quando eu era mais novo e ainda começando a gostar de carros o passat de quinta geraçao ainda estava sendo importado — e ele era bem diferente do passat que eu conheci primeiro o classico fastback da decada de 1970 primeiro volkswagen com motor de arrefecimento liquido vocaçao esportiva ts e gts pointer significam alguma coisa para voce e visual elegante e veloz ao mesmo tempo o passat de quinta geraçao b5 era um carro bem maior mais moderno e por aqui era um carro de luxo — era o topo de linha da volkswagen e depois dele o proximo passo era um bmw ou mercedes e ainda havia a versao perua que apesar de existir desde a primeira geraçao causava muita estranheza em quem desconhecia ate mesmo que o santana era na verdade o passat de segunda geraçao em minha defesa ja se passaram mais de 15 anos o primeiro passat variant de todos com este rodeio todo o que eu quero dizer e que nos tivemos no brasil o passat de quinta geraçao e ao menos visualmente ela em nada lembrava a primeira a primeira — o passat do fim da decada de tinha linhas arredondadas e elegantes cuja beleza atingiu seu auge em 2001 quando a vw promoveu no passar uma reestilizaçao que deu a ele farois e lanternas mais angulosos alguns acabamentos cromados e como resultado a impressao de se tratar de um carro maior e mais caro era proposital — a ideia era tentar conquistar quem estivesse atras de um bmw mercedes e ate mesmo audi que tinha no a4 um equivalente mais refinado do passat com o qual dividia a plataforma b5 e para tal a vw decidiu por uma manobra ousada lançar no passat um novo motor diferente de tudo o que havia ate entao a vw sempre teve uma abordagem pouco ortodoxa quanto a seus motores na decada de 1970 era uma das unicas marcas a ainda apostar nos motores refrigerados a ar quando todas as outras fabricantes haviam adotado motores de arrefecimento liquido na decada de 1990 foi a ideia de fazer um motor em v com apenas 15° entre as bancadas de cilindros — possibilitando assim a utilizaçao de apenas um cabeçote e criando o motor vr6 o objetivo com o vr6 era criar um motor com a força de um v6 porem mais compacto e leve — podendo assim ser instalado em posiçao longitudinal em carros de traçao dianteira o golf mk4 e o passat b4 com motor vr6 foram os primeiros exemplos seguidos pelo cupe corrado desde entao a volks nunca deixou de fabrica lo — o projeto se mostrou bastante flexivel e atualmente o vr6 equipa o vw phaeton o vw touareg e ate as versoes mais baratas do porsche cayenne — em uma versao de 3 6 litros e respeitabilissimos 300 cv acontece que a utilizaçao menos conhecida do motor vr6 tambem foi a maior prova de sua versatilidade — na explicaçao mais simples possivel o motor w8 nasceu quando a vw pegou dois vr6 tirou dois cilindros de cada um deles e os uniu pelo virabrequim com um angulo de 72° entre as bancadas duplas de cilindros tecnicamente era um motor em v so que cada uma das bancadas de cilindros era outro v — por isso a designaçao w8 — a letra w tem seu nome originado do termo v duplo so existiu uma versao do motor w8 e ela so equipou um carro o passat de quinta geraçao apos o ja citado facelift — conhecido como passat 5 5 deslocando quatro litros exatamente 3 999 cm³ o w8 entregava 275 cv a 6 000 rpm e 37 7 mkgf de torque a apenas 2 750 rpm nao era tao eficiente quanto o outro v8 nas estantes da vw na epoca — o motor de 4 2 litros da audi que tinha mais de 300 cv mas era menor e mais leve 190 kg contra 211 kg sendo perfeito para ocupar o cofre do passat o motor w8 era acoplado a duas opçoes de transmissao manual de seis marchas ou automatico tiptronic de cinco marchas e em ambos os casos o conjunto era suficiente para levar o passat w8 de 0 a 100 km/h em menos de sete segundos com maxima limitada eletronicamente a 250 km/h a boa aceleraçao vinha acompanhada do sistema de traçao integral 4motion com tres diferenciais — o dianteiro e o traseiro com bloqueio automatico e o central do tipo torsen responsavel por distribuir o torque entre os dois eixos a divisao padrao e de 50% para cada um dos eixos mas ate 67% do torque podem ir para qualquer um dos eixos caso detectada alguma perda de aderencia — algo quase corriqueiro hoje porem impressionante em um passat na epoca o carro tambem tinha controle eletronico de estabilidade de serie a sofisticaçao do conjunto porem nao estava la para transforma la em um seda esportivo o foco era o luxo e por esta razao o conjunto mecanico foi acertado para longas viagem em estradas onde seja possivel explorar o verdadeiro potencial do motor que aparecia a partir dos 4 000 rpm — ate o ronco ficava muito mais empolgante alto e estridente como o de um v8 italiano na verdade ate a ordem de igniçao dos cilindros e a mesma das ferrari 1 5 2 6 4 8 3 7 [youtube id= 7lecs8l4_ge width= 620 height= 350 ] a vocaçao para carro de luxo aparecia tambem no interior — acabado com couro da melhor qualidade e madeira e no nivel de equipamentos o passat w8 tinha todos eles e o unico opcional era um sistema de som mais sofisticado este nokia era tecnologia de ponta cerca de 50 000 passat w8 foram feitos em cinco anos entre sedas e peruas — nao foi exatamente uma carreira longeva mas seu objetivo era outro o conceito de motor v8 aspirado e traçao integral apareceria de novo anos depois em um carro que tem parentesco muito proximo ao passat variant w8 visto que pertence a mesma linha de sucessao a audi rs4 avant com seu v8 de 4 2 litros que sem induçao forçada entrega 450 cv e leva sua força para as quatro rodas atraves do sistema de traçao integral quattro alem disso o w8 serviu como teste para outros motores em w — o w12 que apareceu em modelos como o touareg e o bentley continental gt e o todo poderoso w16 quadriturbo do bugatti veyron ela e quase esportiva por osmose e nos adorariamos encontrar uma umazinha so a venda no brasil voce nao [ sugestao do leitor marcio vieira ]
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