boa parte de sua vida a simca esteve sob o dominio da fiat — o que ajuda a explicar porque as versoes esportivas e de corrida eram preparadas por ninguem menos que a abarth por falar em abarth este pequeno fiat 500 de competiçao dificilmente mostrara que as maiores surpresas podem estar nos menores pacotes novamente acima um alpine a210 o prototipo foi construido pelos franceses para competir nas 24 horas de le mans entre 1966 e 1969 ele nao venceu nenhuma das ediçoes e quando se aposentou a alpine decidiu focar se no wrc deu certo visto que o a110 foi o primeiro campeao da historia da cartegoria as vezes faltam palavras ouinformaçoes de qualquer forma qualquer um destes carros merece muito mais do que um minuto de silencio nao e o caso deste bmw m3 e30 evolution como alguem consegue deixar um exemplar com apenas 59 quilometros rodados de um dos cupes esportivos mais importantes do planeta leia sua historia aqui chegar neste estado a historia desde shelby cobra daytona coupe — a versao do cobra feita para enfrentar as ferrari em le mans — e uma das mais chocantes de acordo com o site thecarsource com trata se do primeiro prototipo do cupe que passou 30 anos perdido antes de ser reencontrado em 2001 sua dona uma americana chamada dorothy brand disse em 2001 ter doado o carro depois de recusar um punhado de ofertas milionarias e recusa se a revelar seu paradeiro este mitsubishi lancer evolution iii foi o carro do piloto uruguaio gustavo trelles durante a temporada de 1996 do wrc ele porem nao competia na categoria principal e sim no grupo n uma das categorias de acesso este carro o ajudou a conquistar o titulo de 1996 mas trelles tambem foi o campeao de 1997 a 1999 um touro entre as cabras pouca gente sabe mas o citroen bx ja competiu no grupo b do wrc — apenas em 1986 em tres provas e logo depois a categoria foi banida uma pena pois o chamado citroen bx 4tc era um monstro unico enquanto boa parte dos bolidos tinha motor central traseiro transversal incluindo seu colega de estabulo 205 t6 o quatro cilindros turbo do bx ficava na dianteira em posiçao longitudinal e entregava algo entre 380 e 430 cv dos 200 carros de rua fabricados para a homologaçao apenas 85 foram vendidos — resultando em um enorme prejuizo porque a citroen investiu muito dinheiro no programa assim os franceses decidiram comprar de volta todos os carros e manda los para o triturador por que para ao menos eliminar a possibilidade de gastar ainda mais dinheiro no atendimento pos venda e realmente uma historia triste porque estes carros poderiam valer uma fortuna hoje em dia um jovem e saudavel carro de corrida poderia estar usando estes bancos um dos melhores hot hatches do universo este renault 5 turbo e um dos que parecem ainda ter salvaçao nos adorariamos aproveita lo mesmo que fosse um project car alias principalmente se fosse um project car o bmw 3 0 csl tambem conhecido como batmobile graças a seu body kit bastante exagerado para a epoca este parece ser um exemplar de rua que tambem podia ser equipado com os apetrechos aerodinamicos calma muita calma este nao e o mclaren mp4/6 que deu a ayrton senna seu terceiro e ultimo titulo da formula 1 em 1991 apesar de uma copia quase 100% fiel de acordo com um artigo de 2011 do jalopnik us trata se de uma replica construida pela propria mclaren sob encomenda da hercules aerospace que fornece compositos de alta tecnologia usados em avioes e em onibus espaciais na virada da decada de 90 porem a hercules tambem forneceu componentes para os carros de formula 1 da mclaren — entre eles o mp4/6 para nao deixar que o mundo esquecesse disso a empresa deixava expostos em uma de suas fabricas em salt lake city utah alguns dos mclaren de formula 1 — carros autenticos cedidos pela mclaren [youtube id= cpnldcd9da8 width= 620 height= 350 ] acontece que era muito caro transportar os carros da inglaterra para os eua e de volta para a inglaterra o tempo todo assim a hercules pediu para que a mclaren vendesse um de seus carros mais velhos para eles como o preço era alto demais a soluçao encontrada foi a seguinte a mclaren fabricaria uma replica identica nos minimos detalhes do mp4/6 porem sem motor a hercules concordou — afinal seria um autentico produto da mclaren de qualquer jeito o carro tem decalques genuinos da mclaren que tambem cedeu parte do monocoque e o para brisa a carroceria por sua vez e feita de fibra de vidro usando os moldes originais nao e um carro de corrida de fato mas sua historia e tao interessante que nao poderia ficar de fora deste post
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