paul newman falecido em 2008 aos 83 anos foi um dos grandes exemplos de astros do cinema que tambem se aventuraram nas pistas e mandaram bem nao foi a toa que um de seus ultimos trabalhos foi carros cars 2006 onde dublou doc hudson o delegado de radiator springs que na sua juventude foi o fabuloso hudson hornet um dos maiores carros de corrida em ovais do planeta nascido em 1925 newman nao era nenhum moleque quando começou a se interessar de verdade por corridas na verdade ele ja era um ator bem estabelecido com seus quarenta e poucos anos quando passou por um treinamento em pista para o filme 500 milhas winning 1969 na escola de pilotagem do circuito de watkins glen em nova york o estado nao a cidade em 1971 ele estrelou o documentario once upon a wheel especial para a televisao que contava a historia do automobilismo no ano seguinte 1972 newman participou de sua primeira corrida profissional do scca sports car club of america e ate o fim daquela decada venceu nada menos que quatro titulos no campeonato paralelamente ele tambem correu na trans am ao volante dos z cars da datsun a divisao americana da nissan na epoca e em 1979 sua carreira nas pistas culminou com um segundo lugar na classificaçao geral das 24 horas de le mans quando revezou o volante do porsche 935 com dick barbour e rolf stommelen acontece que uma faceta menos conhecida de newman era sua predileçao por sleepers claro ele tinha sua ferrai 599 gtb fiorano e com uma carreira brilhante e uma conta bancaria compativel era natural que ele quisesse na garagem o melhor que a industria italiana de carros esporte poderia oferecer so que na real o que newman curtia mesmo eram os carros que nao entregavam logo de cara seu potencial e suas peruas volvo eram o melhor exemplo do que queremos dizer conta a historia que paul newman era dono de uma volvo 740 equipada com o motor v6 biturbo do buick gnx da para dizer que a perua 740 lançada em 1984 e produzida ate 1992 ja era um sleeper por excelencia especialmente na versao turbo que era equipada com um motor de dois litros sobrealimentado capaz de entregar 160 cv ok 160 cv nao sao muita coisa hoje mas para uma perua dos anos 1980 era uma bela potencia e claro que com o motor do buick gnx uma verdadeira usina de força para a epoca com 276 cv declarados pois a potencia real era bem mais proxima dos 300 cv as coisas ficavam bem mais interessantes de acordo com o site/forum swedespeed dedicado inteiramente aos automoveis suecos a volvo 740 de newman era um carro muito rapido mas nao muito bem acertado sendo bastante dificil de domar nas curvas conta se que era assim que newman gostava de seus carros seu carro mais conhecido por exemplo era um fusca com motor v8 sobre o qual falaremos em outra ocasiao se os leitores assim quiserem claro e transmissao zf igual a do ford gt40 segundo um dos usuarios do forum trata se do exemplar das fotos acima que aparece a venda de tempos em tempos so que esta nem e a perua volvo mais famosa de newman depois da 740 o ator decidiu realizar um upgrade e descolou uma volvo 960 com um motor v8 ford racing de cinco litros equipado com um compressor mecanico newman pode nao ter realizado o swap com as proprias maos mas deu coordenadas para o projeto que foi executado por uma empresa chamada converse engineering que aparentemente nao existe mais no entanto ainda de acordo com o swedespeed a empresa ja tinha certa reputaçao exatamente por causa de suas peruas volvo com motor v8 newman topou com o nome de ross converse o dono da converse engineering nas paginas de uma ediçao da revista autocar converse foi ate a casa da newman em connecticut e mostrou a ele dois carros com motor v8 ford para que ele tivesse uma ideia de onde estava se metendo newman foi conquistado e ate comprou uma volvo 960 zero quilometro para o projeto o motor tambem seria um crate engine novinho em folha sobrealimentado por um supercharger kenne bell o apresentador david letterman famoso por comandar o talk show late night with david letterman por 11 anos e amigo de paul newman disse que ator estava tao empolgado com o negocio que chegou a telefonar so para perguntar se ele tambem queria uma em uma entrevista no daily show com jon stewart letterman deu detalhes de como rolou a historia paul newman me ligou e disse dave estou pensando em comprar uma perua volvo e vou colocar um motor v8 ford 302 nela o motor e do tamanho de um piano pequeno e por isso vamos ter que empurrar a parede corta fogo para caber voce quer uma segundo letterman newman parecia tao animado que foi dificil recusar entao pouco tempo depois o apresentador recebeu um telefonema de newman dizendo que os carros estavam quase prontos so faltava saber como seria o interior e se letterman queria um supercharger em sua perua newman dizia que o motor chegaria mais ou menos 400 cv com o supercharger a perua de newman era cinza enquanto letterman ficou com um carro na cor vinho metalico houve ainda uma terceira encomenda um carro azul encomendado por um cara chamado ian warburg conhecido de newman os tres apesar das cores distintas eram exatamente iguais mecanicamente no fim das contas a potencia dos carros ficou em 385 cv com torque de 55 3 mkgf a transmissao era manual de cinco marchas original do ford mustang de quarta geraçao e a traçao era traseira os carros usavam a suspensao dianteira da volvo 740 mais baixa e firme e tinham rodas borbet type f de cinco raios e 16 polegadas nao se sabe direito que fim levou a perua de newman acredita se que ele tenha ficado com ela ate sua morte em 2008 um post de 2013 no site car build index da destaque a uma volvo 960 cinza anunciada em 2013 no ebay o anuncio ja nao existe mais mas dizia que era a perua de newman e pedia nada modestos us$ 95 000 por ela consta que paul newman encomendou ainda outra perua volvo com motor v8 desta vez vindo de um chevrolet corvette o que rendeu ao carro o apelido de volvette no entanto o carro so ficou pronto quando o ator ja estava muito doente e sequer pode sentar se ao volante
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.