FlatOut!
Image default
Car Culture

Passat Variant W8: a perua de oito cilindros e tração integral que veio antes do RS4 Avant

Quando eu era mais novo e ainda começando a gostar de carros, o Passat de quinta geração ainda estava sendo importado — e ele era bem diferente do Passat que eu conheci primeiro: o clássico fastback da década de 1970, primeiro Volkswagen com motor de arrefecimento líquido, vocação esportiva (TS e GTS Pointer significam alguma coisa para você?) e visual elegante e veloz ao mesmo tempo. O Passat de quinta geração (B5) era um carro bem maior, mais moderno e, por aqui, era um carro "de luxo" — era o topo de linha da Volkswagen e, depois dele, o próximo passo era um BMW ou Mercedes. E ainda havia a versão perua que, apesar de existir desde a primeira geração, causava muita estranheza em quem desconhecia até mesmo que o Santana era, na verdade, o Passat de segunda geração. Em minha defesa, já se passaram mais de 15 anos... O primeiro Passat Variant de todos Com este rodeio todo, o que eu quero dizer é que nós tivemos no Brasil o Passat de quinta geração e, ao menos visu