A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Notícias

Passat GT: Será que desta vez a Volkswagen vai finalmente fazer um Passat esportivo?

Há alguns dias nos perguntamos se a Volkswagen realmente fez um Passat GTI em algum momento da história. A resposta está contada em detalhes neste post, mas resumidamente o Passat GTI foi apenas um conceito.

As únicas versões esportivas do modelo foram as TS/GTS brasileiras e a GT, produzida na Europa e nos EUA nos anos 1990. Depois disso a Volkswagen fez o R36 na geração passada (entre 2008 e 2011), mas não voltou a produzir uma versão esportiva, o que é curioso, uma vez que sedãs e peruas esportivas se tornaram comuns desde meados dos anos 1990 — especialmente entre as marcas alemãs. Nos EUA, por exemplo, o rival local do Passat, o Ford Fusion, ganhou uma versão com um EcoBoost V6 de 325 cv.

161105-vw-passat-gt-628-copy-1

Talvez a Volkswagen tenha percebido que lhe falta um sedã médio-grande esportivo e começou a pensar na possibilidade de criar uma versão mais apimentada para o Passat. A marca revelou nesta terça-feira (15) o conceito Passat GT.

 

Baseado no Passat americano (diferente do modelo alemão vendido por aqui), o Passat GT ganhou elementos de estilo que remetem aos modelos GTI da Volkswagen, como a grade em estilo colmeia com uma linha vermelha que se estende ao longo dos faróis, lanternas traseiras escurecidas e novos para-choques, com visual mais agressivo. As colunas B, os arcos das portas, retrovisores e teto são pintados/adesivados de preto brilhante, e o motor VR6 de 280 cv ganhou um escape com abafador esportivo.

161105-vw-passat-gt-077-copy-1

Por dentro as lâminas de acabamento nas portas e painel agora são de fibra de carbono, os bancos ganharam um padrão preto e cinza e o console central também é preto brilhante como o teto. Segundo a Volkswagen foram feitas mais de 20 alterações em relação ao Passat convencional. Nenhuma delas afeta o motor, infelizmente.

161105-vw-passat-gt-379-copy-1

O Passat GT será exibido a partir desta próxima quarta-feira (16) no Salão de Los Angeles, e foi desenvolvido pela equipe de engenharia da VW da América do Norte com base em pesquisas feitas com clientes da marca nos EUA. Segundo a fabricante, o conceito “destaca seu novo foco no mercado americano”. Resta saber se isso significa que o Passat voltará a ter uma versão esportiva depois de 20 anos ou se ele será apenas um irmão maior do Gol GT mostrado no Salão de São Paulo?

Matérias relacionadas

Fogo com fogo? CBA responde à polêmica que ameaça os track days no Brasil

Leonardo Contesini

O fim da Karmann-Ghia: justiça decreta falência da fabricante

Leonardo Contesini

500 Milhas de Kart: prova termina com pancadaria generalizada e equipes desclassificadas

Dalmo Hernandes