A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Sessão da manhã

Pegue uma carona visceral na Ferrari F40 LM com Jacques Laffite ao volante (bônus: backfire!)

O carro? A Ferrari F40 LM, versão de pista de um carro que já é absurdamente rápido e visceral em trajes civis. O piloto? Jacques Laffite, que simplesmente espanca a máquina italiana no circuito de Mas du Clos, na França. Tudo embalado pelo ronco absurdo do V8 biturbo de de 720 cv. Mas antes de tudo, já sabe: aumente o volume!

O vídeo é um segmento do programa automotivo francês Turbo, que parece bem divertido de se assistir. Neste episódio exibido no dia 26 de dezembro de 1992, o ex-piloto de Fórmula 1 faz algumas considerações técnicas em francês e, mais importante, leva a LM ao limite no estreito e sinuoso circuito localizado na cidade de Mas du Clos, na França. Com o som no talo e vários ângulos de câmera, assistir a este vídeo é como pegar uma alucinante carona de pouco mais de dois minutos — e é uma bela maneira de despertar o cérebro para esta sexta-feira.

Equipado com dois turbos IHI e intercoolers Behr, o motor V8 de 2,9 litros da F40 LM entrega pelo menos 720 cv, com versões preparadas para render até 900 cv! E não estamos falando de uma Ferrari moderna, confortável, linear e dotada de babás eletrônicas, e sim de uma versão de pista ainda mais frugal — e visceral. Laffite, contudo, tem as credenciais — seis vitórias em doze anos de Fórmula 1, todas pela Ligier. Se você acha pouco, lembre-se: cada um dos pilotos no grid de uma corrida de Fórmula 1 já está entre os melhores do mundo. E Laffite é um deles.

Talvez por isso ele se sinta tão à vontade em guiar a F40 LM — um carro de corrida — usando camisa, calça de alfaiataria e mocassins de amarrar, em vez de macacão e um capacete. Por outro lado, estamos falando de um vídeo feito há 22 anos e a segurança não era uma prioridade tão grande na década de 1990 como é hoje — o que só torna este vídeo ainda mais impressionante.

E, já que falamos na F40 LM, não custa assistir a este vídeo filmado com uma câmera no escapamento, que ocasionalmente cospe fogo enquanto produz um dos sons mais bonitos criados pela humanidade:

Como também mencionamos em Jaques Laffite, achamos que é apropriado vê-lo ao volante de outro ícone entre os supercarros, este que raramente é visto sendo pilotado com vigor em um autódromo — no caso, o Bugatti EB110:

Por fim, como o tema aqui é Ferrari, não há como não lembrar que a companhia de Maranello vai se separar da Fiat depois de 45 anos sob sua asa. A F40 foi feita neste período, assim como boa parte do que veio antes dela e tudo o que veio depois. Se tudo mudar agora que a Ferrari é independente, ao menos teremos eu legado para admirar para sempre.

Matérias relacionadas

Veloz, furioso e barulhento: o Dodge Charger de Dom Toretto em Velozes e Furiosos 4 em ação!

Dalmo Hernandes

Esta versão de controle remoto do General Lee de “Dukes of Hazzard” salta feito gente grande

Dalmo Hernandes

Backfire! Quando os esportivos cospem fogo em alta velocidade

Dalmo Hernandes