A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Car Culture

Pegue uma carona interativa em 360 graus com o novo Mercedes W05 de Fórmula 1

Os vídeos onboard na F1 tornaram-se populares no fim da década de 1980, mas ao longo desses vinte e poucos anos, eles permaneceram praticamente os mesmos — a única grande novidade nesse tempo foi a capacidade de girar a câmera em 180 graus. Será possível que depois de toda a evolução tecnológica que vimos recentemente ainda não há nada melhor do que uma câmera que gira em seu eixo?

Sim. Existe. E ela é absolutamente fantástica. A Mercedes recentemente gravou alguns vídeos usando essa nova tecnologia, que além de possibilitar uma visão multidirecional em 360 graus, permite interatividade com o espectador, que escolhe o ângulo de visão de seu interesse. Um desses vídeos registrou a primeira vez que o novo Mercedes-AMG W05, que será usado pela equipe de F1 nesta temporada, entrou em um circuito. Para interagir com o vídeo, você só precisa clicar e arrastar na direção que quiser ver:

Além do W05 de F1, os alemães também gravaram uma volta de Lewis Hamilton com o E63 AMG no circuito de Silverstone, onde descobrimos que a tecnologia tem o poder de mudar a cor e as formas do carro:

A tecnologia foi desenvolvida pela empresa Visualise, especializada em captura de imagens em 360 graus e consiste basicamente em uma série de câmeras abrangendo todo o ambiente ao redor de um ponto determinado — nesse caso, o cockpit do carro de F1.

Por enquanto, o filme roda em Flash nos computadores e precisa de um aplicativo para rodar em tablets, e também abusa um pouco do seu processador. Mas não é difícil imaginar esse tipo de tecnologia usado nas transmissões em alguns anos, acompanhando a evolução da tecnologia. Aí está uma boa forma de tornar a Fórmula 1 (e qualquer outra corrida) mais atraente para o público.

[ Sugestão do post: Fábio Aro ]

Matérias relacionadas

Hipnose de estrada: quando seu corpo dirige o carro sem ajuda da mente

Leonardo Contesini

A história da Karmann: muito além do Karmann-Ghia

Dalmo Hernandes

Os carros de American Grafitti

Marco Antônio Oliveira