FlatOut!
Image default
Notícias

Passat GT: Será que desta vez a Volkswagen vai finalmente fazer um Passat esportivo?

Há alguns dias nos perguntamos se a Volkswagen realmente fez um Passat GTI em algum momento da história. A resposta está contada em detalhes neste post, mas resumidamente o Passat GTI foi apenas um conceito.

As únicas versões esportivas do modelo foram as TS/GTS brasileiras e a GT, produzida na Europa e nos EUA nos anos 1990. Depois disso a Volkswagen fez o R36 na geração passada (entre 2008 e 2011), mas não voltou a produzir uma versão esportiva, o que é curioso, uma vez que sedãs e peruas esportivas se tornaram comuns desde meados dos anos 1990 — especialmente entre as marcas alemãs. Nos EUA, por exemplo, o rival local do Passat, o Ford Fusion, ganhou uma versão com um EcoBoost V6 de 325 cv.

161105-vw-passat-gt-628-copy-1

Talvez a Volkswagen tenha percebido que lhe falta um sedã médio-grande esportivo e começou a pensar na possibilidade de criar uma versão mais apimentada para o Passat. A marca revelou nesta terça-feira (15) o conceito Passat GT.

Baseado no Passat americano (diferente do modelo alemão vendido por aqui), o Passat GT ganhou elementos de estilo que remetem aos modelos GTI da Volkswagen, como a grade em estilo colmeia com uma linha vermelha que se estende ao longo dos faróis, lanternas traseiras escurecidas e novos para-choques, com visual mais agressivo. As colunas B, os arcos das portas, retrovisores e teto são pintados/adesivados de preto brilhante, e o motor VR6 de 280 cv ganhou um escape com abafador esportivo.

161105-vw-passat-gt-077-copy-1

Por dentro as lâminas de acabamento nas portas e painel agora são de fibra de carbono, os bancos ganharam um padrão preto e cinza e o console central também é preto brilhante como o teto. Segundo a Volkswagen foram feitas mais de 20 alterações em relação ao Passat convencional. Nenhuma delas afeta o motor, infelizmente.

161105-vw-passat-gt-379-copy-1

O Passat GT será exibido a partir desta próxima quarta-feira (16) no Salão de Los Angeles, e foi desenvolvido pela equipe de engenharia da VW da América do Norte com base em pesquisas feitas com clientes da marca nos EUA. Segundo a fabricante, o conceito “destaca seu novo foco no mercado americano”. Resta saber se isso significa que o Passat voltará a ter uma versão esportiva depois de 20 anos ou se ele será apenas um irmão maior do Gol GT mostrado no Salão de São Paulo?